Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » Sebrae oferece curso on-line gratuito sobre LGPD com certificado

Sebrae oferece curso on-line gratuito sobre LGPD com certificado

Olá, leitor(a)!

Hoje em dia muitos dados circulam na internet, isso porque para utilizar determinadas funções é necessário informar algum deles para um site, plataforma ou e-commerce, por exemplo. A partir desse enorme volume de dados, surgiu a necessidade de criar uma legislação para o uso deles. No Brasil, ela foi definida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Um dos setores mais impactados por essa lei é o de negócios, especialmente os que atuam na internet, já que o setor capta informações de clientes com frequência. Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um curso on-line gratuito sobre LGPD para empresas. A formação é voltada para micro e pequenos empresários(as) e possui certificado de participação.

LGPD e sua importância

Promulgada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados passou a vigorar no Brasil em setembro de 2020, no momento em que o comércio digital passava por rápidas transformações por causa da pandemia de Covid-19. Com isso, as empresas brasileiras tiveram que se adaptar a essa legislação e rever seus processos internos, tanto no âmbito digital como físico.

A Lei brasileira foi inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), legislação vigente na Europa. Basicamente, a LGPD estabelece um conjunto de normas a serem seguidas por empresas que realizam coleta, armazenamento e uso de dados pessoais. Essas normas garantem às pessoas mais segurança no momento de passar um dado para uma empresa.

A legislação está pautada no princípio da transparência, em que o(a) dono(a) dos dados deverá saber, de forma explícita, onde a empresa vai armazená-los e o que ela vai fazer com eles. Sem o pleno consentimento da pessoa, uma empresa pode sofrer punição caso venha a utilizar os dados para qualquer finalidade, com multas que podem chegar a R$ 50 milhões de reais.

Portanto, a LGPD exige que as empresas invistam em aparatos jurídicos e adaptem seus processos internos, a fim de oferecer um ambiente mais seguro, confiável e transparente para o público. Para acessar a Lei na íntegra, clique aqui.

Curso do Sebrae

Curso on-line gratuito sobre LGPD para empresas

Fonte: Reprodução

Esse curso do Sebrae vai abordar quais são as diretrizes da LGPD e como a adaptação a elas impacta os processos de uma empresa. O conteúdo pode ser dividido em 3 partes:

  • Conhecendo a LGPD: parte introdutória para saber mais sobre a legislação;
  • A LGPD nas empresas: aborda os artigos e parágrafos que dizem respeito às empresas, pois a Lei vale para vários segmentos;
  • Boas práticas: mostra dicas sobre técnicas de coleta, princípios éticos e como modificar processos internos para se adequar à LGPD.

O material possui carga horária de 2 horas e os(as) alunos(a) têm 15 dias, a partir da data de inscrição, para concluir o curso. Para acessá-lo, clique aqui.

Inscrição e certificado

Para se inscrever no curso, é necessário fazer um cadastro na plataforma. Há duas opções para quem ainda não possui uma conta:

  • Cadastrar-se com outras contas, como a do Google, Facebook ou LinkedIn. Para isso, basta clicar no ícone correspondente à conta que você quer usar e inserir os dados;
  • Cadastrar-se pelo sistema próprio do Sebrae. Basta clicar no botão “Cadastre-se” e preencher os campos com as informações solicitadas.

Para quem já possui cadastro, é só informar os dados da conta e clicar no botão “Entrar”. Depois de concluir o curso, o(a) aluno(a) deverá acessar sua área pessoal no site para emitir o certificado de participação.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Fundado em 1972, o Sebrae é uma organização privada sem fins lucrativos mantida por diversas empresas do Brasil. O objetivo da organização é capacitar pessoas e promover o desenvolvimento de micro e pequenos negócios pelo país.

Espalhado pelos 27 estados brasileiros (mais a capital Brasília), a organização oferece cursos presenciais e on-line para empreendedores(as), articula políticas públicas para criar um ambiente legal favorável e orienta micro e pequenas empresas para acessar os recursos financeiros que possuem direito. Para saber mais sobre o Sebrae e suas capacitações à distância, clique aqui.

Vamos ampliar o conhecimento sobre a nova legislação de dados e seus impactos no dia a dia das empresas? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Bons estudos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo