Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Sisu: veja como escolher cursos e universidades

Sisu: veja como escolher cursos e universidades

Olá estudantes!

O Sisu abre inscrições em 2016 entre os dias 11/01 e 14/01, com isto chega o momento de escolher qual o curso e a melhor instituição de ensino para estudar. Dentre tantas opções, como fazer isso? Qual o melhor critério. Dá uma lida aí embaixo, que a gente te ajuda.

Este ano os estudantes podem concorrer para mais de 228 mil vagas em instituições públicas. E eles terão menos de uma semana para escolher em quais dois cursos de ensino superior querem disputar vagas.

Diante de opções no país inteiro e com a nota do Enem como único critério de seleção, os vestibulandos correm o risco de se perder entre a escolha pelo curso dos sonhos e a decisão pela vaga naquela carreira desconhecida fora de seu Estado para o qual sua nota do Enem é suficiente para garantir a posição. Escolha difícil, hein.

Para não se perder, professores de cursinho indicam que o candidato aproveite o momento antes do início do Sisu para decidir o curso, pesquisar as instituições, descobrir os custos envolvidos e os possíveis benefícios e escolher de cinco a seis opções de cursos e instituições para focar no Sisu.

Escolha da carreira

A primeira coisa que o aluno tem que decidir é o curso em que quer se graduar. Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli aconselha: “A escolha do curso é algo que ele tem que amadurecer ao longo do ensino médio e de todo o ano de vestibular. Pensar em quais são as suas competências, o que gosta de fazer, como são as carreiras, o que a família acha”.

Com a carreira escolhida, é hora de buscar as opções de faculdade. “Os cursos mudam seu foco conforme a universidade, por isso é importante olhar a grade curricular e procurar professores e alunos para conversar. Eles vão poder dizer como é o curso e qual é a inserção no mercado de trabalho”, indica o coordenador do cursinho Etapa, Marcelo Carvalho.

Na hora de pesquisar as instituições, rankings e índices de qualidade, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), também ajudam a guiar na escolha.

Curso em outra cidade

Mas isso não é suficiente. Alessandra, do Cursinho da Poli alerta: “Não adianta ele fazer Enem, ter uma pontuação bacana e não saber como vai se manter no local. Se ele vai precisar de ajuda para se manter em outra cidade, é importante que o aluno comece a pesquisar, por exemplo, a política de permanência de cada universidade.”

As instituições públicas de ensino costumam oferecer benefícios como auxílio-moradia, restaurante universitário com preço subsidiado, bolsa-alimentação e bolsas para estudantes que fazem iniciação científica ou que prestam algum serviço dentro da universidade, como monitoria em bibliotecas. No entanto, a quantidade de beneficiados e a estrutura depende de cada instituição.

“O estudante tem que ver se a universidade tem algum tipo de bolsa, se oferece moradia. Precisa saber o que tem ao redor da universidade, se ela está em uma região que dá para trabalhar, que tem vaga de estágio”, lista Fábio Aviles Gouveia, consultor do Sistema Anglo de Ensino.

Sisu aberto, e agora?

O ideal é que o aluno tenha encontrado cinco ou seis opções de cursos e instituições de interesse, indica Gouveia. “Assim ele pode focar e monitorar essas carreiras no Sisu e fazer sua escolha conforme a nota de corte.”

Na hora da inscrição, o candidato tem que escolher um curso como primeira opção e outro curso (que pode ser em outra instituição) como segunda opção. Uma dica é “nunca colocar na segunda opção um curso que seja mais concorrido que o da primeira opção”, explica o professor Marcelo Carvalho, do Etapa.

Notas

Divulgadas as notas de corte, não se desespere. Nem sempre ficar abaixo da linha é sinal de que a vaga não será conquistada. “Muita gente está inscrita ali e em outros vestibulares, então é comum que a nota de corte esteja alta e depois caia com a desistência”, aponta Carvalho.

Para o professor, se a posição do estudante for menor que duas vezes a quantidade de vagas, ou seja, se ele estiver entre os 60 primeiros concorrentes para um curso de 30 vagas, há grandes chances de ser chamado na lista de espera.

“As listas rodam muito por causa das estaduais. Vale a pena ele insistir na lista de espera”, sugere o professor do Etapa.

Essa é uma etapa importante para todo estudante. Mas é saber o que quer, estudar bastante e fazer o que sabe. Tudo vai dar certo!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo