Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Roteiro de como aprender italiano sozinho

Roteiro de como aprender italiano sozinho

Olá, leitor!

Aprender um novo idioma pode até ser um desafio, mas existem dicas e roteiros que facilitam esse processo. E uma língua estrangeira muito procurada pelos brasileiros é o italiano.  Até porque são quase 30 milhões de brasileiros de origem italiana (cujo italiano não é necessariamente a língua materna).

E você deve estar se perguntando: como aprender italiano sozinho? Será que é possível? Se depender de seu esforço e dedicação talvez consiga falar italiano. Por isso, elaboramos um roteiro que irá ajudar você neste estudo.

Roteiro para estudar italiano

como_aprender_italiano_sozinho_italiano_estudar_sozinho

Estudar sozinho para muitos é um desafio. É ai que entra em jogo o seu objetivo. Tenha bem definido o seu objetivo e depois trace as metas!

Saiba que estudar é fazer um investimento pessoal. Hoje não há mais desculpas. Existem bons conteúdos disponíveis na internet, alguns gratuitos, outros pagos.

Só que não basta ter uma quantidade de material e não saber se organizar. Neste sentido, você precisa ter motivação para aprender. Buscar alternativas que sejam convincentes com a sua forma de aprender.

Além disso, procurar ter suportes adaptados para funcionar de forma eficaz. Isso inclui um lugar e horário para estudo, um bom computador, livros, cadernos para anotações.

O mais importante é você conseguir definir o seu roteiro de como aprender italiano sozinho sem perder tempo ou ficar confuso.

Como aprender italiano sozinho?

Hoje as formas e os mecanismos de estudo contribuem de forma positiva para qualquer pessoa do mundo aprender algo novo. Isso inclui, curso em qualquer área, treinamentos, entre outros.

E a tecnologia permitiu todo esse acesso a inúmeros conteúdos. Veja a quantidade de cursos gratuitos de italiano disponibilizados através de vários aplicativos. São inúmeros, muitos com qualidade e facilidade para você usar.

E o que dizer dos cursos de língua italiana em vídeo no YouTube feitos por professores de italiano? Por lá, eles divulgam macetes, dicas, passam informações relevantes. Tudo isso para facilitar o estudo da língua, especialmente para quem estuda sozinho.

Outros materiais que facilitam o estudo são os filmes em italiano sem dublagem e sem legenda, e que se pode baixar. Muito prático e divertido de aprender italiano sozinho. Sem contar que hoje existem jornais e sites online, com matérias em italiano, e mais rádios italianos que você pode escutar em qualquer lugar do mundo.

Essas tecnologias facilitam o aprendizado e permitem a autonomia de quem quer aprender italiano sozinho. Mas mesmo com tantas informações e mecanismos de estudo disponível, torna-se importante definir um roteiro de estudo. Vamos fazer um?

Dicas e reflexões iniciais

Antes de fazer o roteiro você precisa determinar o seu objetivo em aprender uma nova língua. Você quer aprender italiano para fazer um intercâmbio? Quer aprender para acrescentar no currículo? Ou apenas por curiosidade porque gosta do idioma?

Anote no papel e deixe isso bem claro. Porque quando não temos um objetivo definido fica difícil se organizar e manter uma regularidade e foco nos estudos.

Outra pergunta que você deve se fazer é a seguinte: em quanto tempo quero aprender italiano? Um ano? Em poucos meses? Um ano e meio ou mais? Quando se define prazo, o seu roteiro vai estar dentro desse prazo. Assim como são os cursos presenciais ou online, eles trabalham com prazo.

Claro que este período pode aumentar ou até diminuir, mas estabeleça este cronograma de estudo, porque com ele você pode trabalhar os seus objetivos e daí traçar o roteiro como de aprender italiano sozinho.

11 Dicas para desenvolver o roteiro

Vamos ao roteiro. Depois que definiu objetivos, metas e prazo para aprender o novo idioma, certifique do período que irá reservar para aprender italiano. Quantos dias da semana? Quantas horas? Quanto tempo? Em que local?

É interessante criar este hábito para dificultar que você pule alguma etapa importante. Abaixo um roteiro com dicas de como aprender italiano sozinho.

Em relação à organização, você precisa definir sobre o que vai estudar a cada dia. Aqui está um roteiro sobre como e o que você precisa fazer para aprender italiano sozinho.

1 РṆo pule etapas

Não adianta começar pelo mais difícil. Comece aos poucos e em etapas. Comece pelo alfabeto, a pronúncia das letras, as formações de sílabas e as palavras básicas de uma conversação.

Há vários vídeos no YouTube com determinado tópico. Isso com certeza vai facilitar o seu estudo se aprender o básico para depois então ir avançando, com calma e paciência.

