Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba como otimizar sua redação para o ENEM

Saiba como otimizar sua redação para o ENEM

Olá,

Na dissertação-argumentativa do Enem, o candidato precisa dissertar acerca de um tema e desenvolver argumentos, defendendo uma ideia e a justificando com uma proposta de intervenção. A argumentação pode ser uma armadilha para os alunos, pois ela exige coerência.

No dia 27 de julho, às 20 horas, o professor de Redação do QG do Enem, Raphael Torres, traduz para os alunos tudo o que eles precisam saber sobre a competência de correção número 3 do Enem.

Além das dicas, no segundo bloco, a professora de redação, Fernanda Pessoal, será a convidada para debater com Torres um dos temas com fortes chances de ser cobrado no Enem 2017: ” O Conceito de Família na Contemporaneidade”.

A aula terá uma hora de duração e faz parte do curso Redação na Prática do QG do Enem. Porém, devido à importância dos temas da aula, para assistir, não é preciso ser aluno.

Para te ajudar a elaborar uma boa redação durante sua prova do Enem e outros vestibulares, e a atingir a tão sonhada nota 1000, seguem dicas de como usar os textos de apoio. Confira:

Leia com atenção!

Os textos motivadores muitas vezes podem indicar algumas das linhas de raciocínio que a banca corretora do exame gostaria de ver na sua redação, por isso é muito importante lê-los com bastante atenção.

Não sabe por onde começar?

Se você não sabe como começar a sua redação, os textos de apoio podem ser de muita ajuda. Como eles sempre vão indicar reflexões válidas e importantes a respeito do tema, você pode utilizar o mesmo raciocínio como ponto de partida para o seu texto.

Mantenha a sua originalidade

Mesmo que esses textos sejam ótimas oportunidades de você começar a refletir sobre o que escrever na sua redação, os candidatos não devem usar estes materiais para somente reproduzir as informações e pontos de vistas apontados. Esta prática poderia influenciar negativamente na nota final de sua redação podendo acarretar, inclusive, em sua anulação. É importante saber que os trechos copiados dos textos motivacionais não são considerados na contagem de linhas, ou seja, não serão considerados pela banca avaliadora.

Aproveite os dados

É muito comum encontrar dentro dos textos motivadores dados relevantes para a proposta temática em questão, como gráficos e estatísticas. Essas informações podem ser utilizadas, por exemplo, para provar os seus argumentos por meio de raciocínios, ou justificar a relevância de sua proposta de intervenção:

“Visto que atualmente as mulheres ganham 30% menos que os homens, é preciso…”

Além disso, esses dados também devem ser aproveitados para você explicar em seu texto por quais razões tais fenômenos acontecem, ao invés de apenas indica-los.

Nunca ignore os textos de apoio

Por fim, nunca deixe de ler os textos! Além de deixar passar informações que podem ser bastantes relevantes para a elaboração de sua redação, você poderá deixar raso o seu texto por não compreender bem a proposta temática. Por isso, mesmo se você não estiver com muito tempo na hora, sempre dê uma lida nos materiais de apoio disponibilizados.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo