Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Roteiro para aprender espanhol com música

Roteiro para aprender espanhol com música

Olá, leitor!

Algumas línguas estrangeiras ocupam destaque em relação a se evidenciar no mercado de trabalho. Um bom exemplo é o inglês, que é considerado um idioma fundamental para ampliar as oportunidades no trabalho.

Porém, o espanhol ganha força e surge como uma necessidade e um diferencial, e não somente isso! Por ser uma língua menos complexa muitos querem aprender!

Hoje as formas de aprender ultrapassaram as salas de aula. É possível aprender online e isso facilita a vida de muitos estudantes que têm o objetivo de aprender espanhol.

Agora, se você procura outra forma de aprender espanhol, sabia que pode ser com música? Por que não tornar este ensino mais divertido, porém não menos sério! Então, fique por dentro do roteiro para aprender espanhol com música! Confira!

Aprenda a cultura do país

aprender espanhol com musica

Fonte: Canal do Ensino

Antes de passarmos para o roteiro para aprender espanhol com música, vamos dar uma dica bem importante! A forma como você aprende faz toda a diferença. Lembre-se na época de escola. Quando o seu professor deixava as aulas mais divertidas, não era mais interessante aprender?

O mesmo é para aprender um novo idioma. Independente da nova língua, pode não ser uma tarefa fácil. Há varias regras, e isso pode confundir o estudante.

Por isso, uma dica, é que quando nós estudamos uma nova língua nós não aprendemos somente o idioma, mas toda uma cultura que existe por trás daquela linguagem.

O aprendizado pode se tornar mais fácil e interessante quando estamos abertos para aprender as características dos países falantes daquela língua, ou seja, esteja aberto a ler mais sobre os países latinos!

A importância da língua espanhola

Muitos profissionais não se contentam em ter apenas o inglês em seu currículo profissional, e por isso vão em busca de outro idioma que possa dar um diferencial ainda mais para o seu trabalho. E neste sentido, acabam optando pela língua espanhola. E motivos não faltam.

Justamente porque os brasileiros têm facilidade de aprendizado. Algumas palavras são semelhantes e isso permite maior flexibilidade na hora de aprender. E mais, com a língua espanhola você terá a oportunidade de se comunicar em várias partes do mundo. Inclusive, ela é a língua oficial de vinte países.

Roteiro para aprender espanhol com músicas

É verdade que a música pode ser uma ferramenta bastante eficaz para quem deseja aprender uma língua estrangeira. E uma maneira é aprender espanhol com música. Com as músicas você pode ainda melhorar a pronúncia da língua espanhola.

Fique por dentro de algumas ideias que irão ajudar você a aprender a língua espanhola através da música. Vale ressaltar que para muitas pessoas as músicas inglesas estão muito presente no cotidiano das pessoas.

Só que as músicas latinas a cada ano vêm conquistando os brasileiros. Um exemplo é a ‘Despacito’, música latina que mais cresce no mundo!

Conhecidas também como ‘música chiclete’, por serem fáceis de cantar e gravar, elas podem ajudar você a aprender espanhol. Desta forma, esforce-se para tentar compreender as letras sem o apoio da tradução em um primeiro momento.

Primeiro, escute por várias vezes e depois comece prestando atenção em como se pronunciam os diferentes termos usados em cada uma delas.

Dicas para aprender espanhol com música

Não adianta apenas colocar as músicas em espanhol e acreditar que você já está aprendendo. Todo esforço é válido. Como falamos, a música pode ser um auxílio para você aprender um novo idioma, mas é importante que você se esforce estudando o idioma também.

Agora vamos repassar algumas dicas para tornar este processo mais tranquilo e proveitoso, sem deixar de ser divertido. É possível sim aprender uma língua através da música e tentar tratar as informações linguísticas durante uma atividade que nos dá prazer.

Escolha músicas que você goste: primeiro faça uma seleção das músicas que você gosta. Logo abaixo colocamos algumas opções que podem ajudar você agora no início. Essas músicas têm vários estilos. Vale lembrar que algumas músicas que gostamos podem não ser tão fáceis assim de interpretar. Atente para isso então.

Cante sem olhar a letra: depois que você já selecionou algumas músicas, é hora de começar a cantar. E neste primeiro momento, para você melhorar a pronúncia, a dica é tentar cantar uma música usando a melhor pronúncia possível sem a ajuda da letra. Depois de fazer isso, você pode ainda tentar escrever a letra enquanto escuta a música.

Busque a letra da música: depois que você já sabe cantar é a hora de buscar a letra dessa música, ou seja, interpretar. Você pode primeiro ir traduzindo como acredita ser (se já tem um embasamento da língua), ou basta procurar no Google pelo termo letra (ou lyrics, que significa letra em inglês) + nome da música.

Escute a música lendo a letra: feita essa tarefa agora você começa a escutar a música lendo a letra.  Você vai se surpreender com as palavras e frases que já conhecia, mas que não se havia dado conta! E depois vá treinando. E vá selecionando outras músicas para aprender.

Melhores músicas para aprender espanhol

Clandestino, de Manu Chao

As músicas do Manu Chao são relativamente simples e de fácil compreensão. Ele também possui vários estilos de músicas, e Clandestino é mais adaptada para aqueles que já têm uma boa base de espanhol.

Latinoamérica, de Calle 13

As letras da dupla são irônicas e críticas, e ricas em vocabulário. Há outras músicas que são indicadas para você aprender espanhol, mas essa está no topo!

No puedo vivir sin ti

Foi interpretada por Los Ronaldos, em 2007, e em seguida por El Canto del Loco, em 2009. No puedo vivir sin ti? É uma canção divertida e de fácil compreensão.

Estoy aqui – Shakira

E quem já não cantou essa música da Shakira? É realmente uma música chiclete, mas é fácil de cantar, dançar e interpretar!

Maná – Vivir Sin Aire 

Para os apaixonados essa música é muito bonita! E a sua interpretação e compreensão também! Listamos ainda outras músicas:

  • Livvin’ la vida loca – Ricky Martin;
  • Quiero decirte que te amo – Laura Pausini;
  • El Perdón – Nicky e Enrique Iglesias;
  • Involvida- Laura Pausini;
  • Corazón Partío – Alejandro Sanz;
  • Macarena – Los Del Rio;
  • Corazón partío – Alexandro Sanz;
  • Para tu amor – Juanes;
  • Reggatón lento – CNCO;
  • Chantaje – Shakira;
  • Labios Compartidos – Maná;
  • Bailando – Enrique Iglesias;
  • Subeme la rádio – Enrique Iglesias.

Aprender novo idioma: esforço e dedicação

Mostramos que uma forma de aprender espanhol é escutando música. Com elas você pode aprender novas palavras, conseguir interpretar, mas não é o suficiente para melhorar seu aprendizado.

Mas não acredite que apenas escutar seja o suficiente. Por isso, as músicas devem ser uma ferramenta de auxílio.

Mas atenção para não focar apenas nas letras das músicas e se esquecer de estudar. E procure pelas corretas, evite músicas com gramática errada. Mas não se desanime, é possível aprender idiomas com músicas sim! Além disso, você sabia que há benefícios em aprender com música?

Há benefícios em aprender espanhol com música. Listamos alguns:

  • A música ajuda a desenvolver a habilidade de ouvir mais rápido;
  • A música ajuda a desenvolver a habilidade de falar e pronunciar corretamente;
  • A música ajuda a desenvolver a escrita e o vocabulário, incluindo gírias;
  • A música ajuda a desenvolver a leitura;
  • A música ajuda a desenvolver a capacidade de traduzir e interpretar;
  • Conhecer a música é conhecer a cultura do país e do idioma;
  • Cantar pode ajudar a reduzir o seu sotaque.

Outra dica é se você gosta de um determinado cantor, não perca tempo e faça pesquisas deste cantor no idioma que está aprendendo. Procure saber mais sobre a sua vida, você pode até ler notícias relacionadas a ele em espanhol.

Então comece procurando biografias, histórias, reportagens que também vão te ajudar a absorver o idioma. A dica é mergulhar com tudo na cultura espanhola. Isso com certeza vai fazer você absorver melhor o conteúdo!

Mas o mais importante é conseguir fazer a associação e interpretação da letra da música. Não adianta ouvir a música sem nenhum interesse em absorver detalhes dela, você praticamente não vai aprender nada. Tente ver como a frase de cada música pode ser aplicada em um diálogo ou texto normal.

Sugestão de leitura

Já que estamos falando de aprender idioma escutando música, sugerimos o seguinte livro: “Idioma é música”. Neste livro há inúmeras dicas valiosas para aprender idioma com música. Se você verificar que este método de ensino funciona com você, talvez seja interessante comprar este livro.

Título: Idioma é música: Mais de 70 dicas fáceis e divertidas para aprender idiomas com facilidade

Autora: Susanna Zaraysky

Lançamento: Janeiro de 2014

Editora: Kaleidomundi

Formato: livro brochura e e-book

Disponível na Livraria CulturaBook Depository (com frete grátis para o Brasil) e E-book.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo