Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba sobre a proposta de Base nacional comum curricular

Saiba sobre a proposta de Base nacional comum curricular

Olá, leitores!

O congresso nacional aprovou em 2013, após uma ampla discussão de toda a sociedade brasileira, o plano nacional de educação. Este plano apresenta metas para que o Brasil avance na área da educação.

Sendo uma delas a base nacional comum, cujo potencial é bastante relevante para uma nação como o Brasil, que tem como carro chefe um país com grande atividade econômica e com elevada relevância na economia mundial.

Devido a suas características regionais, nas quais o respeito entre as classes sociais encontra-se facilmente, é mais que necessário dizer que esse programa é um conjunto de conteúdos e de habilidades, de conhecimento de competências essenciais, para que cada brasileiro, do norte ao sul do país, tenha acesso a educação de qualidade e desenvolva todo o seu conhecimento de maneira simples e complementar através do bom papel do ensino.

Especialistas de todo país, professores das redes de educação básica e pesquisadores de universidades brasileiras estarão reunidos na CAPES para discutir a proposta preliminar da Base nacional comum curricular, no qual o MEC disponibilizará a discussão em todo país, aproveitando esta reunião entre mestres e professores para lançar o portal da base nacional comum curricular.

Serão três canais, sendo um dedicado as organizações profissionais e científicas, outro dedicado a participação das redes de educação básica (municipais e estaduais) e, por fim, um canal de participação aberto a todas as pessoas que queiram opinar e participar sobre este processo que é tão importante para o país, onde ocorre a elaboração e a aprovação de uma base nacional comum curricular.

mapa-do-brasil-com-bolhas

A Base nacional comum curricular é um conjunto de conhecimentos essenciais, devidamente articulados que dedica-se na formação do jovem estudante brasileiro, preparando-o para a vida e para o sempre concorrido mercado de trabalho.

É essencial a adesão de um programa de qualidade e igualdade no Brasil, para após sua aprovação, garantir que em qualquer lugar do território nacional, os alunos terão as mesmas oportunidades e formas de adquirirem conhecimento, garantindo também a sua regionalidade. É uma grande oportunidade que temos na construção no sistema nacional da educação, que passa pelos estados e municípios, a garantia do direito ao aprendizado a todos, sem exceção.

Importância          

Uma importante meta da BNCC é acabar com a desigualdade educacional que a muitos anos cresceu, tomada pela falta de investimentos e projetos para a melhoria do sistema educacional do Brasil.

É importante para os professores de todo o país se reunirem e trocarem experiências escolares, organizar os currículos e atualizar a grade de matérias das escolas. Isso poderia disponibilizar alunos mais engajados e determinados no que fazem, buscando conhecer e aprender com as novas e as tradicionais ferramentas.

Os professores precisam atualizar a concepção curricular, a concepção de material didático, de formação de professores, da educação contextualizada. Será o começo de uma grande reformulação na educação brasileira, que através do BNCC, poderá melhorar a prática docente de todas as instituições brasileiras, utilizando-se do lema qualidade e igualdade para todos.

A Base é o 1° passo para realmente modificar a educação brasileira, mudar a forma como o ensino é mostrada à população. Irá servir para orientar a formação dos professores, reorganizar os materiais didáticos de apoio e, assim, rever o sistema de avaliação brasileiro.

 Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo