Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Culinária e Gastronomia » Sebrae oferece curso on-line gratuito sobre serviço de vinhos com certificado

Sebrae oferece curso on-line gratuito sobre serviço de vinhos com certificado

Olá, leitor(a)!

Uma das palavras que nos vêm à mente quando pensamos em vinho é sofisticação. Já nos imaginamos em uma cena de filme, com uma mesa bem arrumada, diferentes tipos de queijo e o brinde com Al Pacino (ou qualquer outra estrela do cinema).  

A bebida, contudo, vem ganhando novos contextos e se popularizando entre o público mais jovem e informal. Considerando esse cenário, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza o curso on-line gratuito Qualidade na taça, que aborda os vinhos brasileiros 

A formação tem como público-alvo microempreendedores(as) e profissionais que trabalham na área, mas pode ser realizada por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o universo de cores e sabores do vinho. A carga horária é de 48 horas, com prazo de 30 dias para conclusão, e há certificação digital. 

Produção de vinho no Brasil

Alguns dos vinhos mais famosos que conhecemos são franceses, italianos, chilenos, provindos de regiões que possuem condições climáticas parecidas. O clima, inclusive, foi um dos fatores que fez com que o plantio de videira no Brasil não obtivesse sucesso nas primeiras tentativas, no século XVI 

Com o tempo, e a ocupação de outras regiões no território, descobriu-se o potencial de cultivo de uva e produção vinícola do Rio Grande do Sul. Foi no século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, entretanto, que o crescimento da vitivinicultura (termo que engloba todos os processos da produção de vinho) foi notável.  

O Brasil ainda não é um país reconhecido internacionalmente pela qualidade na produção de suas safras, o que, segundo especialistas, vem mudando nos últimos 30 anos. Contrariando as expectativas gerais, o consumo nacional de vinho aumentou quase 20% no ano de 2020, conforme dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) 

Uma das explicações considera o período de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, que fez com que o consumo de espumantes, mais comuns em eventos, desse lugar ao consumo do vinho de mesa. Além disso, a bebida tem feito sucesso entre o público mais jovem, que, inspirado no meme da cantora Rihanna (que carrega uma taça de vinho em toda e qualquer situação), tem degustado o líquido em ambientes menos formais.  

Diante desse cenário, também a produção de vinho aumentou significativamente. A Agavi (Associação Gaúcha de Vinicultores), por exemplo, indica um aumento de 59% na produção de vinho gaúcho deste ano (2021), com expectativas de um número maior, quando o dado for absoluto. 

Sebrae: curso on-line gratuito sobre vinhos com certificado

Fonte: Reprodução

Conteúdo programático do curso

Você sabia que o vinho não pode ser exposto a qualquer luz, pois pode alterar completamente o sabor dele? O ideal é que ele seja conservado em lugares escuros. Até mesmo a posição em que a garrafa é guardada pode alterar as propriedades da bebida.  

Esses são alguns dos conhecimentos que você irá adquirir durante a trilha do curso Qualidade na Taça, cujo objetivo é preparar profissionais para proporcionar, com vinhos brasileiros, novas experiências aos consumidores(as). O conteúdo é dado por meio de vídeos explicativos, entrevistas com especialistas, encenações e atividades para reforçar o que foi aprendido.  

Serão tratados os mais diversos temas, como história da produção de vinho no Brasil; tipos de vinhos, sabores e cores; processos da degustação e do armazenamento; estratégias de atendimento focadas no serviço de vinho; marketing de venda, entre outros assuntos. Para saber mais, acesse aqui.  

Inscrição e certificação

Para realizar a inscrição no curso, basta acessar aqui e clicar em “Inscreva-se”, botão disponível no canto esquerdo da página, logo abaixo da informação sobre certificação. Caso você já possua cadastro no site, preencha os campos com CPF e senha; em seguida, clique em “Confirmar matrícula”. 

Se não tiver conta no site, na mesma página, clique em “Cadastre-se”, preencha os dados solicitados, confirme os termos de adesão e realize a matrícula no curso. A certificação digital é fornecida após concluir todo o conteúdo, que conta com testes ao longo do percurso.  

Não precisa ficar preocupado(a), as avaliações podem ser feitas inúmeras vezes, desde que no prazo de conclusão, 30 dias a partir da data de inscrição.   

Sebrae

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como missão incentivar e qualificar o empreendedorismo no Brasil. Para isso, são produzidos e disseminados diversos conteúdos sobre a área de negócios, como cursos, palestras, consultorias e afins.  

Conhecer mais sobre o processo pelo qual passa aquilo que consumimos é muito importante, não é mesmo? E pode, inclusive, nos permitir uma nova profissão. Compartilhe este texto com sua rede de amizades e ajude a inspirar mais pessoas!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa trilha e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo