Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba como se diferenciar no mercado de trabalho durante a faculdade

Saiba como se diferenciar no mercado de trabalho durante a faculdade

Cursos e estágios profissionais podem ajudar os estudantes a garantirem uma formação completa e cheia de aprendizados

Olá, pessoal!

As universidades brasileiras oferecem cursos de graduação que duram entre quatro a cinco anos. Nesse período, os alunos estão se conhecendo como profissionais e se preparando para um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Para concorrer de igual para igual com os outros profissionais, além de escolher um curso em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso ir além, se especializar ainda mais e apostar em outras temáticas para garantir uma formação completa. Abaixo selecionamos algumas formas de complementar a sua graduação, sem perder o foco. Confira:

Cursos de idiomas

Que o inglês e o espanhol são cada vez mais exigidos no mercado de trabalho, todos nós sabemos. E uma ótima oportunidade de garantir uma formação completa é focar no estudo de línguas estrangeiras juntamente com a graduação. Ao aproveitar o momento, o aluno se mantém a frente da concorrência.

Palestras

Assistir a palestras de profissionais conceituados pode ser uma ótima alternativa para, além de ganhar pontos na faculdade, aprender mais sobre a profissão e, principalmente, fazer networking.

Cursos extracurriculares

Para complementar a formação, outra dica é realizar cursos extracurriculares. Na internet, por exemplo, é possível encontrar plataformas que oferecem aulas completas e gratuitas com temáticas como liderança, marketing pessoal, entre outros. Há, ainda, materiais de apoio à temas relativo ao curso de graduação escolhido.

Graduação no exterior

Algumas universidades hoje em dia oferecem opções para alunos que desejam estudar no exterior. Conciliar idioma e graduação faz com que as pessoas voltem mais capacitadas profissionalmente para encarar o mercado.

O profissional volta ao país com dupla formação, já que algumas matérias do exterior são diferentes das oferecidas no Brasil. É preciso tomar cuidado, no entanto, ao escolher essa opção para a graduação integral, já que nem sempre os cursos são reconhecidos por aqui.

Além da graduação, há a opção de fazer cursos extracurriculares em determinadas matérias, o que é vantajoso para quem não pode se ausentar por muito tempo do Brasil.

Estágio

Nem só de cursos extracurriculares vivem os estudantes. É preciso aproveitar a graduação para adquirir experiências profissionais e, claro, colocar em prática todo o conhecimento adquirido no dia a dia da faculdade.

O estágio é uma ótima oportunidade para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e querem exercer a profissão escolhida. No dia a dia da empresa, eles poderão aprender um pouco mais sobre a carreira, trocar ideias, planos e estratégias, bem como adquirir experiência profissional.

Muitos estudantes, aliás, são efetivados em seus estágios ou utilizam a oportunidade para conhecer as mais diversas áreas de cada profissão. Não perca a oportunidade!

E você, o que acha que pode complementar a sua formação?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo