Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Saiba como estudar atualidades para concursos públicos

Saiba como estudar atualidades para concursos públicos

Olá,

Presente em diversas provas de concursos federais, a disciplina de Atualidades costuma cobrar conteúdo acerca da política, economia, história e cultura. Em alguns editais, a matéria pode ser descrita como Conhecimentos Gerais ou História, e os temas podem ser cobrados em todas as avaliações do concurso, exigindo do candidato bom domínio acerca dos fatos recentes que ocorreram no Brasil e no mundo. Pensando nisso, listamos 5 dicas que vão te ajudar a estudar de forma correta para essa disciplina.

1) –Estudar história do Brasil é o primeiro passo para dominar a matéria de Atualidades para concursos, visto que entender o passado ajuda a compreender o presente. Em relação aos fatos mundiais, comece pelos acontecimentos mais marcantes que têm repercussão na atualidade, e peça ajuda de um professor para direcionar os seus estudos.

2) -As questões de provas para carreiras jurídicas focam em política e sociedade. Já o cargo de escriturário do Banco Brasil foca em conhecimentos do mercado financeiro e exigem domínio sobre economia. Portanto, cada função tem seu próprio tipo de notícia, e é importante saber quais são estas.

3) – Ler revistas semanais ou mensais é fundamental, uma vez que, geralmente, as reportagens de revistas tratam dos fatos cotidianos de forma aprofundada com artigos, imagens, análises, entrevistas com especialistas e estatísticas, dados que ajudam na preparação para a avaliação dissertativa.

 4) -Fique atento ao noticiário diário e você pode fazer isso acessando, pelo menos, um site jornalístico por dia. Leia e analise as notícias sobre economia, sociedade e política. Para ter diferentes perspectivas acerca de um mesmo tema, seria interessante também ler jornais impressos, ouvir rádio jornais e assistir telejornais.

5) -Uma outra forma de estudar para a matéria, é escrever textos de diferentes temas para fixar os detalhes na memória, como datas e nomes. Elabore perguntas e tente respondê-las como: como está o cenário econômico do Brasil? O que é o Estado Islâmico? Como estão as eleições americanas?

 Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo