Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artesanato » Sebrae oferece 2 cursos on-line gratuitos sobre empreendedorismo e artesanato

Sebrae oferece 2 cursos on-line gratuitos sobre empreendedorismo e artesanato

Olá, leitor(a)!

O artesanato sempre fez parte da cultura e economia do Brasil, tornando-se uma das práticas econômicas mais comuns do país. Com o objetivo de profissionalizar ainda mais a atividade, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou 2 cursos on-line gratuitos sobre empreendedorismo e artesanato.

Os cursos são voltados para artesãos(sãs) que buscam melhorar suas condições de trabalho e, assim, ter maior rentabilidade. A formação está estruturada em trilhas de conteúdo, possui emissão de certificado e, ao todo, têm carga horária de 57 horas.

Artesanato no Brasil e os cursos do Sebrae

Desde o início do século XXI, com o aumento da economia criativa, o setor de artesanato cresceu constantemente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)o artesanato brasileiro movimenta em torno de R$50 bilhões por ano e é a fonte de renda de quase 10 milhões de habitantes.

Entretanto, a maioria dos(as) trabalhadores(as) atuam de maneira informal, o que contribui para a precarização dessa atividade econômica. De acordo com uma pesquisa do DataSebraeapenas 40% dos profissionais possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Dessa maneira, percebemos que a informalidade é um grande obstáculo a ser ultrapassado, principalmente quando se leva em consideração que 3 em cada 5 artesãos(sãs) têm a atividade como sua principal fonte de renda.

Pensando nisso, o Sebrae decidiu elaborar 2 trilhas voltadas para a gestão de negócios do artesanato. Por meio de conceitos do empreendedorismo e do marketing, os cursos vão mostrar como transformar um trabalho informal em um negócio formal, com mais alcance e lucratividade. Vamos apresentá-las a seguir:

Sebrae oferece curso on-line gratuito sobre artesanato e empreendedorismo

Fonte: Reprodução

1. Artesão empreendedor: nível 1

Essa primeira trilha vai mostrar conceitos básicos do empreendedorismo e do marketing para que o(a) artesão(sã) tenha bases para estruturar um negócio. Os cursos vão explicar como acessar microcrédito, fidelizar o cliente e investir no marketing.

A trilha é composta por 4 cursos e possui carga horária de 30 horas. O(a) aluno(a) tem até 30 dias a partir do dia da inscrição para realizar os cursos:

  • Aprender a Empreender;
  • Microcrédito consciente;
  • Marketing Digital para o Empreendedor;
  • Atendimento ao cliente.

Clique aqui para saber mais.

2. Artesão empreendedor: nível 2

A partir do conhecimento básico adquirido na trilha anterior, este conteúdo vai focar no planejamento estratégico do negócio. Desde design até comercialização digital e finanças, os cursos vão mostrar como o(a) aluno(a) pode destacar o seu trabalho no mercado, especialmente o digital.

A trilha é composta por 8 cursos e possui carga horária de 23 horas. O(a) aluno(a) tem até 30 dias a partir do dia da inscrição para realizar os cursos:

  • Planejamento estratégico para empreendedores;
  • Como fazer sua loja virtual vender mais em marketplaces;
  • Os segredos por trás de um instagram vendedor;
  • Como definir o preço de venda;
  • Gestão financeira;
  • Como controlar o fluxo de caixa;
  • Design da empresa;
  • Design Thinking – Melhore seus resultados nas mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Inscrição e certificado

Para fazer as trilhas de conteúdo do Sebrae, é necessário realizar um cadastro no portal. Caso você já possua cadastro, clique aqui e escolha a trilha que deseja realizar. Se você não possui cadastro, clique neste link e preencha os campos com os dados solicitados.

Cada curso das trilhas possui seu próprio certificado de conclusão on-line. Para consegui-lo, o(a) aluno(a) deve ter a partir de 75% de presença nas aulas do curso. A emissão do certificado poderá ser feita por meio da “área do aluno”, no portal.

Sebrae e sua atuação

Fundado originalmente – e com outro nome – em 1972, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas passou por muitas transformações para se tornar um dos maiores promotores do empreendedorismo no Brasil. A iniciativa privada sem fins lucrativos auxilia no desenvolvimento de micro e pequenas empresas do Brasil.

Com o objetivo de fortalecer essas empresas para se manterem competitivas no mercado, o Sebrae oferece educação empreendedora, capacitações, acesso à tecnologia e inovação, entre outras ações educativas. Para saber mais sobre a iniciativa e como ela pode ajudar micro e pequenos empresários(as), clique aqui e acesse o Portal Sebrae.

Vamos ajudar a formalizar uma das atividades mais tradicionais do Brasil? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que fazem artesanato!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite as trilhas e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo