Você está aqui:Home » Dicas » Notícias » Retrospectiva 2013: 10 principais notícias da Educação

Retrospectiva 2013: 10 principais notícias da Educação

Olá leitores do Canal do Ensino!

Muitos fatos marcantes aconteceram este ano e na área educacional não foi diferente. Para relembrar estes fatos, fizemos uma retrospectiva 2013 com as 10 principais notícias da educação.

1 – Greve dos professores em 2013

Os professores da rede privada de ensino entraram em greve em junho deste ano que marcou mais uma vez o pedido dos docentes por melhores salários, além de reivindicarem melhores condições de trabalho. A deflagração de greve foi realizada em todo o Estado por tempo indeterminado. A paralisação foi organizada pelo Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) com caminhadas pela cidade e foi terminada dias depois do início da greve.

2 – Mais de 200 vestibulares são suspensos pelo MEC

Muitos cursos que não obtiveram desempenho satisfatório em cursos das instituições de ensino superior foram suspensos pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, foram 200 impedidos de realizar vestibular para o próximo ano, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As instituições públicas penalizadas tiveram o número de vagas nos cursos mal avaliados reduzidos. Já nas universidades privadas, os cursos vão deixar de ser beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) que dá oportunidade aos universitários estudarem com bolsas parciais e integrais por programas das próprias instituições e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

3 – Resultado do Enem 2012 nas escolas causa polêmica

Após a divulgação do Instituto de Pesquisas Educacionais Professor Anísio Teixeira (Inep), algumas instituições de ensino privadas do Ensino Médio se posicionaram por não terem sido contempladas na divulgação de notas por escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe) estranhou a omissão desses colégios de grande porte não terem aparecido na listagem. Segundo José Ricardo Diniz, presidente do Sinepe, não foi discutido a posição do ranking, mas essa omissão, já que todas estavam regularmente inscritas no processo de avaliação do Inep. Em Pernambuco, depois do término do prazo, três escolas tiveram pedido deferido.

4 – Programa de Intercâmbio para Negros, Pessoas com deficiência e Índios

Mais uma medida foi implantada pelo Ministério da Educação (MEC) para beneficiar negros, índios e pessoas com deficiência. A finalidade é proporcionar a formação e a capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou que portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

5 – Enem 2013 tem recorde de 7,17 milhões de inscritos confirmados

O número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superou as expectativas do Ministério da Educação e bateu novamente um recorde. Após o prazo para pagamento da taxa, foram confirmados 7.173.574 inscritos no exame. No ano passado, 5.971.290 confirmaram a inscrição e a previsão do MEC era de que 6 milhões se canditariam em 2013. O aumento em relação a 2012 é de 24%.

6 – Enem 2013: Menos fraudes, mais eliminações por porte e uso de celular

Apesar dos anos anteriores o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofrer com fraudes, a edição 2013 foi bem mais tranquila. Não houve roubo de provas, nem gabaritos sendo divulgados. O destaque deste ano foi o grande número de candidatos que foram eliminados do processo, que é porta de entrada de muitas Instituições de Ensino Superior (IES), por postarem fotos nas redes sociais. Apesar dos aparelhos eletrônicos terem sido proibidos no Exame, muitos estudantes conseguiram driblar os fiscais e levaram os celulares, postando fotos na rede social Instagram.

7 – Ingresso no Programa Ciência sem Fronteiras só com Enem

Para aqueles que desejaram realizar intercâmbio, com apoio governamental, em uma instituição de ensino fora do Brasil pode ter ficado intrigado com uma mudança. A partir deste ano, foi adotada uma medida que informou que, para garantir a participação com bolsas do Programa Sanduíche para o Ciência Sem Fronteira, o estudante deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC) mudou as regras do edital do programa de graduação sem aviso prévio e três dias antes do prazo final de inscrição do Enem deste ano, que puderam ser feitas até 27 de maio.

8 – Instituições de ensino superior aderem ao Enem

Ao longo deste ano, muitas Instituições de Ensino Superior (IES) aderiram como primeira fase ou vestibular único o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado há 15 anos. A mudança mostrou que o Exame ganhou força nos últimos cinco anos, tempo em que o Enem foi adotado oficialmente como vestibular, deixando de ser apenas forma de avaliação do ensino. Em setembro, 59 instituições aderiram à medida e, em outubro, foram mais 12 faculdades. Somente de 2010 para o primeiro semestre de 2013, o número de vagas no ensino superior disponíveis para quem prestou o Enem cresceu quase três vezes, chegando a 129.319 cadeiras, todas em instituições públicas. No Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já e a Universidade de Pernambuco (UPE) usam o sistema como primeira fase do processo seletivo. No caso da UPE, a adesão foi feita a partir da seleção deste ano.

9 -Pacto Nacional pelo Ensino Médio é publicado no Diário Oficial

O MEC (Ministério da Educação) estabeleceu o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Por ele, a pasta e as secretarias estaduais e distrital de Educação se comprometem a valorizar a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

10 – Senado aprova Plano Nacional de Educação

O PNE é composto de 14 artigos e 21 metas a serem cumpridas na próxima década para melhorar a educação. O texto determina que o investimento público na área deva atingir 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em cinco anos e 10% no final do decênio. Atualmente, o país aplica 5,1% do PIB no setor, incluindo recursos da União, dos estados e municípios.

Você lembra de mais alguma notícia importante? Deixe nos comentários.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo