Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Saiba tudo sobre hospedagem de site

Saiba tudo sobre hospedagem de site

Olá, pessoal!

Hoje em dia, toda empresa quer ter seu site. E não só empresas, mas as pessoas querem criar suas páginas e postar acontecimentos e pensamentos, ter seu próprio blog.

Mas quando se fala sobre sites e criação de sites, sempre aparece a palavra “hospedagem de site”. Você sabe o que é isso? Como fazer? Então dê uma olhadinha neste artigo e saiba tudo sobre o assunto.

O que é hospedagem de site

Todos os websites são formados por arquivos ou páginas interligadas entre si através de hiperlinks. Estas páginas se tornam acessíveis na web, somente quando estão armazenadas em um servidor.

A hospedagem de sites se refere então, ao alojamento das páginas e todas as informações relacionadas a estas tais como, imagens, vídeos, fontes de texto, entre outros.

O que são Provedores de Hospedagem?

As empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites são conhecidas como Provedores de Hospedagem.

Os preços cobrados pelo serviço de hospedagem podem variar de acordo com o espaço de armazenamento em disco que é a quantidade de dados medida em MB que se pode armazenar no disco rígido do servidor, e de acordo com a quantidade de contas de e-mail.

Existem provedores que oferecem opções de hospedagens grátis, mas que não são indicados para sites com fins comerciais visto que em muitos casos, ocorrem a exibição de anúncios veiculados pelo próprio provedor, com o objetivo de ajudar a angariar recursos para que o serviço se mantenha online.

Além disso a maioria dos serviços gratuitos de hospedagem são extremamente limitados quando comparados à hospedagem paga, oferecendo poucas opções aos desenvolvedores do site. Existem vários provedores que oferecem opções de planos de hospedagem com preços que variam de acordo com a necessidade de cada cliente.

Como escolher a melhor hospedagem

Na hora de decidir como hospedar um site que atenda às suas necessidades, você deve levar em conta os seguintes itens:

1 – Espaço de armazenamento em disco

A necessidade varia de acordo com o tipo de site, de suas características e da frequência de atualização.

2 – Recursos disponíveis

Os recursos variam bastante entre os provedores de hospedagem, valendo a pena, portanto, uma pesquisa detalhada a fim de encontrar as melhores opções.

3 – Suporte a linguagens dinâmicas

Um provedor de Hospedagem que não forneça suporte a linguagens dinâmicas (ASP.net, por exemplo) e banco de dados (MySQL, por exemplo) poderá limitar em muito os recursos que o seu desenvolvedor poderá utilizar ao criar o seu site.

4 – Contas de e-mail

Verifique sempre a quantidade de contas e ou o espaço em MB da caixa de mensagens, bem como os serviços de proteção disponíveis como anti-vírus e anti-spam.

De resto, na hora de criar seu site, o melhor a fazer é pesquisar mesmo, seja na internet ou com conhecidos que utilizam provedores de hospedagem.

Boa sorte.

Até mais

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo