Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba como escolher o programa de trainee ideal

Saiba como escolher o programa de trainee ideal

Olá, estudantes!

Ter uma carreira bem sucedida é o sonho de todo jovem recém-formado e estudantes de nível superior. Com salários altos e oferta de plano de carreira, os programas de trainee atraem cada vez mais pessoas. Por isso, aqui você vai saber como escolher o programa de trainee ideal para você.

Com o grande número de opções, muitos candidatos não sabem como e qual escolher, se inscrevem em diversos processos seletivos e acabam diminuindo suas chances de aprovação por não conhecerem as empresas ou por tentarem companhias que não estão de acordo com o seu perfil profissional.

Para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre o processo de trainee, o site G1 consultou as especialistas Cristiani Furlani, gerente da Cia de Talentos, Fátima Rossetto, direito de talento development da LHH/DBM e Rosana Echigo, gerente de RH da Ernst & Young Terco. Elas reuniram algumas dicas de como participar dos processos seletivos dos programas de trainee e nós disponibilizamos aqui para vocês.

Dicas para participar dos processos seletivos dos programas de trainee

Requisitos

Para participar de um programa de trainee é indicado que a conclusão do nível superior tenha sido há no máximo 2 anos ou que tenha previsão de conclusão para os próximos 2 anos. O nível de inglês deve ser intermediário ou fluente e ter disponibilidade para viagens e mudanças.

Características

O candidato deve ter pró-atividade, flexibilidade, criatividade, ousadia, dinamismo, facilidade para trabalhar em grupo, habilidade para relacionamento interpessoal e capacidade de aprendizado rápido.

Etapas

A maioria dos processos seletivos para trainee tem de 5 a 7 etapas, que incluem testes online, dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevista com gestores da empresa.

Como funciona

Durante o programa, os trainees passam pelo “job rotation”, em que trabalham em diversas áreas para conhecer o negócio e a estrutura da empresa. Com o término do programa, ele pode atuar na área que escolheu no início do processo ou na que obteve melhor desempenho.

Remuneração

A média de remuneração para trainees é de R$4mil.

Contratação

Geralmente os trainees são contratados no regime CLT, com direitos trabalhistas previstos na lei como FGTS, fundo de garantia, 13º salário, aviso prévio, entre outros benefícios.

Duração do programa

Média de 1 ano.

Escolha

Os candidatos encontram dificuldades para escolher as companhias devido ao número de opções disponíveis. Segundo as especialistas, é indicado se cadastrar somente nas empresas com as quais se identifiquem.

Para isso, os interessados devem pesquisar todo o tipo de informação para conhecer o local em que pretendem atuar. E a procura não deve se restringir apenas aos dados disponíveis no site. Ler sobre a atuação da empresa, conhecer seus resultados no mercado, sua reputação e até conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam nas instituições são boas estratégias na hora da escolha.

Ter identificação com a missão, visão, valores, cultura, produtos, atividades, desafios e programa de desenvolvimento da empresa são requisitos necessários, já que o trainee vai estruturar sua carreira nessa instituição.

Outro ponto importante é prestar atenção ao perfil e as qualificações solicitadas no anúncio do programa de trainee. Segundo as especialistas, muitos participantes são desclassificados por não terem a formação ou o nível de inglês solicitado e com isso, o jovem pode perder a oportunidade de participar de um processo seletivo de programa de trainee mais adequado às suas características.

Pesquise, escolha, prepare-se e aproveite!

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo