Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Estrangeira » Sesc Literatura Livre: 14 e-books gratuitos para baixar

Sesc Literatura Livre: 14 e-books gratuitos para baixar

Olá, leitor(a)! 

O projeto Literatura Livre, mantido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo, disponibiliza gratuitamente 14 obras de autores africanos, árabes, asiáticos e europeus. Todos os volumes são bilíngues: além da tradução para o português, você terá acesso ao texto no idioma original. Quer saber mais sobre essa iniciativa? Confira abaixo os livros oferecidos e como fazer para baixá-los 

Literatura Livre 

O projeto Literatura Livre realiza a tradução, a edição e o compartilhamento de livros de diversos locais do mundo e de variados períodos históricos com o objetivo de montar uma coleção digital de obras oriundas dos povos que participaram da formação da sociedade brasileira. Desse modo, tornando os conteúdos acessíveis, procura também incentivar a criação de vínculos e o intercâmbio cultural 

As obras

Sesc Literatura Livre: 14 e-books gratuitos para baixar

Fonte: Reprodução

Há contos africanos e chineses, textos de povos japoneses e árabes, livros de autoria de europeus e latino-americanos. O catálogo supera os limites geográficos e mostra outras realidades, outras formas de pensar e de construir narrativas. Confira a lista completa de livros: 

1. As roupas fazem as pessoas | 1874 | Suíça 

Gottfried Keller (1819–1890) narra as aventuras de Wenzel Strapinski, um alfaiate empobrecido que possui apenas as roupas elegantes que fabrica. Por usar trajes distintos e ser um jovem bonito, ele acaba vítima de diversos enganos. 

Confundido com um conde, é muito bem tratado pelos moradores de uma pequena cidade e se apaixona por uma jovem nobre da região. A obra faz um retrato da sociedade europeia do século XIX e reflete sobre as oposições entre aparência e realidade. 

2. Sra. Fragrância Primaveril | 1912 | EUA 

Escrita por Sui Sin Far, pseudônimo de Edith Maude Eaton (18671914), a obra conta a vida dos imigrantes chineses nos Estados Unidos durante o período da Chinese Exclusion Act (Lei de Exclusão dos Chineses), que, de 1882 a 1943, proibiu a entrada de chineses no país. Composto por contos publicados em revistas, o livro faz uma análise aprofundada dos choques culturais entre os diversos grupos de americanos e chineses que habitavam o estado da Califórnia na época. 

3. Contos de crianças chinesas | 1912 | EUA 

No segundo volume de Sra. Fragrância Primaveril, Edith Maude Eaton prioriza contos com temática e personagens voltados para as crianças. Entretanto, ela aborda novamente as tensões culturais, sociais e econômicas presentes nas relações entre chineses e americanos.  

4. Contos folclóricos africanos Vol. 1 | 1901, 1910, 1912 | EUA 

O volume compila histórias registradas por exploradores, governantes e missionários europeus em suas expedições ao continente africano. As narrativas são registros de contos que conservam o folclore, as crenças e os valores locais e que possuem semelhanças com muitas outras histórias ao redor do mundo. 

5. Contos folclóricos africanos Vol. 2 | 1901, 1910, 1912 | EUA 

O segundo livro da sequência Contos folclóricos africanos apresenta histórias que trazem recursos bastante usados nesse tipo de narrativa em diversas civilizações, como personagens enredados em cadeias de eventos repetitivos e animais falantes relacionando-se com os seres humanos. Ainda, apesar de priorizarem a mitologia da região, os narradores inserem alguns elementos familiares ao leitor. 

6. Contos sardos | 1894 | Itália 

A autora é Grazia Deledda (18711936), que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1926. Nesse livro de contos, ela apresenta as peculiaridades da Sardenha, uma ilha pertencente à Itália que possui uma composição cultural formada ao longo de séculos de invasões de romanos, espanhóis, franceses, sicilianos e árabes. Suas narrativas ocorrem na intersecção entre o real e o imaginário, mostrando a luta cotidiana dos habitantes locais. 

7. Coração das trevas | 1899 |Suíça 

Coração das trevas, de Joseph Conrad (1857–1924), é umanálise aprofundada sobre o choque cultural e a relação entre dominador e dominado. Narrando a viagem do jovem Charles Marlow ao coração do continente africano, mostra como os valores do protagonista se modificam ao longo da jornada. 

8. Crônicas do Japão | 720 | Japão 

Crônicas do Japão é o segundo registro escrito dos mitos e do folclore da civilização japonesa medieval. Compiladas por ordem do imperador em 720, as narrativas abordam a chegada do budismo ao país e a Reforma Taika, que reforçou o poder do mandante e aprofundou a influência chinesa na região. 

9. El Zarco | 1901 | México 

Em El Zarco, o mexicano Ignacio Manuel Altamirano (1834–1893) mostra como pobreza, violência, preconceito e corrupção formam as sociedades da América Latina. A narrativa se passa na cidade de Yautepec, no século XIX, dominada pelo vilão El Zarco, onde a vida é difícil para todos, principalmente para os personagens mais honestos. 

10. Histórias do tio Karel | 1914 | África do Sul 

O livro de Sanni Metelerkamp compila contos folclóricos do sul da África narrados pelo tio Karel às crianças da família para a qual trabalha. Essas histórias foram registradas para preservar a trajetória de um povo em meio a diversos conflitos e intercâmbios culturais. 

11. O Leviatã | 1938 | Áustria 

Em O LeviatãJoseph Roth (1894 – 1939) conta a história de Nissen Piczenik, um judeu do distante vilarejo de Progrody que vive como vendedor de enfeites feitos de corais. Entretanto, atraído pela vontade de conhecer o mar, abandona sua rotina e parte em uma aventura. Enquanto está fora, chega até a cidade um novo comerciante que vende enfeites mais bonitos e baratos.  

12. Os miseráveis | 868 | Iraque 

Os miseráveis é um retrato da cultura islâmica medieval. O autor Aljâhiz (776–869) faz uma sátira de alguns hábitos e aponta a generosidade como uma das principais qualidades muçulmanas. O texto aumenta nossa compreensão da sociedade árabe medieval, até então inacessível aos leitores brasileiros. 

13. Pássaros sem ninho | 1889 | Peru 

Pássaros sem ninho, de Clorinda Matto de Turner (1853–1909), foi uma das primeiras obras que lançou luz sobre a cultura e a língua indígena da região. Narra a luta das mulheres peruanas indígenas contra o preconceito praticado por autoridades religiosas e políticas.  

14. Viagens de Gulliver | 1726 | Irlanda 

Na principal obra de Jonathan Swift (1667–1745), Lemuel  Gulliver vive diversas aventuras depois de ser chamado para trabalhar como médico de um navio. Conhece terras distantes, uma habitada por homens gigantes; outra, por homens minúsculos, até chegar a uma ilha na qual vivem cavalos inteligentes que utilizam seres humanos como empregados. Influenciado por essas novas descobertas, ao voltar para casa, reflete sobre o estilo de vida da sociedade europeia. 

Para baixar 

Confira o passo a passo para baixar: 

  1. Acesse o site do projeto;
  2. Escolha o livro desejado e clique em “saiba mais”; 
  3. Selecione o formato do arquivo: ePub, Kindle ou PDF. 

Gostou da dica sobre os 14 e-books gratuitos? Compartilhe com os amigos, vocês podem até criar um clube do livro. 

Confira também no Canal do Ensino: 

Boa leitura e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo