Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Sesc oferece exposição on-line gratuita sobre história da fotografia

Sesc oferece exposição on-line gratuita sobre história da fotografia

Olá, leitor(a)! 

Quando foi a última vez que você tirou uma foto com o seu celular? Nos últimos anos, essa atividade se tornou cada vez mais presente no nosso dia a dia. Entretanto, nem sempre foi assim. Trilhou-se um longo caminho dos primeiros mecanismos usados para registrar uma imagem por meio de efeitos da luz até os dispositivos que carregamos em nossos bolsos. 

Para que você conheça um pouco mais dessa trajetória, o Sesc (Serviço Social do Comércio) oferece uma exposição on-line gratuita sobre a história da fotografia. No artigo de hoje, falaremos sobre os destaques da mostra e explicaremos como acessá-la. Confira! 

Exposição Câmera Obscura

Sesc oferece exposição on-line gratuita sobre história da fotografia

Fonte: Reprodução

Hospedada no portal Sesc Digital e com o nome de Câmera Obscura, a exposição procura evidenciar o acúmulo de pesquisas e saberes ao longo dos séculos que possibilitou o desenvolvimento da fotografia. É composta por 13 imagens, todas sob domínio público, que podem ser vistas em tela cheia e trazem uma explicação em texto 

As obras englobam vários períodos históricos, indo dos estudos feitos sobre o tema na Idade Média até a invenção da primeira câmera de filme, no fim do século XIX. Inclui um desenho de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), uma pintura do holandês Johannes Vermeer (1632 – 1675), imagens das câmeras usadas no século XIX e reproduções das primeiras fotografias. Veja alguns destaques: 

Detalhe do Codex Atlanticus

princípio da câmera escura foi mencionado pela primeira vez na China, no século V a.C. Trata-se de utilizar uma caixa com um orifício em um dos lados, que captará a luz refletida por um objeto próximo e projetará sua imagem invertida na extremidade oposta. 

O processo foi utilizado ao longo dos séculos em diversas partes do mundo para realizar medições em pesquisas matemáticas e astronômicas. Há pouco mais de 500 anos, foi registrado por Leonardo da Vinci em seu compilado de estudos, o Codex Atlanticus. 

A Leiteira

Durante o Renascimento e o Barroco, a câmera escura também foi usada para produzir imagens que auxiliaram na realização de pinturas. O artista Johannes Vermeer se aproveitou desse dispositivo em várias obras, principalmente para representar as nuances da iluminação. Um exemplo é o quadro A Leiteira (1660), que mostra uma mulher banhada pela luz do dia despejando leite em uma bacia. 

Vista da janela em Les Gras

A primeira fotografia da história foi feita por Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833) entre 1826 e 1827, retratando a vista da janela de sua propriedade, em Les Gras, na França. Uma placa de estanho coberta por betume foi fixada na extremidade de uma câmera escura e precisou de 8 horas para gerar a imagemJoseph Niépce chamou esse processo de heliografia, referindo-se ao ato de gravar por meio da luz solar. 

Fita xadrez

A imagem da fita xadrez foi a primeira fotografia colorida, feita pelo matemático e físico James Maxwell (1831 – 1879) e pelo fotógrafo Thomas Sutton (1819 – 1875) em 1855. Para obterem esse resultado, eles expuseram à luz 3 filtros coloridos e projetaram a imagem final em uma superfície. As cores usadas nessa foto deram origem ao sistema RGB (red, vermelho; green, verde; blue, azul), utilizado atualmente para reproduzir cores em dispositivos eletrônicos. 

Kodak nº 1

Lançada em 1895, a Kodak nº 1 foi a primeira câmera fotográfica com rolo de filme a ser comercializada e teve um grande papel na popularização das fotos. Apesar de ser bem maior do que os aparelhos atuais, foi considerada portátil e de fácil uso para a época. Vinha com um filme de 100 poses e lentes para foco, iniciando o consumo em grande escala da fotografia 

Se você se interessou e deseja conhecer mais sobre esse e outros itens da exposição, basta clicar aqui. 

Portal Sesc Digital

Sesc Digital é um portal mantido pelo Sesc São Paulo com o objetivo de expandir o alcance das atividades culturais e educativas da instituição. Traz conteúdo sobre temas como artes visuais, arquitetura, comunicação, música, dança, teatro, literatura, cinema, esportes, turismo e tecnologia, incluindo exposições, aulas, filmes e livros gratuitos. Para ficar por dentro de todas as ações, acesse a plataforma. 

Então, já pensou como seria tirar uma foto usando os processos e técnicas explicados na exposição on-line gratuita sobre a história da fotografia oferecida pelo Sesc? Deixe aqui nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa diversão e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo