Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba como estudar português usando jogos de soletração

Saiba como estudar português usando jogos de soletração

Olá, leitores!

Os jogos de soletração são bem legais, ele pode ser praticado em casa, com os amigos e até na escola. Já participou de algo assim? O jogo de soletração vai ajudar muito na aprendizagem do português, você não vai apenas aprender como se escreve uma palavra, mas vai entender porque escreve daquela forma.

Sabe aquelas regrinhas que você aprende quando é pequeno e está começando a escrever como, antes de P e B usa-se M? Existem muitas regrinhas como essa, além disso, você vai descobrir de uma vez por todas quando uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Essas são algumas das vantagens de aprender soletração e jogar, essa prática é importante e o aprendizado dado por ela será levado para toda a vida.

O que é soletrar?

Provavelmente você já deve ter visto o filme Akeelah and the Bee (em português: Prova de Fogo – Uma História de Vida). Esse filme conta a história de uma menina que tinha talento com as palavras e, por causa disso, é incentivada pelo professor a participar do concurso regional de soletração, o filme trata de vários assuntos como diferenças sociais e racismo, mas é muito interessante e mostra muitas táticas de soletração.

Pode ter certeza que você vai aprender muito se assistir o filme, vai poder começar a praticar como ela e aprender melhor a nossa língua, que é tão cheia de regras e exceções. Por mais que pareça um jogo bobo, a soletração é importante. O português é uma matéria muito complexa, saber escrever uma palavra corretamente é muito importante, isso vai te ajudar na escola, nas provas que for fazer e até na redação do Enem.

Além do mais, saber como escrever uma palavra corretamente vai ajudar no momento de escrever um e-mail para seu chefe ou superior na empresa, vai ajudar a fazer um artigo científico que te dará uma vaga para o curso de mestrado ou doutorado. Saber escrever é muito importante, mas a soletração vai incentivar também a estudar outras coisas, pode ter certeza que ficará feliz em aprender e vai querer saber mais coisas relacionadas com a matéria.

Aplicativos gratuitos de soletração

letras-a-b-e-c

No filme que citamos a menina não tinha ajuda de aplicativos ou da internet, mas você tem e isso facilitará muito, existem diversos sites que podem te ajudar a aprender soletração e praticar. Também existem aplicativos, nesse caso você pode pegar o celular e praticar quando quiser e na hora que quiser. Vamos mostrar dois aplicativos bem legais que você pode brincar e aprender ao mesmo tempo.

Soletrando – Esse jogo tem como objetivo soletrar (digitar) as palavras que o jogo falou, como não é possível falar você vai escrever a palavra, mas de toda forma vai acabar soletrando em sua mente. Depois que você escreve e confirma, o jogo revela se acertou ou não e continua se tiver acertado. É possível jogar com os amigos no mesmo aparelho e a idade recomendada é a partir de 12 anos.

Soletrar – O jogo Você sabe soletrar? É um teste de conhecimentos da língua portuguesa, ele já está com o novo acordo ortográfico, o que é bem interessante e está disponível para Android e iOS. No jogo você vai ver inúmeras palavras divididas em 4 fases, o legal é que quanto mais rápido responder, melhor será sua pontuação.

Não deixe de estudar português soletrando, é fácil, divertido e você vai aprender muito. Se tiver um aplicativo legal para indicar não esqueça de deixar nos comentários.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo