Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Cotidiano » Sesc oferece curso on-line gratuito sobre ciclismo e lazer

Sesc oferece curso on-line gratuito sobre ciclismo e lazer

Olá, leitor(a)! 

De acordo com um estudo realizado entre março e abril de 2022 pela Ipsos, uma das líderes globais em pesquisa de mercado, 42% dos brasileiros não sabem andar de bicicleta. Por outro lado, 84% deles possuem uma opinião geral positiva sobre o veículo. Esse descompasso entre os números mostra que talvez seja preciso ampliar as oportunidades de aprendizado e experimentação em relação à bicicleta. 

Coincidindo com essa ideia, o Sesc Digital, por meio de sua plataforma de educação a distância, oferece um curso on-line gratuito sobre ciclismo e lazer. A formação, que conta com cerca de duas horas de duração, pode ser feita por qualquer pessoa que deseje dar as primeiras pedaladas, independentemente da idade, dos conhecimentos prévios e do condicionamento físico. 

Curso de ciclismo e lazer 

O curso Ciclismo e lazer se aprofunda nas possibilidades que a bicicleta traz para o esporte, o lazer e o transporte no ambiente urbano. Para tanto, apresenta relatos, dicas e curiosidades, sempre utilizando uma linguagem acessível e contando com o apoio de vídeos, artigos, referências de leitura e filmes. 

Sesc oferece curso on-line gratuito sobre ciclismo e lazer

Fonte: Reprodução

As seis aulas da formação, cada uma com aproximadamente 20 minutos, fazem um percurso pela história da bicicleta e exibem tutoriais para quem está começando a pedalar. Também discutem modalidades esportivas, grupos de ciclistas e requisitos para uma circulação segura de bicicletas. O programa detalhado inclui: 

  • Aula 1– Breve história da bicicleta: faz um panorama sobre a invenção da bicicleta, seus diversos modelos e usos ao longo do tempo; fala também das primeiras provas de ciclismo e da chegada do veículo ao Brasil. 
  • Aula 2 – Primeiros passos, aptidão física e segurança viária: debate as razões envolvidas no medo de pedalar; explica como desenvolver a aptidão física e ensina a manipular itens básicos do equipamento, como freio, câmbio, corrente e câmara furada; por fim, introduz a legislação sobre uso da bicicleta no meio urbano. 
  • Aula 3 – Grupos de ciclistas, uma realidade brasileira do lazer com bicicleta: explica como as pessoas se organizam para andarem de bicicleta em conjunto e conta um pouco sobre a história do Night Biker’s Club do Brasil, o primeiro grupo de pedalada noturna do país, fundado em 1989 pela arquiteta, jornalista e cicloativista Renata Falzoni em parceria com outros ciclistas. 
  • Aula 4 – As modalidades esportivas do pedal: discute as modalidades esportivas e as particularidades dos equipamentos usados em cada uma delas, como o ciclismo de estrada, de pista, o mountain bike e o bike trial; a ideia é que as pessoas possam incluir essas práticas no dia a dia sem a obrigação de que se tornem atletas profissionais. 
  • Aula 5 – Cicloturismo: aborda como planejar uma viagem de bicicleta com segurança e a verificar o equipamento antes da partida; aponta qual a infraestrutura necessária nos locais percorridos e sugere alguns roteiros brasileiros preparados para receber ciclistas. 
  • Aula 6 – Estruturas cicloviárias e a atuação da sociedade civil: apresenta os impactos positivos que o uso de bicicletas traz para a paisagem urbana e para a mudança de hábito dos cidadãos. Mostra também dados sobre ciclovias, bicicletários e interligações com outros meios de transporte no Brasil e no mundo. 

O curso foi concebido por Willian Cruz, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc São Paulo. Referência no cicloativismo nacional, Cruz é fundador do Vá de Bike. O projeto, composto por site, páginas no Facebook, no Instagram, no Twitter e um canal no YouTube, traz, desde o começo dos anos 2000, dicas para pedalar no meio urbano com segurança e em consonância com as discussões que o tema levanta sobre lazer, esporte, saúde e legislação. 

Inscrição 

Para se inscrever, é necessário possuir cadastro no Sesc Digital. Caso você já tenha uma conta, vá para a página do curso, clique no ícone “Matricule-se” e role até o final da tela para selecionar o botão “Entrar”, abaixo do texto “Já tem conta no EAD Sesc Digital?”. Em seguida, é só preencher login e senha normalmente e acessar a formação. Quem ainda não tem cadastro, por sua vez, deve entrar nesta página, informar os dados solicitados e aceitar os termos de uso. Feito isso, basta seguir as instruções do site para consumir as aulas. 

Sesc Digital 

Lançado em 2020, o Sesc Digital foi criado para ampliar o acesso às ações oferecidas pelo Sesc São Paulo, levando-as para o meio virtual. Com essa plataforma, a instituição pretende renovar sua presença on-line enquanto reafirma seu compromisso com a difusão cultural, a educação e a inclusão.  

Além do catálogo de cursos, que está em constante atualização, o portal traz exposições, filmes, espetáculos, palestras e oficinas que contemplam diversos campos do saber, como esporte, arquitetura, artes plásticas, teatro e literatura, tudo isso de forma on-line e gratuita. Acesse aqui para ficar por dentro de todas as novidades do Sesc Digital. 

E então? Pronto(a) para realizar um curso que vai ajudá-lo(a) a iniciar uma atividade física enquanto descobre novas maneiras de experienciar o ambiente urbano? Compartilhe com os(as) amigos(as) e comece a pedalar com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom percurso! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo