Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Sesc oferece curso on-line gratuito sobre iluminação cênica

Sesc oferece curso on-line gratuito sobre iluminação cênica

Olá, leitor(a)!  

Muitas teorias defendem que as luzes artificiais desordenaram os ciclos naturais dos seres humanos e vêm influenciando, de diferentes jeitos, nossos comportamentos. Assim, dependendo da quantidade ou do tipo de luz em um ambiente, podemos ficar mais ativos(as), calmos(as), assustados(as), entre outros vários sentimentos.  

Nesse sentido, por exemplo, os estudos sobre iluminação cênica exploram técnicas e ferramentas para transmitir emoções ou provocar sensações nos(as) espectadores(as). A fim de preparar pessoas que desejam ingressar nessa área da melhor forma possível, o Sesc Digital lançou um curso on-line gratuito sobre o assunto.  

Curso sobre iluminação cênica 

Com carga horária de 90 minutos, o conteúdo possui formato dinâmico e traz entrevistas com artistas e profissionais de destaque, como Chico César e Cristiane Paoli Quito. Além de informações teóricas a respeito da iluminação cênica, o(a) cursista terá acesso a conhecimentos técnicos sobre os instrumentos usados no setor, por exemplo: refletores, difusores, lâmpadas, lentes, entre outros.  

Sesc oferece curso on-line gratuito sobre iluminação cênica

Fonte: Reprodução

O material é composto por videoaulas autoinstrucionais, para que o(a) estudante siga o próprio ritmo de aprendizado, links de portais pertinentes à formação e uma apostila sobre tudo o que será tratado. O percurso pode ser acompanhado por qualquer pessoa, mesmo quem não entenda nada de luzes cênicas, e está dividido em 6 aulas:  

  • Introdução e História da Iluminação; 
  • Luz para teatro: PCs, Fresnéis e seus acessórios; 
  • Luz em teatro para crianças e jovens: Elipsoidal e acessórios; 
  • Luz para a dança: Lâmpadas PAR e acessórios; 
  • Luz para shows: LEDs e Movings; 
  • Projetos, plantas de teatro, ensaios e feitura de plantas de luz.  

Instrutora Marisa Bentivegna 

O curso é ministrado pela iluminadora cênica Marisa Bentivegna, que atua na área há 20 anos. Atualmente, ela também exerce os ofícios de cenógrafa e bailarina e faz parte da Companhia Hiato — cujo propósito é experimentar novos e inclusivos modos de fazer dramaturgia. A artista foi responsável pela criação de cenários que representaram o Brasil, em 2015 e 2019, na Quadrienal de Praga (QP), na República Tcheca, a maior solenidade voltada para a cenografia.  

Bentivegna, que em seu primeiro desenho de luz recebeu um Prêmio Shell, possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes de São Paulo. Ademais, trabalhou em dezenas de países, em distintos setores artísticos, como teatro, ópera e exposições.  

Inscrição  

Para se inscrever no curso, é necessário ter cadastro na plataforma. Caso você já possua um, acesse este link, clique no ícone “Matricule-se”, role até o final da página e selecione o botão “Entrar”, abaixo da descrição “Já tem conta no EAD Sesc Digital?”. Para quem não tem conta, basta clicar aqui, preencher os campos solicitados e seguir as instruções do site.  

Sesc Digital 

Criado pelo Sesc São Paulo, o Sesc Digital tem como missão ampliar o acesso a projetos e serviços da instituição. Além disso, a plataforma promove uma educação continuada e inclusiva, estruturada para o formato remoto, com formações que criem diálogos entre arte, cultura e as novas linguagens virtuais.   

Nela, é possível aproveitar vários conteúdos gratuitos, como exposições, palestras, cursos e oficinas em diversas áreas do saber, das artes visuais ao esporte. Para usufruir de todo o conteúdo disponibilizado pelo portal, acesse aqui. 

E aí, conhece alguém que tem facilidade ou interesse em seguir carreira no setor de iluminação cênica? Então compartilhe nosso artigo com ele(a)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa formação e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo