Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Comunicação e Marketing » Senado Federal oferece curso on-line gratuito sobre o Acordo Ortográfico

Senado Federal oferece curso on-line gratuito sobre o Acordo Ortográfico

Olá, leitor(a)!

A língua portuguesa é utilizada em diversos países do mundo, cada um com suas diferenças e particularidades, assim como as demais línguas. Tendo isso em vista, percebeu-se a necessidade de criar um acordo para padronizar o uso do idioma.

Com isso, o Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), lançou um curso on-line gratuito sobre o Acordo Ortográfico. A formação, que disponibiliza certificado de conclusão, é destinada para funcionários(as) do setor público, mas qualquer pessoa interessada no tema pode se inscrever.

Acordo Ortográfico e suas mudanças

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste. O tratado também firmou prazos para as regras entrarem em vigor nos respectivos países.

O objetivo do Acordo é padronizar o uso e as normas da língua portuguesa, a fim de contribuir para o intercâmbio cultural, científico e literário entre os países que utilizam o idioma. O Brasil ratificou o tratado em 2008 e o implementou, sem obrigatoriedade, em 2009.

A obrigatoriedade só foi adotada no território nacional em 2016, após algumas polêmicas que adiaram a entrada do acordo na formação intelectual da população. Além do Brasil, apenas Portugal e Cabo Verde exigem a aplicação das regras presentes no Acordo Ortográfico.

O estabelecimento de padrões gerou mudanças na ortografia e na aplicação de algumas regras, como acentuação e hífen. O Acordo também incluiu, oficialmente, as letras “x”, “y” e “z” no alfabeto, que já eram utilizadas pelos falantes da língua.

Senado oferece curso on-line gratuito sobre Acordo Ortográfico

Fonte: Reprodução

Curso do Senado Federal

O material foi produzido no formato de ensino a distância e não possui tutoria, ou seja, o(a) aluno(a) pode consumir o conteúdo no seu próprio ritmo de estudo. O curso tem prazo de conclusão de 60 dias, carga horária de 20 horas e está dividido em dois módulos.

O primeiro módulo aborda o histórico e o contexto de elaboração do Acordo Ortográfico. O módulo tem 4 unidades:

  • O Acordo Ortográfico;
  • A presença da língua portuguesa no mundo;
  • Como fica nosso dicionário?;
  • Breve histórico do Acordo Ortográfico.

Já o segundo módulo mostra quais são as regras e as mudanças provocadas pelo Acordo. O módulo tem 4 unidades:

  • Regras de acentuação gráfica;
  • O emprego do hífen;
  • Composição do alfabeto;
  • Eliminação do trema.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição e certificado

Para se inscrever no curso, é necessário fazer um cadastro na plataforma. Se você já possui cadastro, clique aqui e insira as informações da conta. Se você não possui cadastro, clique aqui e preencha os campos com os dados solicitados.

Em seguida, basta selecionar o curso e iniciar as aulas. Para conseguir o certificado, o(a) aluno(a) deverá ter média superior a 70 pontos e aguardar a emissão, que pode demorar de 15 a 21 dias.

Instituto Legislativo Brasileiro

Criado em 2001, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) é supervisionado pelo Senado Federal e tem o objetivo de produzir, aplicar e avaliar atividades de capacitação intelectual. Nos primeiros anos de operação, os cursos eram voltados apenas para o serviço público, porém, com o desenvolvimento e a demanda ao longo do tempo, foram ampliados para o público em geral.

O ILB já formou mais de 500 alunos(as) e possui atuação na internet, por meio de formações on-line com e sem tutoria, para aumentar o nível de conhecimento da população e dos(as) servidores(as) públicos. Para saber mais sobre o Instituto, clique aqui.

Vamos divulgar as mudanças causadas pelo Acordo Ortográfico e não ficar mais na dúvida sobre a grafia de algumas palavras? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e faça o curso com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo