Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Saiba dosar aulas práticas e aulas teóricas

Saiba dosar aulas práticas e aulas teóricas

Olá, leitores!

Os novos professores tem sempre essa dificuldade, como dosar as aulas práticas e teóricas, será que é bom ter mais aulas teóricas? Será que precisa ser meio a meio? As dúvidas são muitas e por isso falaremos sobre para dar aquela ajuda. Os dois estilos de aulas são importantes e vamos mostrar o porquê, você precisa balancear, independente da matéria que dá, por isso, aprenda como dosar a quantidade de aulas práticas e teóricas.

Por que dar aulas teóricas e práticas?

As aulas teóricas são as mais comuns nas escolas, todo professor dá aula teórica, elas são realmente necessárias. Com as aulas teóricas o professor vai poder explicar a matéria, mostrar fórmulas, cálculos, entre outras coisas. Toda matéria exige aula teórica, não é possível um professor dar apenas aulas práticas, até porque essas aulas servem para colocar em prática o que os alunos aprenderam na aula teórica.

Você como professor precisa saber que uma não existe sem a outra, mas é necessário existir um equilíbrio e esse equilíbrio só você vai saber como encontrar. Isso porque existem matérias diferentes, história não exige tantas aulas práticas como física e cada professor deve saber como balancear.

As aulas práticas são importantes da mesma forma que as teóricas são, é nessas aulas que os alunos vão poder lidar com o que aprenderam. Se você é professor de química, por exemplo, e ensinou uma determinada matéria, para que seus alunos aprendam melhor, é interessante levá-los até o laboratório. Nesse local eles vão fazer experimentos e trabalhar com as fórmulas que você ensinou nas aulas teóricas.

Uma dica interessante é mesclar aulas teóricas e aulas práticas, sempre que passar uma matéria nova na sua aula teórica dê também uma aula prática. As aulas práticas não precisam ser sempre em laboratórios, podem ser exercícios em sala de aula, dessa forma os alunos já estarão praticando o que aprenderam durante a aula teórica. Essa prática é muito importante, você não pode deixar seus alunos praticarem apenas em casa, eles precisam praticar na sala de aula com os colegas e com sua ajuda.

Nossa dica é mesclar as aulas sempre que passar uma matéria nova, mas a verdade é que essa dosagem depende de você, algumas vezes e em algumas matérias não é necessário uma aula prática, em outros caso a aula prática é indispensável. Faça um cronograma com as aulas que vai dar, as matérias e coloque sempre se dará aulas práticas ou teóricas.

O que abordar em aulas práticas?

criancas-felizes-na-escola

O que vai abordar nas aulas teórica você já sabe, é a matéria que está no cronograma que criou, mas e nas aulas práticas, como fazer? Tudo vai depender do tipo de matéria que dá, se você ensina química, matemática e física será mais simples dar aulas práticas, você pode levar ao laboratório, fazer experimentos e dar exercícios de cálculo para os alunos.

Para as matérias como português, história, geografia e outros, os exercícios também funcionam, são um tipo de aula prática, mas é possível fazer outras aulas práticas, como uma excursão em um museu, por exemplo, pode ser uma aula prática de história. Passar um filme ou documentário pode ser aula prática de geografia ou biologia. Você como professor deve conhecer bem o que sua matéria pode proporcionar aos alunos, as vezes um simples filme pode render uma boa aula prática.

Colocar os alunos para fazer algo é uma forma de aula prática, eles vão praticar, por isso, debates, redações, excursões, exercícios, entre outros, são alguns tipos de aulas práticas que você pode dar aos alunos. Só não deixe as aulas práticas de lado, é importante balancear e dosar, o ideal é como falamos, quando der uma aula teórica com matéria nova, dê também uma aula prática.

Comente aqui como faz com seus alunos, sua experiência pode ajudar outro professores, principalmente os que estão começando agora. Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, nós podemos ajudar na solução de suas dúvidas. Compartilhe também com outros professores, os alunos merecem um ensino de qualidade que dose de maneira equilibrada as aulas teóricas e práticas.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo