Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Site ensina como aprender matemática com materiais recicláveis

Site ensina como aprender matemática com materiais recicláveis

Professora formada pelo CEDERJ desenvolveu um laboratório matemático e sustentável

Olá, leitores!

Aprender matemática nunca foi uma tarefa fácil, principalmente na escola, onde várias competências dessa ciência exata são expostas para os alunos. Desde números inteiros até a tão temida álgebra, são muitos conceitos envolvidos com essa área rica em conhecimento.

Pensando nessas dificuldades enfrentadas pelos estudantes no aprendizado, juntamente com a questão da sustentabilidade, Daniela Mendes Vieira da Silva, professora do Colégio Estadual Hebe Camargo, no Rio de Janeiro, com a ajuda de professores, licenciandos e pesquisadores, criou o Laboratório Sustentável de Matemática (LSM) a fim de mostrar que é possível aprender matemática de uma maneira simples, reaproveitando materiais que seriam descartados.

O site do LSM, fundado em 2014, exibe muitos projetos oriundos de ideias da professora e também de seus colaboradores, como aprender a fazer conversor binários-decimais/decimais-binários com caixinhas de plástico e também como fazer um Geoplano e a Torre de Hanói com tampinhas de garrafa PET. Lá, também, é possível fazer o download de materiais já expostos em outros experimentos e, ainda, baixar o aplicativo do blog para acompanhar todas as publicações do site.

Iniciativas assim resultam em um grande avanço pedagógico e social, pois possibilitam um ensino de qualidade para qualquer pessoa que deseja estudar a matemática de um jeito dinâmico e de fácil compreensão, como também propicia uma conscientização sobre o meio ambiente, o que favorece o desenvolvimento sustentável com os materiais recicláveis, sem gerar custos e danos futuros.

Visitação ao LSM

Outra grande ação do projeto é a visitação ao espaço onde são idealizados e criados os equipamentos. O site disponibiliza todas as informações gerais da visita como a duração do evento, local e a quantidade de pessoas no grupo por vez. É necessário agendar a visita com pelo menos três dias de antecedência.

Aproveite essas ideias e divulgue esse projeto que visa o ensino da matemática com equipamentos alternativos, pensando no progresso da sustentabilidade com a educação.

Vídeo apresentando o projeto:

Contato da Professora Daniela Mendes:

contato@laboratoriosustentaveldematematica.com

Até a próxima!

Texto escrito por: Vítor Luis Nogueira Moura

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo