Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Roteiro para aprender francês com Podcast

Roteiro para aprender francês com Podcast

Olá, leitor!

Você sabia que atualmente os Podcasts são uma das melhores formas para quem está começando em um novo idioma?

Por quê? Porque os Podcasts dão a oportunidade de ouvir o seu novo idioma sendo falado na pronúncia correta e você poderá aprender de qualquer lugar.

Se você está procurando alternativas para aprender francês com podcast, invista seus estudos para treinar seus ouvidos e isso irá fazer você falar mais rapidamente, é a melhor maneira de aprender francês. Veja as dicas que preparamos para você extrair o máximo desta opção de aprendizado. Confira!

Como aprender Francês com Podcast

Aprender_frances_com_podcast_frances_download_para_brasileiros_spotify_para_iniciantes_podcast_francais_aprender_frances

É imprescindível que você estude idiomas e que siga um método, você não irá aprender somente estudando gramática e textos. Um método de aprendizado que não inclua muitos exercícios de áudio para treinar sua escuta não trará resultados consistentes.

Você pode utilizar os podcast para aprender francês e outros idiomas. Mas é importante que escolha os melhores podcasts.

Os podcasts que são estruturados para guiá-lo em uma jornada para aprender francês são os mais indicados, você eventualmente pode acessar um podcast em francês que não siga uma estrutura focada no estudante de idioma, mas na maior parte do tempo invista naqueles que estão estruturados numa metodologia de ensino de idiomas.

Por que é importante escolher bem um podcast para aprender francês?

É interessante que você siga um passo a passo para aprender francês e utilize os Podcasts para estudar e seguir suas lições, assim você vai se basear no que aprendeu anteriormente. E seguindo um roteiro estruturado, saberá avaliar melhor seus avanços no idioma.

Não é recomendado que você estude francês apenas ouvindo podcasts. Os podcasts são uma ferramenta para te ajudar a aprimorar a escuta e consequentemente a fala, mas não deve ser utilizado de forma isolada.

Se você precisa aprender sobre como pedir comida em um restaurante, fazer compras, falar sobre seu trabalho e profissão, aprender francês para suas viagens, você pode personalizar um roteiro de estudos e pesquisar lições de podcast que complementem seus estudos de francês.

Qual a melhor sequência para aprender francês com podcast?

Na sequência de seus estudos de francês organize um roteiro e rotina de estudos que inclua alguns exercícios para treinar sua escuta, fala, leitura e depois escrita:

  • Ouvir: você vai treinar a escuta para aprender francês da forma como é falado, com pronúncia correta e também o francês utilizado no dia a dia, assim estará treinando seu ouvido para reconhecer a estrutura da fala, mesmo que não compreenda tudo ou muito pouco no começo, invista bastante tempo nos podcasts nesta etapa;
  • Falar: após treinar sua escuta com os podcasts em francês faça exercícios de conversação. Procure podcasts que também tenham exercícios para treinar seu vocabulário e vá avançando no idioma, até você aprender o maior número de palavras em francês;
  • Ler: acesse sites em francês, livros didáticos, livros e textos em francês/português e tente reconhecer as palavras que você já ouviu antes;
  • Escrever: depois que você treinou seus canais de entrada (escuta e leitura) agora você irá aprender como escrever em francês. Esta etapa se tornará mais fácil depois que seguir esta sequência.

Os benefícios de estudar francês com Podcasts

Uma das grandes vantagens de estudar com podcasts é que você pode aprender francês em qualquer lugar. Você pode baixar as lições de francês no seu smartphone, tablet ou até no seu computador utilizando aplicativos e ouvir quando quiser.

Além do estudo focado, você pode ouvir em outras oportunidades, por exemplo, enquanto faz uma caminhada, enquanto está na academia ou num trajeto de viagem, na ida e volta do trabalho.

Há muitos materiais gratuitos para aprender francês, e muitas opções pagas também. Você pode assinar um serviço de podcast para aprender francês pago e antes de pagar, fazer uma avaliação grátis, assim você testa e verifica se a experiência de aprendizado é a mais adequada para você.

Considere o CECRL para aprender francês

Pesquise e dê mais atenção aos podcasts que ofereçam roteiros de lições e exercícios para download e que sigam o CECRL, para que você possa acompanhar os textos enquanto ouve, assim estará treinando sua escuta e leitura, além de fazer as conexões para aumentar sua compreensão.

O CECRL é a sigla em francês para QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) que é a diretriz usada para descrever os níveis de aprendizado e fluência de alunos de línguas estrangeiras em toda a Europa e inclui: aprendizagem, ensino e avaliação.

Quando for pesquisar algum podcast, considere se o método segue esta diretriz, assim você garante que está acessando um conteúdo estruturado para ajudá-lo a aprender o máximo possível e também o mais rápido possível, seguindo lições em francês que seguem os níveis da escala do CECRL.

Considerando essas dicas para aprender francês com podcast, selecionamos alguns para você já começar seus estudos e personalizar seu roteiro.

Confira ótimas opções para aprender francês com Podcast

Frenchpod101

Um dos melhores sites de idiomas para aprender francês com podcast é o Frenchpod101. Este site de podcast francês pode ser um ótimo começo para os estudantes iniciantes no idioma.

Os podcasts em francês apresentam mais 1.370 lições de áudio e também vídeos. Uma enorme variedade de conversas para treinar vocabulário em francês.

O estudante de francês obtém uma compreensão de cada palavra e como ela pode ser usada em outros contextos. Há ferramentas de aprendizagem de vocabulário e cartões de repetição espaçada.

Outro recurso desse site de podcast, são as notas detalhadas sobre a lição em PDF e o fórum animado da comunidade e discussão da lição. Você também pode baixar o aplicativo de podcast para aprender francês e estudar em qualquer lugar!

Learn french by Podcast

Learn French by Podcast compartilha eventos atuais e cada podcast introduz palavras do vocabulário relacionadas ao tema da lição. Você pode aprender francês com os podcasts para treinar sua habilidade auditiva e adquirir mais vocabulário com palavras e conversas do dia a dia dos franceses.

Há a opção de baixar os exercícios e lições em PDF para os episódios de podcasts em francês, esta opção é paga. O site também oferece um teste para cada podcast, assim o estudante avalia seus avanços no aprendizado.

Podcast para aprender Francês com Frédéric Bibard

Frédéric BIBARD é o fundador do site Talkinfrench.com. O Talk in french (Conversa em francês) oferece muitas informações relacionas à cultura da França.

Você poderá aprender gírias, como os franceses comemoram e fazem festas, como se comportam e vários contextos do cotidiano.

O que torna o aprendizado mais motivador e contextualizado com o vocabulário e expressões utilizadas na vida real.

News in Slow French (Notícias em Slow)

O portal de podcast News in Slow, produz semanalmente programas de aprendizagem de idiomas e material educacional. O site é dedicado a criar programação original que forneça uma abordagem eficaz e inovadora ao estudo de idiomas francês, italiano e espanhol.

Os estudantes podem acompanhar os episódios semanais do News in Slow French independente do nível de fluência que possui.

A proposta não é apenas compartilhar a notícia em francês apenas lentamente para os estudantes acompanharem, mas compartilhar notícias atuais, assim é provável que aluno tenha uma melhor compreensão do que estão noticiando.

Ouvir notícias em francês  é ótimo para aumentar seu vocabulário em tópicos atuais, o que é útil se você estiver pretendendo viajar ou se estiver pretendendo estudar e conversar com alguns nativos. A conversa irá fluir muito mais depois que treinar com podcasts.

Você está usando podcasts para aprender francês? Quais são seus podcasts favoritos?

Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo