Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Saiba como a internet das coisas vai modificar nosso dia a dia

Saiba como a internet das coisas vai modificar nosso dia a dia

Olá, leitores!

Você já ouviu falar ou faz ideia do que é a internet das coisas? Muitas pessoas jamais ouviram falar sobre, mas é importante saber, pois ela pode transformar o nosso dia a dia. Se ficou curioso para saber o que é ou se sabe e quer entender um pouco mais, vamos falar sobre essa revolução tecnológica que está chegando.

A Internet das coisas é uma verdadeira revolução na tecnologia, é um sistema global criado para registro de bens, é usado um sistema de numeração único chamado Electronic Product Code. Tem o objetivo de conectar os itens usados no seu dia a dia com a rede mundial de computadores. Provavelmente você já viu eletrodomésticos, maçanetas ou meios de transportes conectados a internet ou outros dispositivos como computadores e celulares.

Isso é a internet das coisas, cada vez mais o nosso mundo físico vai se integrar e tornar um só por causa de dispositivos que se comunicam um com os outros. O engraçado é que tudo isso parece novo, mas a verdade é que a internet das coisas começou a ser pensada há 25 anos, desde 1991.

Como vai modificar nosso dia a dia

o-mundo-com-a-internet-das-coisas

A internet das coisas já está modificando o nosso dia a dia, mesmo que antes você não tenha reparado que esse era o nome, provavelmente já deve contato com uma dessas coisas. Nem que seja na loja do fabricante de geladeiras que fazem listas e conversam com você usando o acesso a internet. Em alguns carros mais tecnológicos, por exemplo, quando você entra, a câmera já faz o reconhecimento e oferece informações que você precisa e quer.

Esse tipo de sistema no carro é bem interessante, até mesmo para evitar furtos. Se alguém entrar no carro e ele não reconhecer, o próprio carro já tira uma foto e manda para o celular do dono do automóvel. A internet das coisas foi criada para favorecer e facilitar a vida dos usuários, o mesmo pode acontecer com a fechadura da sua casa, se alguém tentar entrar para roubar ou furtar.

A internet das coisas está tão presente nas nossas vidas que muitas vezes nem percebemos, pois já existem relógios que podem ser usados para acessar a internet e controlar outras coisas, saber do tempo e até as notícias. Também já é possível automatizar toda a casa e controlar tudo por um celular ou tablet: você pode apagar as luzes, fechar o portão, ligar o ar condicionado, abrir ou fechar uma torneira.

Isso tudo já é possível e, se você parar para pensar, muitas outras coisas já são possíveis tudo graças a internet das coisas. Ela vai modificar de forma significativa nossas vidas e o dia a dia, você não vai perder mais tempo fazendo algo que necessitava de um maior cuidado, mas que é necessário, por exemplo, sua geladeira pode pesquisar a receita que você precisa para fazer um bolo ou o almoço do dia e pode ainda procurar uma receita com os ingredientes que você tem.

O dia a dia está cada vez mais diferente e vai modificar ainda mais por causa da tecnologia e da internet das coisas. O que seus pais faziam antigamente, não será mais necessário fazer, pois com a internet das coisas os aparelhos farão para você. O interessante é que se você já deixar tudo programado na sua casa, por exemplo, os objetos vão simplesmente reagir a sua presença, você não vai precisar acender a luz quando chegar, ou procurar a chave dentro da bolsa para abrir a porta.

Imagine o que a internet das coisas já fez e ainda pode fazer, o seu dia a dia será bem diferente daqui um tempo. Já pensou poder evitar um engarrafamento, porque seu automóvel se comunicou com outro veículo e descobriu que ficaria parado em certo lugar? Essa tecnologia está a poucos passos de você, daqui algum tempo vamos poder usufruir de tudo isso.

Agora queremos saber o que você acha que deveria existir na internet das coisas para facilitar e modificar o seu dia a dia. Deixe seu comentário, vamos gostar de saber.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo