Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Simulado para concursos: por que utilizar e onde encontrar

Simulado para concursos: por que utilizar e onde encontrar

Olá,

Está estudando para um concurso?

Essa não é uma tarefa fácil, mas existem formas de facilitar o estudo e saber se está fazendo do jeito certo: os simulados. Saiba um pouco sobre o assunto, como utilizar os simulados e onde encontrá-los.

Há muitos simulados, alguns não não são ideais para a prova que você irá realizar. Por isso, é importante saber algumas coisas como:

  • Onde conseguir as provas;
  • O tempo que vai gastar fazendo a prova;
  • Quantos simulados deve fazer como teste;
  • Como utilizar da forma correta para obter os benefícios.

Para lhe ajudar, vamos passar por cada um desses pontos. Entenda e aproveite, de modo certo, o simulado para concursos.

Onde conseguir o simulado para concursos

Existem algumas opções, uma delas é com o cursinho que está fazendo. Se você está estudando para um concurso e faz um cursinho, provavelmente eles vão passar um simulado. Essa é uma forma de conseguir, um jeito simples e rápido. Mas se está estudando por conta própria sua tarefa será procurar por simulados.

Alguns sites disponibilizam simulados para diversos concursos, eles preparam questões que já caíram na prova. Um site interessante que pode te ajudar a encontrar o simulado que precisa é o Gabarite. Lá você vai encontrar diversos simulados de concursos, principalmente os mais conhecidos como do IBGE e Polícia Militar, por exemplo.

O mais interessante desse site é que além da prova, você tem algumas informações interessantes. Eles dizem quantas pessoas fizeram o simulado, quantos gabaritaram e ainda tem um gráfico com o nível de dificuldade dos concorrentes. Essas informações são bem interessantes, assim você pode saber se está melhor ou pior que a maioria dos candidatos.

Não deixe de conhecer esse site e procurar o simulado para concurso que vai fazer, é uma boa forma de estudar e vai te ajudar muito. Mas esse não é o único site que você vai encontrar, existem outros como:

Com esses quatro sites que passamos você já vai conseguir encontrar bons simulados e terá uma boa preparação. Mas devemos falar sobre uma outra questão, o tempo de estudo. 

Tempo que devo dedicar no simulado para concursos

Você já deve saber que não pode gastar seu tempo todo apenas fazendo simulados. É preciso estudar também, então quanto tempo deve dedicar para cada coisa? Em todo caso você vai estar estudando para o concurso, mas de formas diferentes. O indicado é gastar mais tempo lendo, fazendo exercícios e entendendo o assunto.

O simulado é muito bom, mas deve ser feito de forma diferente, você deve separar um tempo certo para fazer. Não é necessário também fazer sempre, nossa dica é fazer do simulado como uma prova real do concurso. Separe o tempo que você vai ter para fazer a prova no dia, organize suas coisas, controle o tempo e faça a prova.

Essa prova é apenas uma forma de entender como o concurso vai acontecer e vai te ajudar a se preparar melhor. Mas não é necessário gastar muito tempo fazendo simulados, além disso, se encontrar 3 simulados legais, você pode revezar e refazer os simulados durante os meses.

Quantos simulados devo fazer para me dar bem

simulado-concurso

Não existe uma regra, acima falamos que você pode revezar em três simulados, mas precisa fazer eles mais de uma vez. O indicado é pensar no tempo que tem para estudar. Se você tem 10 meses para estudar, selecione 4 simulados interessantes e faça um por mês, quando fizer todos, volte e faça mais uma vez.

Ao final de 8 meses você já vai ter uma ideia do que achou de cada um e nas questões que teve mais dificuldade. Assim pode refazer o simulado que achou mais complicado.

Só não exagere na quantidade de provas que vai fazer, quantidade não é sinônimo de qualidade. Escolha no máximo 5 simulados, não importa se vai ter mais de um ano para estudar. Com esses 5 simulados você já terá um bom conteúdo para te ajudar na prova.

Dessa forma você vai conseguir ver mais questões e terá mais facilidade na hora de fazer o concurso. O simulado é um treino, você deve fazer no tempo certo da prova, sem fazer consultas ou coisas do tipo.

Encare o simulado como uma prova real, depois você pode estudar por ele, rever o que errou, entender no que está com dificuldade, entre outras coisas. Mas faça o simulado para concursos como se realmente fosse a prova do concurso. Essa é uma forma bem interessante de estudar.

+ Comece a estudar de graça para concurso público

Como utilizar o simulado da forma correta

Se você chegou até aqui já percebeu que demos algumas dicas de como fazer isso ao longo do artigo. Não é complicado estudar pelo simulado para concursos, mas é importante fazer da forma certa. Então qual é a forma certa? Separe um dia para fazer o simulado, ele deve conter a quantidade correta de questões da prova real.

Escolha um lugar tranquilo, coloque na mesa só o que precisa e é permitido. Use um relógio para te avisar do tempo. Se são 4 horas de prova, com 3 horas e meia coloque para despertar, assim vai saber que falta só 30 minutos. Coloque para despertar também depois das 4 horas.

Faça a prova com atenção, como se fosse realmente no dia da prova, não cole, use calculadora ou qualquer outra coisa que não é permitido. Leve a sério o simulado para concursos. Assim que acabar a prova você pode verificar se saiu bem, mas não estude mais nesse dia, descanse, pois você ficou muito tempo fazendo uma prova.

No dia seguinte você pode conferir as questões que errou ou que teve mais dificuldade, revise as matérias que precisa. Anote as questões que errou e guarde para fazer depois, você pode estudar mais e depois fazer essas questões para saber se conseguiu aprender.

É importante lembrar que você precisa fazer exercício durante o estudo, eles podem até ser retirados do simulado. Mas para fazer o simulado todo é importante fazer como indicamos. Dessa forma vai conseguir sentir como é a prova e pode se sair bem melhor.

Não existe muito segredo na hora de encontrar e utilizar o simulado para concursos, com todas as dicas que você aprendeu aqui você vai conseguir estudar para qualquer concurso. Lembre-se que com muita determinação, estudo e dedicação você vai conseguir conquistar seu objetivo. Não será fácil, mas você é capaz de estudar e se sair muito bem na prova.

No CE você vai encontrar muitas outras dicas para se sair bem no concurso e conseguir o emprego que tanto deseja. Já falamos aqui sobre muitos assuntos que podem te ajudar, como por exemplo, o plano de estudo. Ele é necessário para quem precisa estudar e ter um controle do que está aprendendo.

Faça o plano de estudo e coloque os dias que vai fazer os simulados, estude muito e tenha certeza que vai passar. Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto é só deixar seu comentário que podemos ajudar. Compartilhe conosco também como fez ou está fazendo com o simulado para concursos, vamos querer saber.

Bom estudo!

comentários (1)

  • Francisco José Palácio

    Bom dia!
    Meu foco é delegado civil, mas não descarto outras carreiras jurídicas, como por exemplo, magistratura, MP e DPE. Para isso, estou adquirindo o curso online “Carreiras Jurídicas”, de um cursinho bem conceituado. Mas tenho dificuldades de como montar um plano de estudos. Ressalto que trabalho de 8:00 às 17:00 horas; após, faço caminhada e só tenho disposição para estudar até às 23:00 horas, no máximo, por problemas de saúde (não posso dormir tarde). Vocês podem me ajudar nesse caso?
    Grato!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo