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Sintaxe do período simples: como não errar no vestibular

Olá,

Quem nunca errou uma questão sobre análise sintática, que atire a primeira gramática.

Brincadeiras à parte, existem dicas preciosas que podem lhe ajudar a resolver questões sobre sintaxe no vestibular. Neste texto, falaremos sobre a sintaxe do período simples e lhe passaremos alguns “macetes” para que você não erre na hora da prova. Primeiramente, vejamos o que é sintaxe e período simples. Vamos lá?

Sintaxe do período simples

Sintaxe do período simples

Fonte: Reprodução

Quando falamos em sintaxe, nos referimos à seção da gramática que trata da relação que há entre os termos de uma oração e das orações de um período. Portanto, análise sintática é estudar como cada componente se associa um com o outro.

Já o período simples é um período que contém apenas uma oração, ou seja, trata-se de uma frase que possua apenas um verbo ou apenas uma locução verbal.

Ex.:

  1. Incomodada, Margarida matou aquela mosca.
  2. Beatriz adora música clássica.
  3. Carlos está estudando bastante para a prova.
  4. Esses dias têm sido bastante agitados.

Perceba que todas essas frases possuem apenas um verbo ou locução verbal, portanto todos esses exemplos são períodos simples.

Agora, se pegarmos cada uma dessas frases e analisarmos cada um de seus elementos (sujeito, predicado, objeto, etc.) e a relação que há entre eles, estaremos fazendo a análise sintática de períodos simples.

Como não errar a análise do período simples no vestibular

Agora que você já sabe ou relembrou o que é sintaxe e o que é período simples, vamos lhe passar algumas dicas que lhe ajudarão a não errar a sintaxe do período simples no vestibular.

Nesta lista, enumeramos os elementos na ordem em que você deve realizar a análise da oração. Seguindo essa ordem e isolando os elementos conforme indicamos, você perceberá que será mais fácil realizar a análise.

  • A primeira coisa que você deve fazer quando for analisar sintaticamente um período simples é localizar o seu sujeito. Geralmente, localizamos o sujeito interpelando o verbo: quem fez o quê?

Ex.:

Incomodada, Margarida matou aquela mosca. (Quem matou aquela mosca?)

Beatriz adora música clássica. (Quem adora música clássica?)

Carlos está estudando bastante para a prova. (Quem está estudando bastante para a prova?)

Esses dias têm sido bastante agitados. (Quem tem sido bastante agitado?)

Perceba que ao responder essas perguntas, localizaremos o sujeito de cada oração.

  • Após localizar o sujeito, separe o sujeito do predicado. Lembrando que predicado é tudo que sobra de uma oração quando lhe tiramos o sujeito.
  • Após separar o sujeito do predicado, localize o (s) núcleo (s) do sujeito.

Ex.:

Esses dias têm sido bastante agitados. Sujeito: esses dias / núcleo do sujeito: dias

  • Classifique o verbo quanto à sua predicação (verbo intransitivo, verbo transitivo direto, verbo transitivo indireto, verbo transitivo direto e indireto, verbo de ligação).

Vale lembrar que a predicação de muitos verbos não é fixa, ou seja, ela pode variar conforme o contexto. Recomendamos o dicionário online Michaelis, ele é bem completo e indica a predicação correta dos verbos.

  • Após classificar o verbo, localize seus objetos, caso o verbo seja transitivo, ou localize o predicativo do sujeito, caso o verbo seja de ligação.
  • Depois que você realizar os cinco passos indicados acima, classifique os demais termos que houverem na oração (adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, agente da passiva, complemento nominal). O ideal é que você consiga classificar todos os termos presentes na oração apresentada na questão.
  • Não analise apenas o termo sublinhado. Lembre-se de que sintaxe do período simples é a análise da relação entre todos os termos de uma oração. Portanto, analisando toda a oração, você diminui as chances de errar.
  • Preste bastante atenção se o termo sublinhado está relacionado a um verbo ou um nome.
  • Por fim, uma dica que serve para questões de qualquer matéria: leia sempre todas as alternativas antes de marcar aquela que você acha que é a correta.

Confira a seguir como costuma ser cobrada a sintaxe do período simples no vestibular.

Como é cobrada a análise do período simples no vestibular

Geralmente, a análise do período simples é cobrada no vestibular das seguintes formas:

  • É apresentada no enunciado uma oração com pelo menos um termo sublinhado. Em seguida, pedem que você indique a alternativa que apresente a correta classificação.

Ex.:

(MACK) Em “E quando o brotinho lhe telefonou, dias depois, comunicando que estudava o modernismo, e dentro do modernismo sua obra, para que o professor lhe sugerira contato pessoal com o autor, ficou assanhadíssimo e paternal a um tempo”, os verbos assinalados são, respectivamente:

a) transitivo direto, transitivo indireto, de ligação, transitivo direto e indireto

b) transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, de ligação

c) transitivo indireto, transitivo direto e indireto, transitivo direto, de ligação

d) transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, de ligação

e) transitivo indireto, transitivo direto e indireto, de ligação, transitivo direto

Resposta: D

  • Pedem para você localizar qual alternativa apresenta ou não uma determinada função sintática.

Ex.:

(UE-BA) Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do sujeito:

a) Como o povo anda tristonho!

b) Agradou ao chefe o novo funcionário.

c) Ele nos garantiu que viria.

d) No Rio, não faltam diversões.

e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.

Resposta: A

  • Pedem para você indicar em qual alternativa o temo sublinhado está analisado corretamente.

Ex.:  

(UFMG) Indique a alternativa em que a função não corresponde aos termo em destaque:

a) Comer demais é prejudicial à saúde. (complemento nominal)

b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto)

c) Ele foi cercado de amigos sinceros. (agente da passiva)

d) Não tens interesse pelos estudos. (complemento nominal)

e) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto)

Resposta: E

Conclusão

Você viu neste texto um passo a passo de como fazer a análise de um período simples. Agora, resolva as questões a seguir para praticar o que você aprendeu.

Um grande abraço, e até a próxima!

Exercícios

1 –  (UEPG-PR) A oração que apresenta complemento nominal é:

a) Os pobres necessitam de ajuda.
b) Sejamos úteis à sociedade.
c) Os homens aspiram à paz.
d) Os pedidos foram feitos por nós.
e) A leitura amplia nossos conhecimentos.

 

2 – (UF-UBERLÂNDIA) “Ele observou-a e achou aquele gesto feio, grosseiro, masculinizado.” Os termos sublinhados são:

a) predicativos do objeto
b) predicativos do sujeito
c) adjuntos adnominais
d) objetos diretos
e) adjuntos adverbiais de modo

 

3 –  (UF-PR) Na oração “O alvo foi atingido por uma bomba formidável”, a locução ‘por uma bomba formidável’ tem a função de:

a) objeto direto
b) agente da passiva
d) complemento nominal
c) adjunto adverbia
e) adjunto adnominal

 

4 – (MACK) Entre as alternativas abaixo, aponte a única em que um dos termos corresponde à análise dada: “Pareciam infinitas as combinações de cores no azul do céu.”

a) Pareciam é um verbo intransitivo
b) Infinitas é objeto direto
c) Cores é o núcleo do sujeito
d) Do céu é o complemento nominal
e) n.d.a

 

5 – (FAENQUIL-SP) No período: “Ser amável e ser egoísta são coisas distintas”, o sujeito é:

a) indeterminado
b) “ser amável”
c) “coisas distintas”
d) “ser amável e ser egoísta”
e) n.d.a

 

Gabarito

1 – B

2 – A

3 – B

4 – E

5 – D

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