2 – Acostume seus ouvidos

Desde o início já tenha o hábito de assistir a canais de TV online, noticiários, escutar rádios. Por mais que não entenda nada, depois que for aprender já vai conseguir fazer a associação. Até as palavras que escuta pode ajudar você depois que aprender a pronunciar melhor.

3 – Compre livros de gramática italiana

Pelo menos tenha um bom livro de gramática que você possa consultar eventuais dúvidas sobre a gramática italiana.

4 РAprenda com m̼sicas e filmes

Procure maneiras de aprender mais divertidas. Comece assistindo filmes em italiano, escute músicas e rádios em italiano, tudo isso vai ajudar você a se familiarizar com a língua. Sem contar que existem músicas italianas muito bonitas.

5 РTraduza suas m̼sicas italianas favoritas

Por falar em música, depois que você já aprendeu o básico, baixe as músicas italianas, e também faça a sua tradução. Há músicas e letras muito bonitas. Isso vai ajudar você a gravar algumas palavras italianas e facilitar o processo de associação e tradução.

6 – Assista vídeos no YouTube

Os vídeos e canais no YouTube podem ser uma ótima ferramenta de estudo. Dependendo do conteúdo, gramática que estiver pesquisando, assista alguns vídeos. Alguns explicam muito bem, e então fica mais fácil para assimilar. Mas cuide para não despertar a sua atenção com outros vídeos.

7 – Revisões periódicas

Conforme você vai aprendendo novos conteúdos, busque fazer revisões periódicas sobre o que já aprendeu.

8 – Monte uma lista de vocabulários principais

Aqui vale fixar em um muro, grifar a gramática mais importante. Principalmente aquela que você tem dúvidas, ou faz confusão. Vale a pena tirar um tempinho e montar o seu próprio gráfico ou tabela.

9 – Se renda ao uso de aplicativos, mas saiba usar

Os aplicativos são ótimas ferramentas de estudo. Porém, cabe você a aprender a estudar e não se deixar levar pelas redes sociais. Vá testando vários aplicativos e fique com aquele que melhor se encaixa para o seu perfil de estudo.

10 – Tente falar diariamente

Quando você já aprendeu o básico da língua italiana, é hora de sair do papel e começar a falar. Principalmente se o seu foco é fazer um intercâmbio, viajar ou morar lá.

11 – Pratique, pratique, pratique

Sem dúvida alguma pratique muito. Tente trazer para o seu dia a dia a língua italiana. Faça assimilações com filmes, músicas e acontecimentos do seu dia. Não foque o italiano apenas quando você estiver estudando.

3 Passos para criar o seu roteiro de estudos

Todos esses processos irão te ajudar a progredir e a se tornar mais autoconfiante. Por fim, temos mais três passos que você precisa responder!

 Passo 1: Você já compreende o idioma? Outra pergunta que deve ser feita antes de iniciar o estudo é saber qual a compreensão que tem da língua. Isso vale para o nível 0, que é não saber nada do idioma, até um nível 5, sobre um conhecimento geral.

A partir daí fica mais fácil traçar o seu roteiro. Definir quais serão os tópicos de como aprender italiano sozinho.

Passo 2: Estudar o conteúdo por material escrito: a tecnologia é importante, porém não menospreze o material escrito. Vale a pena escrever suas dúvidas, escrever textos em italiano. Isso ajuda na memorização. Invista em livros e dicionários também!

Passo 3: Estudar por vídeo aulas: o papel escrito é importante, porque nele você cultiva o hábito da escrita, mas amplie o seu conhecimento através de vídeo aulas. Escolha um professor que você se identifique e comece a estudar já!

Motivação e dedicação

Hoje realmente existem diferentes soluções que podem até permitir que você aprenda o italiano gratuitamente, seja online ou através de materiais escritos.

Mas é válido lembrar que estudar sozinho, sem qualquer lição de língua italiana, literalmente falando, requer uma motivação em todos os momentos. E muita dedicação. Do contrário, será mais uma iniciativa em vão.

Mas não se desespere. Existem muitas semelhanças entre o português e o italiano. O vocabulário e a gramática italiana são simples de aprender desde o início. Desta forma, aprender italiano sozinho pode ser viável e possível sim!

Outra dica é aprender italiano com jogos interativos, questionários online e claro, os aplicativos de conversação. Sabendo tirar um bom proveito deles, você pode aprender italiano de forma tranquila e dinâmica.

As aulas de italiano devem ter gramática, listas de vocabulário, verbos italianos, alfabeto italiano. Foque no início para a gramática e depois comece a escutar músicas e áudios.

E por falar em áudios, escute muito, porque isso ajuda na língua para treinar a pronúncia italiana. Há filmes maravilhosos como: A Vida É Bela – Roberto Benigni, Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica, Amarcord – Federico Fellini, entre outros para estudar.

Independente do seu objetivo você pode aprender italiano sozinho. Mantenha-se motivado, e siga com roteiro com muita disciplina e foco!

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo