Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » Sesc lança curso on-line gratuito sobre cinema brasileiro

Sesc lança curso on-line gratuito sobre cinema brasileiro

Olá, leitor(a)! 

Buscando disseminar cultura para todas as pessoas desde sua origem, o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio de sua plataforma digital, disponibiliza o curso Cinema Brasileiro: o clássico e o moderno. Nele, os(as) amantes da sétima arte terão acesso a uma análise teórica recheada de cultura sobre o cinema brasileiro e suas características. 

Ao longo das aulas, o(a) estudante verá como ocorreu a transição do cinema clássico para o cinema moderno no Brasil, a partir da análise de 3 célebres filmes. O curso é gratuito, on-line e autoguiado, ou seja, o(a) aluno(a) pode concluir as aulas no próprio ritmo de estudo.

Conteúdo programático e professor 

Para explorar essa transição entre clássico e moderno, o(a) cursista deverá ver e comparar as seguintes produções cinematográficas brasileiras: O Cangaceiro (1953), Vidas Secas (1963) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Essa comparação se dará a partir do estudo de 3 aspectos de estilo do cinema, luz, movimentos de câmera e montagem. 

Sesc lança curso on-line gratuito sobre cinema brasileiro

Fonte: Reprodução

Além disso, será feita uma análise sobre como a variação da linguagem de cada um desses aspectos deixa transparecer a autoria dos criadores no filme, fazendo com que cada história seja única. O curso será dividido em 6 aulas, vejamos o conteúdo de cada uma delas a seguir: 

  • Aula 1  Introdução aos estilos clássico e moderno e à questão da luz no cinema clássico; 
  • Aula 2  Estilo moderno: Fotografia e estética no Cinema Novo;
  • Aula 3  Movimentos de câmera e princípio da transparência no cinema clássico; 
  • Aula 4  Câmera na mão e seus efeitos narrativos; 
  • Aula 5  Montagem e construção narrativa no estilo clássico; 
  • Aula 6  Ritmo e montagem no estilo moderno. 

A formação será ministrada pelo renomado professor Ismail Xavier, considerado um dos pesquisadores mais importantes da área do cinema. Ele se formou em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), em 1970, e concluiu mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em 1975. 

Pouco tempo depois, Ismail Xavier iniciou seu doutorado em Cinema Studies na Universidade de Nova York. Durante esse período, reuniu diversas pesquisas sobre o cinema brasileiro, que resultaram na publicação do livro Alegorias do Subdesenvolvimento (1993). Além disso, o teórico possui outras obras publicadas, como O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência (1977), A experiência do cinema (1983) e Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983). 

Inscrição  

Para se inscrever, acesse aqui e clique em “Matricule-se”. Depois disso, o site irá solicitar seus dados para login ou registro. Se você já possui uma conta, basta clicar em “Entrar” e preencher o e-mail e a senha. Se você não possui cadastro, acesse este link, complete os campos solicitados e clique em “Criar minha conta”. 

Quando já estiver logado(a), você poderá navegar pela plataforma do curso de forma simples e intuitiva, acessando páginas que mostram a apostila do curso, o progresso nas aulas e até mesmo um glossário com termos técnicos ligados ao cinema. A ideia é possibilitar maior compreensão do conteúdo abordado. 

Sesc Digital 

O principal objetivo do Sesc Digital é difundir cultura para o maior número possível de pessoas, principalmente aquelas que não possuem fácil acesso às unidades físicas da instituição. Na plataforma, é possível encontrar milhares de conteúdos gratuitos sobre variados temas: arquitetura, cinema, música, meio ambiente, literatura e muito mais. 

Essa é uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre o universo cinematográfico, concorda? Então compartilhe nosso texto com os(as) amigos(as) que também são apaixonados(as) por cinema! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bons estudos e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo