Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Saiba como fazer uma feira de ciências

Saiba como fazer uma feira de ciências

Olá, leitores!

Todos sabem que uma das maneiras mais fáceis de aprender qualquer conteúdo dentro da escola é através da prática, independentemente da disciplina a prática é fundamental para agregar mais conteúdo ao processo de ensino e aprendizagem.

Uma forma interessante de aplicar a prática dentro da escola é através de feiras temáticas, sendo que a feira de ciências merece uma atenção especial, afinal é através da ciência que aprendemos e desenvolvemos novas invenções e aplicamos os que aprendemos em sala de aula.

Além disso, a ciência é a única matéria escolar que permite a  interação com as demais matérias, tornando assim a feira de ciência mais completa e atrativa.

Realizar uma feira de ciências na escola, também é uma grande oportunidade de abrir as portas da escola para a comunidade e mostrar o que a ela tem feito com relação a transmissão do ensino para seus alunos, além de mostrar para o público que nunca é tarde para aprender algo novo, ou atualizar os seus conhecimentos.

O mais interessante e legal nas feiras de ciências, é que a cada ano os alunos buscam aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, apresentando trabalhos cada vez mais interessantes e envolventes.

Com isso, os professores, podem explorar mais em sala de aula as áreas de interesse de seus alunos e, dependendo do trabalho, até indicar para alguma competição de feiras de ciências.

Por onde começar a montar uma feira de ciências?

pessoas-em-uma-feira-de-ciencias

Após determinar, juntamente com a direção da escola a data da feira, é hora de começar a trabalhar com os alunos. Para isso, é importante que durante todo o ano letivo, os alunos tenham recebido orientações sobre a feira de ciências e principalmente, que se tenha despertado o interesse desses jovens pela ciência.

Em seguida, para que a feira de ciências leve realmente à produção de Ciência, os alunos precisam aprender a aplicar o método científico — à medida que o projeto se desenvolve.

Uma boa sugestão para esse passo é fazer com que os alunos identifiquem um determinado problema e busquem uma solução efetiva, com base no que aprenderam nas aulas de ciências.

Oriente seus alunos a anotarem todas as observações, isso fará com que ele dê mais importância ao trabalho que está realizando e mantenha-se focado no seu projeto e o desenvolva com mais gosto e dedicação.

Nos dias da feira de ciências, o conhecimento adquirido e desenvolvido durante a pesquisa deve ser apresentado aos visitantes da comunidade por meio da fala e de cartazes, folhetos, maquetes e engenhocas.

Uma dica importante aqui é, que os alunos não devem repetir oralmente informações escritas e procurar sempre interagir com as pessoas, para assim a feira de ciências ser mais interessante e didática para todos.

Desenvolver uma feira de ciências é trabalhoso e cansativo para os professores e alunos, mas uma coisa é certa, os resultados apresentados no dia do evento são interessantes, além de ser prazeroso para o professor e para os alunos observar seus trabalhos desenvolvidos com tanta dedicação ao longo do ano.

Qual o assunto você irá trabalhar com seus alunos na feira de ciências em sua escola?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo