Você está aqui:Home » Olimpíadas Rio 2016 » Saiba sobre o hipismo adestramento olímpico

Saiba sobre o hipismo adestramento olímpico

Olá, leitores!

Esse é um dos esportes mais bonitos e elegantes, são poucas as pessoas que o praticam, mas ele já é bem conhecido e participa das olimpíadas há bastante tempo. O adestramento é uma das três modalidades equestres olímpicas. O objetivo do esporte é ajudar o cavalo a desenvolver a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, ficando dessa forma mais flexível, calmo e atento ao cavaleiro.

As origens desse esporte são bem antigas. Existem escritos da Grécia Antiga sobre o esporte, ainda não se sabe se essa técnica era usada pelos cavaleiros da Idade Média, mas mesmo já conhecendo a técnica, provavelmente o controle dos animais não era feito desse modo. O adestramento se popularizou durante o Renascimento, nessa época reis e nobres desfilavam com animais extremamente treinados e adestrados.

No ano de 1729 apareceu a primeira Escola Espanhola de Equitação de Viena, essa escola é referência para o adestramento até os dias de hoje, mas foi apenas no ano de 1912 que os homens começaram a competir nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, as mulheres só começaram na competição nos Jogos de Helsinque 1952. Uma curiosidade interessante é que, na estreia do esporte nas olimpíadas, os próprios donos da casa dominaram o pódio, o atleta Carl Bonde levou a medalha de ouro, Gustaf-Adolf Boltenstern a medalha de prata e Hans von Blixen-Finecke a de bronze.

Mas existem outros nomes nesse esporte que precisam ser citados e que você precisa conhecerpara acompanhar as Olimpíadas de 2016. Nos jogos olímpicos de Pequim em 2008, uma holandesa, tornou-se a primeira atleta a conquistar três títulos olímpicos consecutivos, seu nome é Anky van Grunsven. Outra mulher que merece destaque é a britânica Charlotte Dujardin, nos jogos olímpicos de Londres 2012, ela conquistou o ouro na prova individual e por equipes.

O país que tem mais atletas com medalhas e que dominam essa prova é a Alemanha, eles possuem 19 medalhas de ouro, 11 de prata e 9 de bronze. O alemão e cavaleiro Reiner Klimke, é recordista de medalhas Olímpicas no esporte, ele tem sete medalhas de ouros e dois bronzes, as medalhas foram conquistadas entre os jogos de Tóquio 1964 e Seul 1988. A alemã Isabell Werth, é a mulher que se destaca, ela possui cinco ouros e três pratas.

Conheça mais sobre esse esporte olímpico

pratica-do-hipismo-adestramento

O hipismo adestramento é o único esporte disputado em olimpíadas em que homens e mulheres competem juntos, não existe diferença do sexo e eles competem em total igualdade. Esse esporte é muito comum na Europa e, por isso, são eles que possuem a maioria das medalhas, nosso país nunca ganhou uma medalha nesse esporte. Apenas dois países não europeus faturaram medalhas em Jogos olímpicos: os Estados Unidos com uma prata e sete bronzes e o Canadá com um bronze.

É importante dizer que nesse esporte o cavalo é considerado um atleta também, ele é muito importante e por isso também recebe tratamento VIP, eles correm em esteiras, recebem massagens, fazem acupuntura e participam de sessões de fisioterapia. O curioso é que esses cavalos até possuem passaporte com descrição física detalhada, as vacinas que tomou e uma lista das competições que participou. Esses cavalos chegaram no Brasil para as olimpíadas do Rio em aeronaves exclusivas.

Você irá escutar algumas palavras muito comuns nesse esporte, por isso, para não ficar de fora e sem entender o que está acontecendo, separamos 3 expressões bem comuns:

  • Meio passo – Esse é o movimento para a frente e para o lado em que o cavalo cruza as patas no trote;
  • Zerar – É quando o atleta completa a apresentação sem ter pontos descontados por falhas;
  • Piaffe – É o trote sem sair do lugar, o cavalo precisa levantar cada par de patas opostas diagonalmente e levado ao chão alternadamente.

Agora você já está pronto para acompanhar o hipismo adestramento nas olimpíadas de 2016 que acontecerá no Brasil. Não fique de fora desse acontecimento tão significativo para tantos atletas e pessoas que se prepararam por anos para estar competindo. Esses esportes devem ser valorizados, assim como outros práticas como a canoagem e o boxe.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo