Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » Site Educativo Disponibiliza Grátis Mais de 30 Obras de Filósofos Africanos

Site Educativo Disponibiliza Grátis Mais de 30 Obras de Filósofos Africanos

Olá, leitores

Sempre que pensamos em filosofia muitos nomes nos vêm à cabeça. Sócrates, Confúcio, Kant e Platão. Sempre filósofos vindos da Europa ou da Ásia, mas e quanto aos outros continentes?

Bom, em uma das disciplinas de filosofia da Universidade de Brasília, UnB, esses são nomes que perdem espaço junto com Aristóteles, Descartes e Nietzsche. Quem ganha espaço são nomes menos conhecidos como Achille Mbembe, Mogobe Ramose e Cheikh Anta Diop, o que eles têm em comum? Todos são filósofos africanos.

Essa é a iniciativa do professor Wanderson Flor do Nascimento, que ministra uma aula focada nas obras filosóficas africanas, porém, por não serem filósofos tão conhecidos como de outros continentes, essas obras são bem difíceis de ter acesso. Para resolver, ou tentar resolver, esse problema Wanderson criou um site de filosofia africana que disponibiliza mais de 30 livros de escritores do continente, além de outras 40 obras relacionados ao assunto.

“A reunião desses materiais passa pela coleta de textos e vídeos em veículos de pouco acesso pelas pessoas que trabalham na educação básica e, também, na tradução de materiais para uso didático, o que auxilia na construção das aulas”, explicou o professor.

O professor também foi incentivado pela Lei 10.639. Lei que obriga o ensino de história e cultura africana nas escolas brasileiros. Wanderson desenvolveu o site como uma forma de divulgação desse material tão importante e tão rico em conhecimento. O site é focado não apenas em estudantes, mas também em professores de filosofia que podem apresentar esse material para os seus alunos.

Incentivado pela Lei 10.639, que obriga o ensino de história e cultura africana nas escolas brasileiras, Wanderson pensou no site como uma estratégia de divulgação de material para professores de filosofia. “Nos falta conhecer o que se produziu e se produz nesse continente, tão marcado pelos danosos estereótipos racistas que se construíram no Ocidente”, afirmou.

Segundo o professor a América Latina teve muita influência da filosofia africana. Isso torna ainda mais importante o estudo dessas importantes obras.

Quer dar uma conferida? Entra lá no site Filosofia Africana.

Curtiram essa dica?

Espero que tenham gostado e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo