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Reunião pedagógica: como o professor pode ser um facilitador

Olá, leitor(a)!

Reuniões pedagógicas são essenciais: nelas, professores, coordenadores e a equipe de gestão decidirão a abordagem que será adotada em sala de aula. Por isso, é preciso ter em mente que o papel do professor vai além de transmitir o conteúdo: os docentes devem atuar como mediadores do processo de aprendizagem, antes dando aos alunos as ferramentas de que precisam para aprender do que ensinando conceitos inquestionáveis.

No artigo de hoje, vamos dar dicas para tornar as reuniões pedagógicas proveitosas e falar um pouco sobre a atuação do professor como um facilitador do aprendizado. Acompanhe!

Reunião pedagógica

Reunião pedagógica: professor facilitador

Fonte: Reprodução

Reuniões pedagógicas são momentos que acontecem periodicamente durante o ano, nos quais o corpo docente se encontra com o coordenador e a equipe de gestão pedagógica para analisar o desempenho da instituição, dos professores e alunos, avaliando os pontos que podem ser melhorados.

Para que esses encontros sejam proveitosos, é essencial que professores, coordenadores e diretores mantenham uma relação de igualdade e que todos se sintam livres para falar. A seguir, traremos dicas para desenvolver uma reunião pedagógica produtiva.

Planeje

O planejamento é o condutor da reunião. Pense em estratégias e metas que precisam ser cumpridas e registre-as na pauta, ou seja, no roteiro a ser seguido durante o encontro. Lembre-se de não sugerir muitos temas para a mesma reunião; assim, é possível abordar todos com calma e profundidade.

É importante que esses itens proponham melhorias que estejam de acordo com a realidade dos professores e da escola. Para conhecer a formação, as habilidades, as dificuldades do corpo docente e da instituição, o coordenador pode conversar com cada professor, observar as salas de aula e analisar o desempenho dos alunos.

Fale sobre metas

No início da reunião, faça um levantamento dos resultados alcançados até então. Comente as metas propostas nos encontros anteriores, explicando o que já foi conquistado e o que ainda precisa evoluir. Em seguida, aproveite para falar sobre a situação atual da escola e introduza os objetivos da reunião, sempre focando em questões práticas que ocorrem na sala de aula.

Celebre as pequenas conquistas

O foco das reuniões pedagógicas é o corpo docente. Por isso, os encontros devem ser voltados para reflexões sobre o aprendizado dos alunos, e não para pontos administrativos e burocráticos.

Uma forma de manter os professores motivados é usar uma parte da reunião para celebrar as pequenas conquistas dos docentes, dos alunos e da escola, como a melhora de um estudante que apresentava dificuldades de aprendizado, o comentário favorável feito pela família de um aluno sobre a escola, o aumento do número de aprovações nos vestibulares, entre outros.

Proponha discussões e reflexões

Ao abordar as ações dos professores na sala de aula, o coordenador pode utilizar notícias, textos de educadores, casos de sucesso e até recursos multimídia, como áudios e vídeos. Dessa forma, os docentes terão mais facilidade para sugerir melhorias e se sentirão motivados e confortáveis para falar.

Estimule a participação

Em uma reunião pedagógica, o coordenador deve organizar o tempo do encontro e os temas a serem debatidos. Contudo, manter uma postura de abertura e acolhimento é fundamental para que a reunião seja um momento de troca de experiências.

Deixe que todos contribuam com sugestões, dúvidas, vivências pessoais e ajudem na formulação da pauta da próxima reunião. Ter uma atitude receptiva para com os professores ajuda a criar um ambiente acolhedor nas salas de aula.

A importância do diálogo na escola

Todas as instâncias de uma escola devem ser marcadas pelo diálogo. Tanto nas reuniões quanto nas salas de aula, precisa existir uma atmosfera de colaboração, na qual ninguém detenha o monopólio do conhecimento. Nas reuniões, os coordenadores e os outros membros da equipe gestora devem promover a participação dos professores.

Nas salas de aula, os docentes precisam oferecer as ferramentas para que os alunos construam o conhecimento por conta própria, ou seja, precisam adotar práticas que coloquem os estudantes no foco do processo de aprendizado. Assim, debates, trabalhos em grupo e construção de relações entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos estudantes surgem como boas alternativas.

Por meio dessa metodologia, adotada tanto na sala quanto nas reuniões pedagógicas, é possível oferecer feedbacks constantes, que não ficam restritos ao resultado final, e promover melhorias mais eficientes.

E então? Gostou do nosso artigo? Deixe aqui nos comentários!

Boa aula e até mais!

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