Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Saiba quando optar pelo sábado letivo

Saiba quando optar pelo sábado letivo

Olá, leitores!

É considerado um dia letivo aquele programado para que haja aula, independente da quantidade de alunos presentes.

No caso da necessidade de haver aula no sábado, essa regra não é diferente.

O sábado letivo é exceção na grade curricular das escolas brasileiras. Geralmente é utilizado em raros momentos do ano letivo, como quando houve a Copa do Mundo, greves ou muitos feriados no decorrer do ano.

O sábado letivo acontece porque, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a carga horária anual deve ser de, pelo menos, 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar. Entretanto, diante das exceções citadas acima, é bastante complicado para a instituição de ensino cumprir essa regra. Por esse motivo, é interessante observamos os benefícios de se ter sábado letivo nas instituições de ensino.

Por que optar pelo sábado letivo?

Os alunos são os primeiros a se queixarem quando a escola determina um sábado letivo, por qualquer motivo citado acima ou não.

A primeira coisa que devemos considerar quando somos jovens alunos, ou pai de aluno, é que aprender nunca é demais. Se existe uma carga a ser cumprida dentro da escola é que, a partir de estudos sérios, foi determinado que essa carga horária seria o mínimo ideal para uma aprendizagem adequada e completa. Afinal, apenas um sábado letivo não irá fazer mal a ninguém.

Além disso, ir para a escola em um sábado letivo não é necessariamente aquela aula “chata” em que você passará o dia copiando alguma lição da lousa. A escola pode preparar uma série de atividades para desenvolver a interação social entre alunos de outras salas e professores.

Pode-se aplicar jogos educativos e atividades lúdicas para estimular os alunos a desenvolver ainda mais seu cognitivo. Os próprios alunos podem criar peças teatrais e apresentá-las a sua comunidade. Filmes com relevância educacional também podem ser utilizados.

Enfim, o sábado letivo é uma excelente oportunidade para interagir com os colegas da escola e aprender um pouco mais. Para aqueles que ainda permanecem relutantes com essa ideia, considere bem: muito melhor aprender um pouco mais hoje para que amanhã você possa construir um futuro melhor.

Quanto aos professores, para eles também é um pouco cansativo preparar uma aula diferenciada para um sábado letivo, mas fazem isso com plena consciência de que estão dando o seu melhor para construir cidadãos de bem, que poderão ter a capacidade de fazer um Brasil melhor.

Depois dessa leitura, o que você acha do sábado letivo?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo