Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Saiba como alinhar educação e diversão

Saiba como alinhar educação e diversão

Olá, leitores!

A metodologia de ensino no Brasil é considerada por alguns profissionais como ultrapassada, pois as aulas continuam sendo expositivas, na qual o professor apenas explica o conteúdo, sem dar espaço para que os alunos exponham as suas opiniões.

Por mais que haja críticas, o fato é que a necessidade dos jovens de hoje é diferente de alguns anos atrás. Hoje as crianças são mais ativas e participativas, assim o método de ensino tende a ser mais dinâmico e, porque não, divertido.

A importância da dinâmica no processo de ensino e aprendizagem não deve ser subestimada. É importante compreender que sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, com a finalidade de estimular a produção do conhecimento e a recreação deste conhecimento.

Ao optar pelo uso de aulas dinâmicas, você poderá utilizar desde jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até mesmo estimular que sejam externados conflitos.

Dinâmicas em sala de aula

criancas-e-professora-felizes

Para auxiliar na aplicação de aulas mais dinâmicas, atrativas e divertidas, preparamos 10 dicas de atividades lúdicas:

1. Ambiente interativo: estimule seus alunos a criarem peças de teatros baseadas em um determinado conteúdo aplicado em sala de aula;

2. Passeios e visitas: realize passeios e visitas a museus e parques ou mesmo trilhas ecológicas;

3. Tecnologia: use e abuse da tecnologia e da internet para tornar as aulas mais dinâmicas;

4. Dinâmica de grupo: a aplicação de dinâmica de grupo no processo de ensino e aprendizagem, faz com que além de aprender o conteúdo, o aluno aprenda a socializar e tenha raciocínio lógico.

5. Debate: Estimule o debate em sala de aula. Use temas que estão em alta, e faça-os discutir a respeito disso. Essa maneira de ensinar, faz com que os alunos aprendam a desenvolver sua própria opinião sobre o cotidiano e o que acontece no mundo.

6. Promova desafios: dê atividades que provoquem seus alunos, desafiando-os a resolver essa atividade proposta.

7. Use música: você pode, por exemplo, estimular os alunos a criarem paródias de algumas músicas com o conteúdo aplicado em sala. Esse método poderá ajudá-lo inclusive no período de vestibular.

8. Mude: altere a conformação da sala de aula, arrume as mesas em formato de semicírculo, assim todos poderão participar mais ativamente da aula.

9. Criatividade: você também poderá estimular seus alunos a criarem seus próprios jogos com o conteúdo dado em sala de aula.

10. Atividades diferenciadas: se sua turma for de educação infantil, você poderá estimulá-los a fazer uma mini-horta em algum espaço disponibilizado pela escola.

Acima de tudo, acredite na mudança, e aceite-a de braços aberto. O novo assusta, mas não podemos ignorá-lo.

O mundo está mudando, portanto é necessário aprender constantemente.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo