Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » SESI-SP oferece curso on-line gratuito sobre soft skills para jovens

SESI-SP oferece curso on-line gratuito sobre soft skills para jovens

Olá, leitor(a)! 

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella, em seu livro Não Nascemos Prontos! (2006), defende que “saber de tudo” é uma limitação. Isso porque, ao acreditarmos que não temos mais o que aprender e nos ampararmos unicamente nas nossas certezas, não há mais nada a criar ou modificar. É como se estivéssemos parados no tempo, reféns daquilo que já sabemos. Por isso, para ele, a insatisfação é uma excelente ferramenta de evolução humana e exige de nós um movimento constante.  

Coincidindo com esses valores, e para incentivar jovens na busca por uma formação contínua, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) disponibiliza um curso on-line gratuito de soft skills voltado para adolescentes. Apesar de focar no público mais novo, qualquer pessoa interessada pode se inscrever. O curso tem carga horária total de 40 horas e fornece certificação.  

O que são soft skills e a importância de desenvolvê-las 

Com a ampliação do acesso a formações técnicas e universitárias no Brasil, muitas pessoas têm a oportunidade de adquirir diversos conhecimentos e competências práticas, como escrever bons textos, criar planilhas, consertar máquinas, entre outras funções. Acontece, entretanto, que para se destacar no meio corporativo é preciso muito mais que isso. 

Afinal, qualquer pessoa que se disponha a aprender um método ou técnica, e invista tempo e foco nisso, conseguirá colocá-los em prática em algum momento. Contudo, os processos seletivos, como o próprio nome indica, precisam escolher um número limitado de profissionais para uma determinada vaga.  

Nesse sentido, se 5 pessoas exercem a mesma tarefa com a mesma qualidade, como diferenciá-las? Se você pensou nas soft skills, parabéns! Conhecidas como habilidades comportamentais, que envolvem a inteligência emocional das pessoas, as soft skills são extremamente importantes para que um(a) profissional mediano(a) se torne excelente 

Otimismo, colaboração, boa comunicação, empatia, proatividade são algumas das aptidões comportamentais que colaboradores(as) talentosos(as) costumam apresentar no ambiente de trabalho. Diferentemente do que se imagina, elas podem ser desenvolvidas do mesmo modo que as habilidades técnicas e das mais distintas formas, como ver filmes, ler livros, viajar.   

As soft skills também são muito importantes no âmbito pessoal e familiar, promovendo relações mais equilibradas e saudáveis. Portanto, fortalecer as qualidades que se enquadram nessa categoria e desenvolver novas são ações que possibilitam muito mais chances de uma carreira de sucesso e uma vida feliz. 

Curso on-line de soft skills para jovens 

A formação on-line Soft Skills Para Jovens está disponível na plataforma digital do SESI-SP e tem como público-alvo estudantes do ensino básico. O principal objetivo do curso é dar suporte para que esses(as) jovens desenvolvam habilidades imprescindíveis na disputa por vagas no mercado de trabalho.  

SESI-SP oferece curso on-line gratuito sobre soft skills para jovens

Fonte: Reprodução

Compreendendo o cenário corporativo atual, o SESI estruturou um conteúdo que aborda diversas questões socioemocionais, incentivando uma vida com propósito, equilíbrio mental e forte atuação social. O material é composto por videoaulas, textos de apoio, e-books e jogos. As atividades foram divididas em 4 módulos, vejamos

  • Módulo I – Autoconhecimento: essa etapa tem carga horária de 8 horas e busca demonstrar a importância de praticar o autoconhecimento em todos os âmbitos da vida pessoal e profissional; 
  • Módulo II – Sociedade: com carga horária de 12 horas, essa parte do curso reflete sobre quais são os direitos e deveres dos indivíduos na sociedade e como estabelecer relações interpessoais de sucesso; 
  • Módulo III – Autonomia: essa etapa possui carga horária de 10 horas e tem como intuito introduzir alguns conceitos sobre educação financeira, planejamento e organização do tempo; 
  • Módulo IV – Oportunidade: com carga horária de 10 horas, o último módulo do curso ensina estratégias para desenvolver a inovação e a criatividade, e como essas qualidades são relevantes para empreender.  

Inscrição e certificado 

Para se inscrever no curso, é preciso ter conta na plataforma Meu SESI. Caso você já possua cadastro, basta acessar aqui, inserir usuário e senha e clicar em “Entrar”. Agora, se você não tem cadastro, é possível entrar com uma conta do Google ou do Facebook e preencher o formulário para ter acesso à plataforma.

Outra opção é realizar o cadastro da plataforma, clicando em “Cadastre-se”, na página indicada acima. Após preencher os dados solicitados e confirmar o termo de adesão, siga as instruções enviadas no seu e-mail. O certificado de participação é fornecido mediante conclusão do curso. 

SESI-SP 

O SESI-SP é uma instituição privada amparada pelo Estado para dar assistência a trabalhadores(as) da indústria brasileira ou que exerçam atividades em setores semelhantes. O principal propósito do Serviço é difundir uma educação focada no crescimento econômico e, consequentemente, na ascensão social dos(as) profissionais.  

Para que isso seja possível, e apoiando a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor, o Serviço Social da Indústria desenvolve diversos projetos e atividades nas áreas da saúde, cultura, educação, lazer, entre outras. Para conferir todos os recursos disponíveis e obter mais informações, clique aqui 

Que tal ajudar aquele(a) amigo(a) que está procurando emprego há algum tempo e precisa se destacar nas entrevistas? Compartilhe nosso artigo e aproveite para fazer o curso com ele(a)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa formação e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo