Você está aqui:Home » Cursos Grátis » São Paulo: Oficinas Culturais abrem inscrições para 18 mil vagas gratuitas

São Paulo: Oficinas Culturais abrem inscrições para 18 mil vagas gratuitas

Oi leitores do Canal do Ensino!

Já estão disponíveis aqui no site as 441 atividades que as Oficinas Culturaisoferecem para este último trimestre do ano em todo o Estado de São Paulo. Para acessar, os internautas devem clicar em Oficinas, na barra de rolagem à esquerda e escolher Capital ou Interior.

As inscrições começam no dia 1 de outubro. Serão disponibilizadas 18.415 vagas para oficinas, workshops, debates e palestras, além de 4.497 ingressos para espetáculos, shows, mostras de cinema e vídeo. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais.

Um dos destaques da programação é a Semana Altino, que será realizada na Oficina Cultural Altino Bondesan, em São José dos Campos, entre 22 e 26 de outubro, em comemoração aos cinco anos de atuação do programa no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A Semana terá exposições, palestras, workshop, intervenções artísticas e apresentações musicais.

Outro destaque é a atividade Papo de Artista, programada pela Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, para acontecer no dia 24 de novembro. A artista plástica, ilustradora, educadora e escritora Edith Derdyk será a convidada para falar sobre sua participação em exposições de instituições culturais consagradas do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Dinamarca. Em 2012, a artista ganhou o Prêmio Artes Visuais Funarte SP.

Na Capital, a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade promoverá dois minicursos. Nos dias 5 e 6 de novembro, Paulo Markun falará sobre como produzir uma Biografia. O jornalista abordará escolha do personagem a ser biografado, fontes de pesquisa, elaboração de entrevistas, critérios de corroboração de informações e utilização da narrativa literária no texto final. Já o minicurso Roteiro Cinematográfico será coordenado pelo roteirista, produtor e diretor de cinema argentino Pablo José Meza, auto do premiado Buenos Aires 100 Kilómetros. A atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

Ainda na Capital, a Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza de 13 a 19 de dezembro a I Mostra Teatro para Alguém. Serão apresentadas, para o público presencial e virtual, simultaneamente, cinco webpeças de seu repertório, selecionadas de diferentes autores, atores e diretores, reconhecidos e desconhecidos pela mídia. Os últimos dois dias da mostra serão dedicados às apresentações de duas webpeças resultantes da oficina “Teatro – Inter – Cine”.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

Aproveite!

Fonte: Oficinas Culturais

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo