Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Saiba como incentivar a leitura em crianças pequenas

Saiba como incentivar a leitura em crianças pequenas

Olá,

Tem filhos de 5 a 7 anos? As crianças pequenas também precisam ser incentivadas a ler, por mais que elas não saibam ler ainda ou tenham um pouco de dificuldade, é importante apresentar o livro para elas. A verdade é que você pode começar a incentivar a leitura em crianças pequenas de 3 anos para cima, elas já conseguem entender o que você está falando e podem ser motivadas.

As crianças que não são alfabetizadas ainda podem e devem ser estimuladas a entrar nesse mundo tão mágico, que criança não se encanta com as aventuras vividas pelos personagens, não é mesmo? O manuseio de livro é recomendado desde a primeira infância, isso é o recomendado por muitos especialistas, a primeira infância é no período entre os 15 meses e três anos.

Nesse caso o indicado é sempre comprar livros próprios para elas, existem muitos livros dedicado para as crianças pequenas, alguns tem um material até diferente. Se seu filho conviver com os livros desde pequeno, vai ter mais facilidade no decorrer do processo de alfabetização, além disso, vai desenvolver outras competências. Mas é bom lembrar que você deve ir trocando os livros, não ofereça um livro muito bobo para seu filho de 5 anos, já o seu filho de 7 precisa de um livro ainda mais elaborado que o de 5.

Separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a incentivar a leitura em crianças pequenas, você pode fazer com que os livros virem uma rotina diária das crianças. 

Veja 7 dicas para incentivar a leitura em crianças pequenas

criancas-lerem-mais

Crie um momento de família

É importante criar um momento bem particular, algo de família mesmo, pode ser na hora de dormir, se você tem um horário para colocar as crianças na cama, vá meia hora antes, escolha um livro e leia para eles. Você pode revezar um dia a mãe, outro dia o pai ou fazer um momento para toda a família participar, nesse caso a escolha é de vocês. Mas ter um momento de leitura com as crianças é importante, não precisa ler o livro todo, e os pais não precisam ler os mesmos livros.

Livros coloridos

Os livros coloridos e com gravuras chamam mais atenção, principalmente para as crianças menores, alguns só tem ilustrações e não tem texto, eles funcionam também, assim a criança se sente livre para imaginar e fazer a narrativa como quiser. Alguns livros também têm texturas, emitem sons, são emborrachados e de plástico, esses livros são bem interessantes e pode ter certeza que é uma maneira de incentivar a leitura em crianças pequenas.

Frequente livrarias

Por mais que você não vá comprar nenhum livro no momento, você deve frequentar livrarias e bibliotecas, leve seus filhos para conhecer livros novos, para ler e se divertir no local. Muitas livrarias e bibliotecas promovem eventos de contação de histórias, oficinas e outras coisas que podem atrair a atenção delas para esse mundo da literatura.

Dê exemplo

Não adianta ler com seus filhos e fazer tudo o que indicamos até agora se eles não veem você lendo. É sempre bom ter um livro por perto, por mais que você não esteja lendo, ter um livro na cabeceira da cama, vai deixar a criança imaginar que você lê. Mas é claro que é bom que ela veja você gastando um tempinho na leitura, você também pode contar para ela sobre o que está lendo e resumir a história.

Não demore a dar livros com texto

Falamos que os livros só com imagens vão ajudar a incentivar a leitura em criança pequenas, mas você não pode deixar elas apenas com os livros sem palavras. Por menor que seja a frase, você precisa começar a comprar livros assim e mostrar para seu filho. Com o tempo vá aumentando a quantidade de palavras e diminuindo a quantidade de imagens.

Elas adoram repetir histórias

Quando elas têm cerca de 4 anos é muito comum começar a repetir as histórias que mais gostam. Deixe que ela leia o livro que mais gosta por mais vezes, mas não esqueça de oferecer outras histórias para diversificar.

Poemas, rimas e piadas também ajudam

Você não precisa dar apenas livros que contam histórias, pode oferecer livros com poemas, rimas e até livros de piadas. Assim a criança vai diversificar um pouco e entender que existem outros gêneros, ela vai se apaixonar por todos.

Com essas dicas pode ter certeza que vai incentivar a leitura em crianças pequenas da forma certa. É importante compartilhar isso com elas, pode ter certeza que elas serão adultos mais inteligentes, que sabem conversar e serão mais bem sucedidos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo