Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Saiba tudo sobre a história das Olímpiadas

Saiba tudo sobre a história das Olímpiadas

Ola leitores

Você sabia que a cada quatro anos, um país é escolhido para sediar os Jogos Olímpicos? Em 2016 é a vez do Brasil

Elas fazem parte da história mundial e são mais antigas do que imaginamos. As Olimpíadas como conhecemos hoje surgiram, na verdade, em 2500 a.C. e já passaram por diversos momentos e mudanças.

Criadas pelos gregos, como uma homenagem a Zeus e com o objetivo de celebrar a união dos povos, a competição reuniu várias cidades no santuário de Olímpia – de onde vem o nome – para disputar os jogos. Na época, o evento já era considerado grandioso e importante e, por isso, para a celebração, foram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos. Ao todo, segundo historiadores, foram disputadas quase 300 edições até a invasão da Grécia pelos romanos.

Dessa forma, a história das Olimpíadas é dividida em duas partes, sendo a segunda chamada de versão moderna dos jogos, com início em 1896, em Atenas. A volta dos jogos foi uma iniciativa do barão francês Pierre de Fredy e reuniu 285 atletas de 13 países.

Agora, os jogos contavam com provas de atletismo, ciclismo, natação, halterofilismo, esgrima, ginástica, luta livre e tênis. Com tantas modalidades diferentes, surgiu então o termo no plural (“olimpíadas”) e constituiu-se o Comitê Olímpico Internacional (COI), a fim de regular e conduzir a competição da melhor forma.

Um dos maiores destaques da história dos jogos, no entanto, foi a inclusão das mulheres em 1912 como participantes oficiais das Olimpíadas – para se ter uma ideia do avanço, nos Jogos Olímpicos antigos apenas mulheres virgens podiam entrar no estádio para assistir aos jogos.

Desde a sua volta, os Jogos Olímpicos apenas não ocorreram durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Na época, as competições se tornaram palco de manifestações políticas e algumas edições se resumiram à problemas.

Dentre os destaques negativos, estão as Olimpíadas de Berlim, em 1936, quando o chanceler alemão Adolf Hitler não reconheceu as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens, e as Olimpíadas de Munique quando 11 atletas de Israel morreram em um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro.

Além disso, com a Guerra Fria, os EUA não participaram dos Jogos de Moscou, em 1980, e os soviéticos se recusaram a disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Eles reivindicavam a invasão do Afeganistão e problemas de segurança, respectivamente.

Foi apenas em 1992, quando aconteciam os jogos de Barcelona, que a competição voltava a ser destaque mundial positivamente e que o objetivo inicial tinha sido retomado – promoção da amizade entre os povos.

A competição cresceu desde então e se tornou o maior evento de toda a história – nem mesmo a Copa do Mundo, um dos mais conhecidos do mundo, é tão grandioso. Isso porque, o número de países participantes desses jogos, desde 2004, é muito maior do que em qualquer outra competição. Ao todo, as Olimpíadas reúnem delegações de mais de 200 países.

A cada quatro anos, um país diferente é escolhido pelo COI para realizar os jogos. Em 2016, é a vez do Brasil. A maior parte do evento acontecerá no Rio de Janeiro, sendo alguns jogos de futebol divididos entre outros estados brasileiros.

aneis-olimpicos-e-mapa-mundi

Você sabia?

A primeira medalha de ouro do Brasil foi conquistada em 1920, nos Jogos da Antuérpia, pelo tenente do Exército Guilerme Paraense. Na época, a equipe de atiradores – e algumas outras –partiu para a Bélgica por conta própria, já que não havia incentivo.

Para acompanhar as Olimpíadas desse ano preparado, o MEC oferece cursos gratuitos sobre os jogos Olímpicos Rio 2016.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo