Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Simples passos para conseguir ler mais ao longo do ano

Simples passos para conseguir ler mais ao longo do ano

Olá,

Por muitas vezes vemos as pessoas estipulando metas no início de cada ano, sonhos que devem ser realizados em um período de 12 meses e que trarão mais conforto e bem-estar pessoal. Algumas dessas pessoas gostariam de ler mais livros ao longo do ano, porém alguns hábitos inadequados acabam impedindo que uma meta seja cumprida e muitos livros acabam se acumulando na estante, diversos ainda lacrados.

O artigo de hoje apresentará alguns simples passos para conseguir ler mais livros ao longo do ano, sem influenciar diretamente nas outras atividades diárias como trabalho, academia ou momentos de lazer e descanso.

Veja 4 dicas simples para conseguir ler mais

Estipule tempo

Não só tempo de leitura, mas também para outras atividades como a de visualizar as redes sociais ou de conversar via aplicativos de mensagens. Algumas pesquisas e estudos já comprovam que as pessoas passam diversas horas por dia apenas visualizando fotos, curtindo e comentando.

Controlar o tempo não só irá dar mais minutos à leitura como também para outras atividades que estão em débito, mas que deveriam ser feitas constantemente. Esse tipo de organização é o primeiro passo e quase um pré-requisito para o segundo.

Ambiente calmo e organizado

Primeiro tente ler em meio ao caos onde roupas estão espalhadas pelo quarto, a cama está desarrumada e a poeira pode ser visível a quilômetros de distância. Depois tente fazer a hora da leitura em um ambiente limpo, arrumado e calmo. Qual dos dois será melhor? Se o ambiente em que se lê é uma bagunça, os incômodos com a sujeira e a desorganização irão ser transferidos para a leitura e cada palavra se transformará em um peso.

Ao mesmo tempo em que se deve procurar lugares calmos e arrumados, pessoas que buscam ler mais durante o ano devem se acostumar a momentos de caos como a leitura em ônibus, praças de alimentação, restaurantes, etc. Só assim será possível aproveitar mais do tempo para conseguir ler nem que sejam duas páginas.

A escolha dos títulos certos

Antes de alugar ou comprar um livro, busque o histórico e a sinopse do mesmo. Quais são seus temas favoritos? Qual tipo de leitura é preferível, as mais leves ou as mais densas? Livros curtos ou enormes? Tudo isso conta na hora de ler mais livros. Uma pessoa que devora livros de 1200 páginas pode ter dificuldades em ler conjuntos de poemas e poesias.

É claro que é preciso ler de tudo um pouco, mas deixe as leituras mais complexas para o seu perfil para os momentos mais calmos. Já as leituras que mais se adequam a você podem ser lidas em qualquer lugar, por haver um nível de facilidade maior.

Deve haver prazer na leitura

Leituras forçadas tendem a ser abandonadas durante um tempo. O livro não está bom? Dê um tempo, pegue outro título e depois volte. É possível também associar o livro “chato” a outras atividades prazerosas. Gosta de parques? Leve o livro. Gosta de chá? Beba acompanhando a leitura. O livro não precisa ser a única coisa feita no momento, desde que esteja sempre presente ele será terminado com mais facilidade.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo