Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba tudo sobre o Prouni com o Manual do Bolsista

Saiba tudo sobre o Prouni com o Manual do Bolsista

Alô estudantes!

Vocês que querem ser bolsistas do Prouni, devem conheçer melhor o programa e saber seus direitos e deveres. Como? Dê uma olhadinha no Manual do Bolsista antes de fazer sua inscrição.

Sabia que toda instituição tem que ter uma Coordenação do Prouni? E que o estudante bolsista tem que ser aprovado num mínimo de matérias para continuar com o benefício?

O ProUni

O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, e a professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica para os cursos de licenciatura, o Prouni conta com um sistema de seleção  informatizado e impessoal. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem 2014, o que permite valorizar o mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Coordenação

Toda instituição deverá ter uma Coordenação do Prouni com um coordenador e até cinco representantes em cada campus, ao qual os bolsistas do Programa devem dirigir-se para tratar dos procedimentos de rotina com relação a sua bolsa, obter informações e solucionar dúvidas importantes para o seu dia-a-dia acadêmico.

A instituição deverá manter esse coordenador permanentemente disponível independentemente de seu calendário acadêmico, inclusive durante o período de férias coletivas.

A bolsa de estudos

A bolsa de estudo do Prouni é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas e refere-se à totalidade das semestralidades ou anuidades escolares. O Prouni não cobre ou ressarce mensalidades pagas pelo estudante em semestres anteriores ao da concessão da bolsa.

Renovação da bolsa

A bolsa do Prouni deve ser atualizada semestralmente, independentemente do regime acadêmico da instituição ser semestral ou anual.

Aproveitamento acadêmico

Para manter sua bolsa no Prouni, seja integral ou parcial, o estudante deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Por exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter a sua bolsa encerrada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.

Com o Manual do Bolsista, você ainda pode tirar suas dúvidas sobre transferências, prazos de validade, inadimplência, bolsa de iniciação científica, renovação, bolsa permanência, contatos e muito mais.

Até o momento o Programa não desenvolveu ou disponibilizou nenhum manual referente a 2015, sendo que o último registro é datado de janeiro de 2013, portanto são essas as regras que estão em vigor.

Fique por dentro de tudo sobre o Prouni para não ter transtornos mais pra frente.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo