Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Rio 2016 oferece material para professores de educação física

Rio 2016 oferece material para professores de educação física

Olá, professores!

Os Jogos Olímpicos estão chegando! E sempre que se fala nesse evento, logo vem à mente todo tipo de esporte, não é? Com o objetivo de aliar esse espírito à educação, a organização da Rio 2016 está oferecendo material para professores de educação física, e de graça.

Os recursos estão disponíveis na página Transforma, dedicada apenas à educação. O conteúdo oferece aulas digitais gratuitas sobre todos os esportes das Olimpíadas e como aplicá-los na aula de educação física.

A proposta do Transforma é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do país criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar.

Transforma Educação

Transforma é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os Valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se nos Jogos.

O programa oferece material didático de referência sobre os Movimentos Olímpico e Paralímpico (como História, Jogos, simbologia e valores) e sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam a criatividade dos alunos.

As escolas podem acessar livremente o conteúdo pedagógico do Transforma na internet.

Aulas gratuitas de educação física

Aqui você descobre outras maneiras de levar novos esportes e técnicas de ensino desses esportes para a escola e fazer da educação física um aprendizado ainda maior.

Os materiais são sempre atualizados e todo mês são incluídas novas atividades. Confira algumas:

  • Experimentação Esportiva: Tudo sobre os esportes Olímpicos e Paralímpicos para você aplicar na sua escola.
  • Guia Escolar Paralímpico: Conheça o Movimento Paralímpico, os valores e esportes, e organize o Dia Escolar Paralímpico.
  • Esportes de Rebatida: O que o vôlei, badminton e hóquei sobre grama têm em comum? Todos são esportes de rebatida. Confira a história, curiosidades e fundamentos desses e de outros esportes.
  • Esportes de Invasão: Nesses esportes, os atletas tentam ocupar o espaço dos adversários. Saiba mais sobre basquete, rúgbi, polo aquático, handebol e muito mais.
  • Esportes de Combate: Quem falou que judô, taekwondo, boxe, esgrima e luta Olímpica são violentos? Mostre para os seus alunos o respeito e disciplina por trás dos esportes de combate.
  • Esportes de Marca: Mais rápido, mais alto, mais forte! Saiba mais sobre os esportes que melhor retratam o lema Olímpico.
  • Esportes de Precisão: Eles avaliam a habilidade dos atletas em aproximar um objeto ou atingir um alvo.
  • Esportes Estéticos e Rítmicos: Na Antiguidade, as mulheres eram proibidas de competir e também de assistir as provas de ginástica. Mas elas viraram o jogo. Quer saber como? Acesse essas aulas.
  • Esportes de Interação com a Natureza: Imagine ter contato com a natureza e praticar esportes ao mesmo tempo. É assim com vela, canoagem, hipismo, ciclismo BMX entre outros.

Boas ideias para professores de Educação Física. Aproveite e leve os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos para a sua escola. Entre no clima do Rio 2016 com diversão e aprendizado.

Até mais!

comentários (18)

  • Alexsandro

    Gostaria de receber este material! Desde já agradeço.

    Responder
  • Alexsandro

    Sou estudante de Educação Física, gostaria de receber esse material! Desde já agradeço.

    Responder
  • Lucy Soares

    Se os professores aqui puderem me auxiliar dando dicas de materiais também para pesquisas,agradeço.

    Responder
  • Lucy Soares

    Olá,
    Sou estagiária de Ed. Física nas turmas de 6º ao 9º anoe gostaria muito de adquirir esse material para meu enriquecimento,assim como da minha prática.
    Obrigada

    Responder
  • Matias Silva

    Olá,
    sou professor de Ed. Física na cidade de Fortaleza e gostaria de receber este material para agregar as aulas já dinamizadas com os esportes olímpicos.
    Agrade desde já a pronta resposta.

    Responder
  • Mireide Teixeira da Silva

    Boa tarde!
    Sou Mireide, professora de Artes e Educação Física na cidade de Araci na Bahia, gostaria de receber material referente as olimpíadas para que eu possa enriquecer minhas aulas.
    Trabalho com turmas do fundamental 1 na Escola Municipal Dom Jackson Berenguer Prado.

    Responder
  • Dagmar Alves Vieira Ribeiro

    Boa noite,
    Sou professora de arte na cidade de Patrocínio MG, gostaria de receber material sobre as olimpíadas trabalho com alunos ensino Fundamental e Médio .
    Obrigada!
    Dagmar

    Responder
  • Rosangela M Bonka

    sou professora de educação física, gostaria de receber matérias para minhas aulas, alunos de pré a 5° ano.

    Responder
  • Rosangela M Bonka

    olá sou professora de educação física de pré a 5° ano, do ensino fundamental, gostaria de receber matérias .Deixar minhas aulas mais divertidas e interessantes.

    Responder
  • MARIA LINA MOREIRA LEAL

    gostaria muito de obter todo material se possível,leciono com o ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio, com o conteúdo de educação física.
    grat.

    Responder
  • MARIA LINA MOREIRA LEAL

    Oi sou professora ed física do fundamental 1 e 2 e do ensino médio ,pode por favor gostaria de obter este conteúdo obrig

    Responder
  • Aracely Lilian Susin

    Olá, sou professora de Educação Física dos anos inicias, gostaria de receber material referente as Olimpíadas, aguardo ansiosamente. Obrigada.

    Responder
  • CLEIA INES RIGON DORNELES

    ola!
    sou professora de educação fisica aposentada rede municipal de ensino e atualmente sou professora efetiva a 27 anos da UNIJUI trabalho com os estágios curriculares da Ed. infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio.
    gostaria de receber material pedagógico para aulas de educação fisica nas 3 etapas da educação básica, como recurso pedagógico para os estagiários.
    não consigo me cadastrar , no site não tem opção ensino superior.
    agradecida aguardo

    Responder
  • Livia Maria de Almeida Gomes

    Boa tarde Galera estou tentando me cadastrar so que nao estou conseguindo preciso muito do material das aulas,o que faco para ter acesso ao mesmo?

    Responder
  • ola sou professora dos alunos do EJA gostaria que me mandasse o mateial

    aguardo o material, pois sei que vai ser de grande valia.

    Responder
  • Rosines Silveira

    Oi podem mandar material para o 9º ano do fundamental também; por gentileza…
    Att: Rosines

    Responder
  • Rosines Silveira

    Oi sou Professora de educação física também, em Caxias do Sul e gostaria de receber material sobre as olimpíadas, pois trabalho com alunos de 7º ano do fundamental e com o ensino médio.tb…

    Responder
  • Isabel Miola

    Ola sou Professora de Educação Física da cidade de caxias do sul RS gostaria de receber material sobre as olimpíadas trabalho com alunos de 5º ano fundamental até ensino médio

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo