Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Significado de utopia: o que é, conceito e definição

Significado de utopia: o que é, conceito e definição

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Você sabe dizer o que é utopia? Palavra muito importante para estudiosos, filósofos, pensadores, escritores, autores e todo tipo de atividade que lida principalmente com textos, história e pesquisa. Conheça aqui um pouco dos conceitos e definições de utopia.

A utopia nasce como um gênero literário; é a narrativa sobre uma sociedade perfeita e feliz e um discurso político; é a exposição sobre a cidade justa. Vamos falar mais sobre isso

Definição de utopia

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.

O filósofo e historiador polonês Bronislaw Baczko propõe a seguinte definição de utopia:

Representação imaginada de uma sociedade que se opõe à existente:

  • a) pela organização outra da sociedade tomada como um todo;
  • b) pela alteridade das instituições e das relações que compõem a sociedade como um todo;
  • c) pelos modos outros segundo os quais o cotidiano é vivido.

Essa representação, menos ou mais elaborada nos detalhes, pode ser encarada como uma das possibilidades da sociedade real e leva à valorização positiva ou negativa desta sociedade.

Conceito de utopia

No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores. No sentido mais limitado, significa toda doutrina social que aspira a uma transformação da ordem social existente, de acordo com os interesses de determinados grupos ou classes sociais.

Como foi criado o termo

Utopia foi um país imaginário, criação de Thomas More, escritor inglês (1480-1535), onde um governo, organizado da melhor maneira, proporciona ótimas condições de vida a um povo equilibrado e feliz.

Para Thomas More, utopia era uma sociedade organizada de forma racional, as casas e bens seriam de todas as pessoas, que passariam seu tempo livre envolvidos com leitura e arte, não seriam enviados para a guerra, a não ser em caso extremo, assim esta sociedade viveria em paz e em plena harmonia de interesses.

Na verdade, utopia é o título de uma obra escrita por esse filósofo, mas passou a ser empregada para designar narrativas e discursos muito anteriores, como, por exemplo, a cidade ideal na República de Platão, ou o projeto arquitetônico da cidade perfeita traçada pelo astrônomo grego Hipodamos de Mileto, ou ainda a descrição da Idade de Ouro nos poemas dos latinos Virgílio e Ovídio.

Origem da palavra utopia

Em grego, tópos significa lugar e o prefixo “u” tende a ser empregado com significado negativo, de modo que utopia significa “não lugar” ou “lugar nenhum”. Aliás, numa carta a Erasmo, Thomas More, inventor da palavra, destaca que a emprega no sentido negativo ou do “lugar nenhum”.

O significado negativo da palavra utopia indica o traço definidor do discurso utópico, qual seja, o não-lugar é o que nada tem em comum com o lugar em que vivemos, a descoberta do absolutamente outro.

Estude e entenda sobre a utopia, principalmente se você trabalha com textos e pesquisa. Conhecimento nunca é demais.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo