Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Sesc oferece websérie gratuita sobre conceitos de arte e tecnologia

Sesc oferece websérie gratuita sobre conceitos de arte e tecnologia

Olá, leitor(a)! 

Você provavelmente já ouviu palavras como slam, código aberto e tipografia. Certamente, você já tirou uma foto e já contou uma história. Entretanto, você tem clareza sobre a definição e o funcionamento dessas manifestações artísticas e tecnológicas? No artigo de hoje, vamos falar de uma websérie gratuita oferecida pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) que aborda esses e outros conceitos sobre arte e tecnologia. Acompanhe! 

Websérie Glossário

Com o nome de Glossário e hospedada no portal Sesc Digital, a série foi desenvolvida pelo Sesc Bauru (cidade no interior de São Paulo) em 2020 para trazer definições e explicações sobre conceitos de arte e tecnologia que costumam despertar a curiosidade das pessoas.

Composta por 13 vídeos curtos, visualmente atraentes e com interpretação em Libras, aborda itens como fotografia, teatro de formas animadas, arte sequencial, código aberto, design, contação de histórias, modelagem em vestuário, xilogravura, slam e fabricação digital. Veja alguns destaques:

Sesc: websérie gratuita sobre conceitos de arte e tecnologia

Fonte: Reprodução

Slam

A palavra slam vem de slam poetry, expressão que pode ser traduzida como “batida poética”. Slam é uma modalidade de poesia falada que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 1980. Na época, diversas pessoas se reuniam para realizar uma competição de poesia falada com regras bastante específicas.  

Por exemplo, não é permitido usar nem textos de autoria alheia, nem trilha sonora, mas pode-se utilizar gestos e movimentos corporais durante a performance. A cultura do hip hop foi responsável por popularizar o slam, que geralmente aborda questões sociais relativas a grupos marginalizados. 

Código aberto

O conceito de código aberto ganhou destaque nos anos 1990 com o objetivo de aumentar a colaboração no desenvolvimento de programas de computador, permitindo a modificação e a distribuição, para qualquer finalidade, de seu código-fonte (instruções escritas na linguagem de programação que possibilitam a execução do software). 

Apesar de ainda não ter esse nome, a ideia já estava presente nos primórdios da computação, nas décadas de 1950 e 1960, quando os programas eram feitos por meio da colaboração entre diversos pesquisadores. 

Contudo, nos anos 1970, o governo dos Estados Unidos permitiu o registro de direitos autorais sobre códigos, o que deveria aumentar a lucratividade desses itens. Por isso, nas décadas seguintes, foram criadas fundações que incentivavam a participação de empresas na criação de programas por meio de códigos abertos, mostrando as vantagens desse mecanismo. 

Entre os pontos positivos do código aberto, estão o crescimento de todos os envolvidos no projeto, a melhoria constante dos programas e a acessibilidade ao conhecimento. Hoje, programas famosos, como os sistemas Linux e Android, o navegador Firefox e o pacote de aplicativos LibreOffice, utilizam códigos abertos. 

Arte sequencial 

A arte sequencial tem um grande potencial para contar histórias e traça seu caminho desde a origem da espécie humana. Consiste em utilizar uma série de imagens com o objetivo de transmitir uma mensagem, como ocorria nas pinturas rupestres, nas artes tumulares do Egito Antigo e nos vasos gregos. 

O termo arte sequencial surgiu em 1985 e foi muito aplicado no desenvolvimento de histórias em quadrinhos. Hoje, posiciona-se entre a ilustração e os filmes de animação, já que depende da capacidade do(a) leitor(a) de imaginar as ações e movimentos. É usada na produção de obras para o cinema, a televisão e de gibis, tirinhas e romances gráficos. 

Para acessar esses e outros itens da websérie Glossário, basta clicar aqui. 

Portal Sesc Digital

O Sesc Digital é um portal mantido pelo Sesc São Paulo com o objetivo de expandir o alcance das atividades culturais e educativas da instituição. Traz conteúdo sobre temas como artes visuais, arquitetura, comunicação, música, dança, teatro, literatura, cinema, esportes, turismo e tecnologia, incluindo exposições, aulas, filmes e livros gratuitos. Para ficar por dentro de todas as ações, acesse a plataforma.  

E então? Pronto(a) para aprender com a websérie gratuita oferecida pelo Sesc sobre conceitos de arte e cultura? Já sabe a qual vídeo vai assistir primeiro? Deixe aqui nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa diversão e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo