Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba como interpretar um texto jornalístico

Saiba como interpretar um texto jornalístico

Olá,

No Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato se depara com diversos tipos de textos e tem que saber identificar e interpretar cada um deles. Boa parte da prova de Linguagens é composta por texto, aumentando ainda mais a importância de um bom conhecimento das diferentes formas textuais.

Pensando nisso, o QG do Enem, plataforma de cursos online, reuniu uma professora de Língua Portuguesa, Priscila Gomes, e uma de Redação, Carolina Brum, para dar uma hora de aula sobre um dos tipos de texto mais frequentes no Enem: o jornalístico.

A aula interdisciplinar acontece na terça-feira, dia 20 de junho, às 20 horas. Esta faz parte do Curso Completo Enem + do QG, mas será aberta para não alunos também assistirem.

Confira o calendário de junho das aulas ao vivo e gratuitas do QG do ENEM:

27/06 – Terça-feira, às 20h – Matemática do Zero: Logaritmo

28/06 – Quarta-Feira, Às 20h – Foca na Medicina: Equilíbrio Químico

Para já entrarmos no clima da aula, separamos algumas dicas sobre o tema para você.

O texto jornalístico é produzido em 4 fases:

– Pauta;

РApura̤̣o;

РReda̤̣o;

РEdi̤̣o.

O texto é escrito de maneira formal e sempre bem objetivo. Dentre os textos jornalísticos, há algumas divisões. As notícias relatam um acontecimento, enquanto uma reportagem é mais denso, dá uma informação aprofundadas sobre acontecimentos não necessariamente recentes. Já a entrevista, colhe informações, opiniões e experiências pessoais de uma pessoa. A crônica é um texto jornalístico que beira a literatura, pois apresenta características de uma narrativa, porém registra fatos do cotidiano. Por fim, o artigo de opinião, como o nome já diz, é uma opinião pessoal que informa, mas ao mesmo tempo pode até persuadir o leitor.

Esta foi só uma palhinha dos assuntos que serão abordados aprofundadamente durante a aula. Não perca as professores Priscila e Carolina no dia 20 de junho, às 20 horas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo