Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Sesc Digital oferece websérie gratuita sobre brinquedos brasileiros e portugueses

Sesc Digital oferece websérie gratuita sobre brinquedos brasileiros e portugueses

Olá, leitor(a)!  

A vida sem a imaginação pode ser muito difícil, porque são tantas as responsabilidades e tarefas cotidianas que às vezes até adoecemos. No filme Tarja Branca (2014), por exemplo, defendeu-se que “quando você perde a capacidade de brincar, perde a conexão com sua essência”. Por isso, e para ter nossa saúde mental e emocional preservada, é preciso sonhar, imaginar, brincar. Não só as crianças, mas também, e principalmente, os(as) adultos(as).   

Coincidindo com esses valores, o Sesc Digital lançou uma série de vídeos gratuitos sobre brinquedos brasileiros e portugueses. A websérie conta com roteiro e direção de Selma Maria e José Santos, e mostra diversos conteúdos (textos, vídeos, jogos) que trazem diálogos entre brinquedos, brincadeiras, histórias e expressões idiomáticas dos dois países.  

Websérie Perambular e Brincar 

Tratando-se, inicialmente, de uma mostra que foi exibida presencialmente em três unidades do Sesc (Carmo, Jundiaí e Bauru), Perambular e Brincar acabou virando uma série, disponível na plataforma digital da instituição. Nela, acompanhamos centenas de brinquedos brasileiros e portugueses ganharem vida por meio da animação.  

Sesc Digital oferece websérie gratuita sobre brinquedos brasileiros e portugueses

Fonte: Reprodução

A ideia de aproximar o imaginário criativo de brincadeiras dos dois países surgiu a partir de uma pesquisa dos escritores Selma Maria e José Santos. Ambos se dedicaram a andar pelo Brasil e por Portugal, sem destino certo, à procura de velhos e novos brinquedos, praticantes do brincar e suas histórias. O conteúdo da exposição, com textos da curadoria e sugestões de atividades, pode ser encontrado neste almanaque ilustrado.  

O projeto foi tão frutífero que, além da exposição e da websérie, deu origem ao Expressário perambulático, com expressões idiomáticas da língua portuguesa, e ao  Perambular, o jogo da memória — que consiste em associar histórias a imagens de brinquedos. A série está dividida em 5 episódios. Vejamos um pouco mais sobre eles a seguir: 

Brinquedo-Movimento 

O primeiro episódio da websérie apresenta a ideia de brinquedo como movimento, algo para não nos deixar quietos. Nele, vemos que, dependendo da nossa imaginação, qualquer coisa pode se tornar um brinquedo. Quem nunca escutou a avó contar como tornou espigas de milho bonecas? Ou o avô falar de quantas caixas de fósforos transformou em carrinhos?  

Para acessar o episódio completo, basta clicar aqui.  

Brinquedo-Natureza 

Tendo circulado muito tempo pelas redes sociais, o meme “vivendo do que a natureza dá” nunca fez tanto sentido como agora, mas, neste caso, seria melhor dizer “brincando com o que a natureza dá”. No segundo episódio de Perambular e Brincar, vemos como frutas, legumes, sementes e muitas outras coisas naturais podem virar brinquedos.  

Para acessar o episódio completo, basta clicar aqui.  

Brinquedo-Geografia 

Que tal viajar pelo Brasil e por Portugal brincando? Prepare a mala e deixe bastante espaço, porque as paradas estão cheias de itens que ensinam e divertem. Neste episódio, conhecemos um pouco sobre aquilo que une e separa os jeitos de pensar e brincar do Brasil e de Portugal. Mais, aprendemos como é possível transformar o mundo e a nossa casa em brinquedos.

Para acessar o episódio completo, basta clicar aqui. 

Brinquedo-Palavra 

Quem diria que uma porção de letras juntas poderia nos causar tantas emoções, não é mesmo? “Eu te amo”, “Estou com saudades” e “Tem comida pronta” transformam o dia de qualquer pessoa. No penúltimo episódio da série, vemos como as palavras podem ser transformadas em brinquedos e nos divertir muito (os trocadilhos e rimas que o digam).  

Para acessar o episódio completo, basta clicar aqui. 

Brinquedo-Amizade 

Para encerrar com chave de ouro, o último episódio da websérie mostra a relação entre o brincar e a amizade. Brinquedo vem do vocábulo brinco, que se originou na palavra latina vinculum, e significa “laço”. Neste episódio, então, aprendemos que brinquedo é o mesmo que criar um vínculo e, portanto, só pode existir a partir da interação com outra pessoa.  

Para acessar o episódio completo, basta clicar aqui. 

Sesc Digital 

Criado pelo Sesc São Paulo, o Sesc Digital tem como propósito ampliar o acesso a programas e serviços da instituição. A plataforma também promove uma educação continuada, criando diálogos entre arte, cultura e os novos meios de distribuição digitais.  

Nela, é possível consumir diversos conteúdos gratuitos, como mostras, palestras e formações em diversas áreas do saber, das artes visuais ao esporte. Para conhecer todo o conteúdo disponibilizado pelo portal, acesse aqui. 

Há quem diga que quem canta os males espanta e, aqui, acreditamos que quem brinca também. Que tal reunir as crianças, pais, vovós e vovôs para ver essa série e ter ideias de como se divertir? Lembre-se de compartilhar o texto nas suas redes sociais!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Divirta-se muito e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo