Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » Seguro viagem intercâmbio: importância e como funciona

Seguro viagem intercâmbio: importância e como funciona

O seguro viagem intercâmbio é uma ótima maneira do intercambista se prevenir de quaisquer imprevistos que possam acontecer durante a sua viagem. Portanto, se o seu desejo é fazer um intercâmbio, confira nossas dicas incríveis sobre como contratar um seguro viagem intercâmbio perfeito para você!

Olá, leitor!

Cada vez mais estudar no exterior tem sido uma opção dos brasileiros: cursos de especialização, cursos de idiomas, intercâmbio entre instituições de ensino, a chamada graduação sanduíche, cursos técnicos e universitários e até mesmo a pós-graduação e mestrado em outros países, estão se tornando muito acessíveis e constantes.

Quando viajamos, sobretudo durante um intercâmbio, a última coisa que você quer durante uma viagem é se preocupar com imprevistos. Por isso, diversas agências de viagem de intercâmbio, e até algumas casas de câmbio, oferecem a opção de se seguro viagem intercâmbio, visando proporcionar ao intercambista uma viagem tranquila.

Vale lembrar que o seguro viagem intercâmbio é diferente dos convencionais. Isso porque, eles são pensados para proteger pessoas durante uma estadia curta e cheia de atividades. Por isso, não são uma boa opção para estudantes intercambistas. Portanto, deve-se optar por uma opção específica quando se quer fazer uma viagem assim, ou seja, um seguro viagem intercâmbio. Confira a seguir, por que contratar um seguro!

Por que contratar um seguro viagem intercâmbio?

seguro-viagem-intercambio-importancia-e-como-funciona_Prancheta 1

Estudantes que irão permanecer um longo período de tempo em cursos, colégios ou universidades internacionais, necessitam de uma assistência durante a sua viagem. Por isso, o seguro viagem intercâmbio é muito importante!

Além de garantir proteção e assistência, em diversos países do mundo, isso é uma obrigatoriedade para garantir que o intercambista está ciente de suas responsabilidades como um estrangeiro e, por que não dizer, como um convidado do país desejado.

O seguro viagem em intercâmbio é uma exigência para muitos países

Vale lembrar que muitos países exigem que a pessoa contrate um seguro dessa modalidade. Diversos planos contemplam, plenamente, as exigências destes tratados internacionais que assistem ao estudante no exterior.

Hoje em dia, a maioria destes planos possuem coberturas abrangentes para atender aos viajantes estudantes, principalmente para intercambistas. Se você necessita de um plano, é possível, até mesmo online, contratar esses seguros de forma rápida, simples e sem maiores complicações com seus dados pessoais e bancários.

Na maioria das vezes, informar à agência, o destino, as datas de embarque e de retorno são o essencial, bem como o número de viajantes, que eles indicarão um seguro viagem intercâmbio para você.

Modalidades de seguro viagem intercâmbio

Existem várias modalidades de seguro viagem intercâmbio. Listamos os três principais abaixo:

Seguro saúde e assistência internacional

Este cobre assistência médica, odontológica, hospitalar (já que, em alguns países, um imprevisto desses poderia comprometer seu orçamento), perda ou extravio de bagagem (problema com o qual só nos preocupamos quando o enfrentamos pessoalmente), jurídica, dentre outras.

Este tipo de seguro pode cobrir também morte acidental, invalidez por acidente (total ou parcial), traslado médico e de corpo (podendo ou não incluir auxílio funeral), hospedagem após alta hospitalar, hospedagem para acompanhante, acompanhamento de menores, despesas farmacêuticas, pagamento de fiança, extensão da viagem, se comprovada razões médicas, fisioterapia e ortopedia, assistência psicológica e psiquiátrica, exames, próteses, e até a transmissão de mensagens urgentes.

Essa modalidade de seguro viagem intercâmbio, é a mais comum e a mais exigida. Aliás, ele também inclui remarcação de regresso de viagem para o intercambista e para acompanhantes, caso haja alguma eventualidade e ele precise retornar mais cedo.

Seguro para celular, câmera ou outros equipamentos

Quando viajamos, sempre levamos algum equipamento com a gente, seja o celular, câmera, computador, tablets, etc. Estamos pensando em registrar os momentos incríveis da viagem, compartilhar as experiências com os amigos ou para ajudar a na localização em uma cidade nova. Alguns, que não conseguem desligar-se totalmente, levam esses equipamentos até mesmo para adiantar algum trabalho urgente.

Por conta disso, existem também seguros para smartphones e portáteis, para garantir que você viaje tranquilo com seus equipamentos. Esse tipo de seguro viagem intercâmbio, pode incluir perda ou roubo dos equipamentos, bem como de documentos e outros pertences que, se perdidos em algum país estrangeiro, podem representar uma grande dor de cabeça ao intercambista.

Seguro de cancelamento de viagem

Quando fechamos uma viagem, a última coisa que queremos é ter que cancelar tudo. Mas não tem como evitar que imprevistos aconteçam. Alguma razão médica, alguma mudança no trabalho, uma opção melhor que apareça, enfim. Qualquer coisa pode acontecer.

Por isso, é possível ao viajante contratar um cancelamento de viagem por qualquer razão para proteger o investimento de sua viagem, independente do motivo do cancelamento, cobrindo os prejuízos financeiros caso o viajante precise ou queira cancelar a viagem.

Não importa o tempo de sua estadia no país ou a modalidade de intercâmbio que deseja. Atualmente, dentre as diversas seguradoras de intercâmbio, a maioria oferece cobertura mundial, para evitar que você precise ficar pesquisando uma nova agência a cada viagem que pretender fazer ou mesmo se for visitar diversos países durante uma mesma viagem.

Observações úteis sobre o seguro viagem intercâmbio

Como deu para notar na listagem acima, esses seguros têm uma cobertura bem ampla, cobrindo desde os casos mais simples e corriqueiros que, em nossa terra natal seriam facilmente resolvidos (porém, em outro país, podem nos afogar em burocracia), até casos mais graves. Tudo para que você não precise ficar pensando em todos os casos possíveis, deixando isso para as agências de seguro, já que esse é o trabalho delas.

As mesmas empresas que oferecem esses seguros tendem a oferecer planos específicos para o programa Ciência Sem Fronteiras, com valores que podem oscilar entre US$50.000 até US$500.000. Nesses casos, esses seguros podem oferecer, também, algum respaldo, caso o estudante enfrente qualquer tipo de problema com sua bolsa de estudos ou com sua pesquisa.

Sem adquirir o seguro viagem intercâmbio, o estudante fica incapacitado de ingressar no programa de bolsas. O seguro funciona como mais um instrumento jurídico e diplomático para fortalecer o acordo entre os dois países que participam. Lembrando que esse cuidado é por conta do programa ser não só em âmbito federal como internacional.

É importante também, salientar que em alguns países, como a Irlanda, por exemplo, talvez você precise adquirir um seguro nacional para permanecer no país, sendo o seguro internacional para o trânsito entre os países vizinhos.

O seguro viagem intercâmbio pode variar se desejar visitar a Europa?

Se você está planejando ir para a Europa, vale lembrar que muitos dos países do bloco europeu participam do Tratado de Schengen. Com ele, brasileiros não precisam aplicar para visto, porém, entre as exigências, solicita-se uma Assistência Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Para os países que não fazem parte do tratado (como é o caso da Irlanda), este valor pode variar um pouco. Contudo, o porte de um seguro viagem intercâmbio continua sendo pré-requisito básico. Algumas empresas de cartões de crédito, como a bandeira VISA, oferecem aos clientes o seguro como cortesia para o período de 30 dias. Se você for fazer uma viagem curta, vale verificar se você tem direito a algum seguro viagem intercâmbio nessa modalidade.

Sempre contrate seguros com planos de acidentes e auxílio saúde

Um outro fator a se considerar, em relação ao seguro saúde é que, na maioria dos países, mesmo no exterior que têm uma saúde pública de excelente qualidade, geralmente, esses serviços são reservados apenas aos cidadãos do país.

Assim, o estudante, para não usar de atendimento particular, tem que adquirir um seguro viagem intercâmbio com assistência médica. Lembrando que, todos os gastos médicos devem ser justificados por meio de comprovantes.

Quais outras modalidades emergenciais de seguro existem?

Além destas coberturas básicas, existem outras adicionais que também funcionam como serviços de emergência. Como é o caso de regresso antecipado por:

Hospitalização de um familiar

Falecimento de um familiar

Em ambas as opções, a seguradora vai cobrir os gastos de transporte caso você necessite interromper a sua estadia no estrangeiro por um tempo mínimo de 5 dias. São considerados familiares pela companhia: pais, mães, irmãos, filhos, cônjuges ou parceiros.

Em caso de incômodos mais corriqueiro como roubos e danos materiais à bagagem, esse seguro viagem intercâmbio inclui indenização por danos e perdas materiais a bagagem para os seguintes casos: roubo, perda total ou parcial, incêndio ou dano, no valor máximo de 1672 reais.

Em caso de atraso na entrega da bagagem, a seguradora custeará todos os artigos de primeira necessidade (definidos em um listado prévio) que você vai precisar comprar no caso de perda ou atraso de 24 ou 48 horas dependendo da companhia.

As coberturas mencionadas acima, você encontrará nas principais seguradoras de viagem do país e em seguradoras internacionais. Para que você consiga o melhor plano e o melhor preço de seguro viagem intercâmbio, é fundamental comparar as ofertas do mercado.

Pesquisar valores é essencial para se contratar um seguro viagem intercâmbio

Fique de olho nos valores das franquias de cada seguro viagem e muito cuidado na hora de contratar. Pense que o atendimento médico em outras partes do mundo é bem mais caro que no Brasil.

Vale destacar que, diferente de outros serviços relacionados à viagens, o seguro viagem intercâmbio não tende a entrar em promoções, por terem os preços atrelados a tabelas, podendo variar de acordo com diversas modalidades de intercâmbio. Por isso, o intercambista deve estar atento a todos os aspectos de sua viagem, para não pagar a mais ou ficar descoberto em algum aspecto.

De qualquer forma, vale a pena contratar um seguro viagem intercâmbio, sobretudo um seguro saúde por conta da segurança e assistência durante a viagem. Por estes e outros motivos, contratar um seguro saúde para viagem internacional é essencial, indispensável e, em muitos casos, obrigatório.

A forma mais fácil para contratar um seguro de saúde viagem é verificar a disponibilidade do produto em seguradoras, bancos ou operadoras de cartão de crédito. Opções são o que não faltam.

Dica Extra

Não se esqueça de fechar negócio de seguro viagem intercâmbio apenas com empresas idôneas e reconhecidas. Exija sempre um contrato detalhado do plano adquirido e os meios para entrar em contato com a seguradora a partir do país onde você estará fazendo o intercâmbio (central telefônica, e-mail, site, sedes físicas).

Verifique a possibilidade de aumentar os benefícios de seguros já inclusos em pacotes de viagem para intercambistas, pois a maioria só oferece cobertura para acidentes que acontecerem no trajeto de ida e volta.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo