Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Site disponibiliza podcasts gratuitos sobre tecnologia

Site disponibiliza podcasts gratuitos sobre tecnologia

Olá pessoal!

Você tem o costume de ouvir podcast? Se tem, colocamos abaixo uma dica de um site bem interessante. Se não tem, é uma boa oportunidade para conhecer esta forma de transmissão de conteúdo e opinião no formato de áudio. A dica é o site GrokPodcast, que traz podcasts de tecnologia e empreendedorismo para todo mundo “grokar”. Não sabe o que é isso? A gente explica.

Primeiro, vamos esclarecer o que é o podcast.

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia (áudio) na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam.

Podendo ser ouvidos a qualquer hora, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos, ou seja, de acordo com as características de cada ouvinte. Além do mais, esses arquivos podem ser escutados em um player portátil. É só fazer o download (como se fosse uma música mesmo).

O termo Podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Os créditos do conceito deste termo são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.

Agora, o que é grok? O que é “grokar”?

Grok é um termo inventado por Robert Heinlein, famoso escritor de ficção norte americano, que em 1961 publicou o livro “Um estranho numa terra estranha“, onde conta a história de um “marciano” que vem a terra e tenta entender nosso mundo. Lá pelas tantas ele conta que na cultura marciana há “grokar”, que significa “entender algo tão completa e profundamente que o observador e o objeto observado se tornam um só”.

Pensando nisso, os empresários e programadores Carlos Brando e Rafael Rosa Fu criaram o site GrokPodcast, que tem o objetivo de grokar sobre assuntos que eles gostam e entendem como tecnologia, empreendedorismo, agilidade, e etc.

Como funciona

É só acessar o site e ouvir o podcast de sua preferência. Não requer cadastro nem nada. É tudo gratuito.

Você pode ouvir na própria página ou então fazer download para seu computador ou iTunes e escutar quando quiser.

Cada áudio acompanha uma lista de links relacionados ao assunto falado e você ainda pode dar sua opinião/sugestão nos comentário no fim da página.

Áudios

Os próprios Carlos Brando e Rafael Rosa Fu gravam os áudios falando dos assuntos em questão e comentando e-mails que eles receberam. Eles usam uma linguagem bem simples e direta, parecendo uma conversa mesmo.

[O site não exibe mais o conteúdo. Confira mais artigos sobre Podcasts de Tecnologia!]

Áudios disponíveis:

  • Desenvolvendo Games
  • Mandic e o Início da Internet no Brasil
  • Programando no Escuro
  • MRuby
  • Elixir
  • #Golang
  • Trabalho Remoto
  • Biohackers brasileiros
  • A linguagem Scala
  • Front-end e Design
  • Computação Soberana
  • A Linguagem Lua e muito mais.

Para quem é ligado em tecnologia, o Grokcast é uma boa pedida. E para ficar por dentro das novidades do site, é só assinar a Newsletter deles.

Boa diversão.

Até mais!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo