Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Saiba as vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais

Saiba as vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais

Olá, leitores!

Livros Digitais ou Livros Impressos é um debate que vem crescendo desde o início da popularização dos aparelhos digitais.

Muitas vezes é até difícil acompanhar a tecnologia, pois ela está sempre evoluindo, sempre trazendo novidades. Foi assim com o VHS, vinil e celulares antigos, porém o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital. Muito disso se deve a preferência dos leitores pelo livro impresso devido a experiência sensorial que ele traz, mas seria apenas essa a vantagem dos livros impressos? E por outro lado, seriam os livros digitais formas superiores de leitura?  Tudo isso é relativo, depende do que cada um procura e por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um para saber qual escolher.

As vantagens da mídia digital

  • Não ocupa espaço

E-books não tem peso, nem ocupam espaço físico, ou seja, você pode carregar apenas um ou uma centena dentro do seu bolso sem preocupações. Além disso, livros digitais são mais práticos até mesmo para serem lidos, já que não é preciso ter uma posição exata para segurar, sem páginas dobrando na hora que não devem.

  • Maior durabilidade

Os livros digitais também apresentam a vantagem de ter uma durabilidade, tecnicamente, infinita. Eles não podem ser rasgados ou fazer a famosa “orelha”.

  • Nenhuma árvore usada na sua criação

Atualmente existe uma grande preocupação com o meio ambiente e, nesse quesito, os e-books também vencem, afinal não é necessária uma única árvore para a sua criação e distribuição.

  • Preço

Cópias digitais são mais baratas para serem produzidas e não precisam de transporte, exportação ou qualquer gasto adicional. Por esse motivo ele é muito mais barato que uma versão física. Geralmente um e-book não custa mais do que 20 reais, alguns podem até custar centavos.

  • Variedade

Outra grande vantagem dessa mídia é a facilidade de acesso a diversos títulos. Sabe aquele livro que você procura em toda biblioteca e não acha? Provavelmente ele está apenas a alguns clicks de distância no seu smartphone.

  • Interatividade

Esse tipo de livro apresenta uma interatividade que não pode ser alcançada pelas versões impressas. A interatividade é talvez a maior vantagem do e-book. Você pode ter links funcionais, gráficos animados, pequenos vídeos, GIFs, comentários em áudio, sites de desmembramento. Enfim, uma infinidade de recursos que podem acelerar o processo de aprendizado e otimizar a busca por informações.

Em suma o E-book é uma alternativa mais barata, duradoura e com muito mais interatividade que os livros impressos, mas ainda assim não pode ser considerada uma versão superior, principalmente para os leitores que os utilizam com o objetivo de estudar. Nesses casos o livro físico ainda pode ser a melhor opção e isso não parece ser algo passageiro.

Para entender o porquê dos livros físicos não se tornarem obsoletos, é preciso entender suas vantagens que vão muito além do sensorial.

As vantagens do livro físico

menina-feliz-com-livros

  • Sensação de algo físico

A vantagem mais atenuante das versões impressas é justamente a sensação de você ter algo em mãos, o cheiro do livro, a textura na página, tudo isso aumenta o prazer da leitura e a satisfação de comprar um algo novo e excitante que não seja apenas um aplicativo.

  • Concentração

Apesar dos livros digitais chamarem mais atenção e serem mais interativos, essas duas qualidades podem prejudicar a leitura, principalmente no caso de crianças. Alguns estudos com grupos de teste lendo o mesmo livro nos diferentes formatos tiveram resultados diferentes de entendimento e de retenção de informação, com o livro impresso tendo melhores resultados. Apesar da interatividade ajudar na busca por informação, ela pode atrapalhar se causar muita distração, principalmente em leitores mais novos.

  • Cansaço

Livros físicos são geralmente menos cansativos do que os digitais, a luz de fundo dos aparelhos celulares e tablets são cansativas para os olhos, podendo assim diminuir o tempo que você passa com um livro.

Conclusão

O fato primordial é que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa.  Nessa discussão se encaixa muito o termo “Ferramenta certa para o trabalho certo”. Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.

Já para os estudantes a recomendação é sim optar por livros físicos por terem menos formas de desviar a concentração. No bom e velho livro impresso não tem o risco da janelinha do whatsapp chamar a sua atenção, interrompendo assim sua concentração e estudo.

E para você, qual é a melhor opção e qual a te ajuda a aprender mais?

Até mais!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo