Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Resumo profissional: como fazer e se destacar dos concorrentes

Resumo profissional: como fazer e se destacar dos concorrentes

Olá, leitor!

Setor de atuação, experiências no mercado de trabalho, formação acadêmica. Esses são alguns itens que devem estar em seu resumo profissional. À primeira vista, definir esses tópicos parece fácil, porém construir um bom resumo é um processo que envolve inúmeras variáveis.

Contudo, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos explicar o que é, qual a importância e o que incluir em um resumo profissional. Acompanhe.

O que é um resumo profissional?

Como fazer resumo profissional

Fonte: Reprodução

Resumo profissional, também chamado de “Qualificações”, é o campo do currículo que sintetiza suas experiências no mercado de trabalho. A função desse tópico é traçar um panorama da sua carreira em poucas palavras e chamar a atenção dos recrutadores. Geralmente, esse campo é a primeira coisa a ser avaliada pelos profissionais de Recursos Humanos.

Por isso, é importante destacar em quais empresas você trabalhou, qual sua área de atuação e que tarefas você desempenhou. Todas as informações devem ser expostas de forma clara e precisa. Uma dica é não ultrapassar 500 caracteres e utilizar as palavras do anúncio da vaga para descrever suas habilidades, experiências e conquistas.

O resumo profissional, assim como o restante do currículo, deve ser alterado de acordo com a vaga para a qual você está se candidatando. Esse item será seu guia na hora da entrevista com os recrutadores e precisa estar adequado às necessidades de cada empresa.

Como fazer um bom resumo profissional?

O resumo profissional é muito importante para quem busca um posto no mercado de trabalho. A seguir, vamos listar algumas dicas para ajudar na elaboração desse tópico. Veja:

1. Selecione as informações

Para redigir um bom resumo profissional, é preciso fazer um rascunho, organizando e selecionando ideias. Para isso, reflita sobre qual é a sua profissão, onde você já trabalhou, quanto tempo ficou em cada empresa, que serviços desempenhou e como eles são importantes para o cargo que você busca.

2. Preste atenção em formatação e linguagem

É interessante organizar essas ideias em tópicos, tanto no rascunho quanto na versão final: isso ajuda o recrutador a ler mais rápido e não se perder nas informações. Ao escolher o tipo de letra, opte por Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

É importante escolher as palavras certas, objetivas e precisas, sem adjetivação excessiva nem termos vagos como “responsável” e “dedicado”. Também, não se esqueça de usar a linguagem formal, mas, a não ser em casos específicos, não utilize expressões muito raras ou sofisticadas.

3. Exponha formação, experiências e habilidades

O primeiro ponto a ser destacado no seu resumo profissional é o tempo de experiência. Para tanto, monte frases como “médico/engenheiro/arquiteto com x anos de experiência”, evitando escrever em primeira pessoa.

Feito isso, especifique, em ordem cronológica, as empresas onde você trabalhou e as funções que exerceu, destacando habilidades como formação acadêmica, domínio de idiomas e ferramentas digitais. Contudo, como o resumo deve ser sucinto, não inclua experiências que não sejam relevantes para a vaga.

4. Não deixe de revisar

Por mais que você escreva com atenção, é fundamental revisar o texto antes de finalizar o resumo e enviar o currículo. Uma palavra mal empregada, uma formatação fora do padrão e um desvio gramatical podem ser cruciais para um recrutador decidir o que fazer com seu currículo.

E se precisar fazer vídeo?

Hoje, algumas empresas solicitam que os candidatos gravem um vídeo falando sobre seus conhecimentos e experiências profissionais. Nesse caso, faça um roteiro do que você vai dizer na frente da câmera, escolha o melhor lugar para realizar a gravação, procure agir de modo espontâneo e estar vestido de acordo com os valores da empresa.

Exemplos de resumo profissional

Para exemplificar o que explicamos até aqui, vamos mostrar 3 modelos de resumo profissional. Acompanhe:

1. Modelo 1- Focando na profissão

Esse modelo é indicado para quem trabalhou por muito tempo ocupando o mesmo cargo.

  • Profissional com 10 anos de experiência como Administrador;
  • Habilidades em gestão de pessoas, organização de processos, logística de operações comerciais e realização de transações internacionais;
  • Graduado em Administração pela USP-Universidade de São Paulo;
  • Finalizando mestrado em Gerenciamento de Crise pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a pesquisa aborda como empresas estatais lidam com uma recepção negativa por parte dos clientes.
  • Domínio em Word, Excel e Power Point;
  • Espanhol e Inglês fluentes.

2. Modelo 2- Focando no setor de atuação

Esse exemplo é mais indicado para quem ocupou vários cargos, mas sempre atuou no mesmo setor.

  • Profissional com 25 anos de experiência;
  • Professor de Biologia de Ensino Fundamental e Médio;
  • Trabalhou em: Escola Planos & Metas, Escola Paraty e Colégio São Bento, ministrando aulas para o 6°, 7 °, 8° ano do Ensino Fundamental e 1° e 2° ano do Ensino Médio.
  • Formação acadêmica em Biologia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;
  • Inglês, Espanhol e Francês avançados;
  • Conhecimentos básicos sobre Pacote Office.

3. Modelo 3- Primeiro emprego

Esse último modelo é indicado para quem nunca trabalhou e está procurando o primeiro emprego. Nesse caso, apesar de não ter experiência profissional, vale a pena destacar formação acadêmica, atividades extracurriculares, intercâmbios e trabalhos voluntários.

  • Estudando Jornalismo na USP (Conclusão: dez/2020);
  • Inglês avançado, Espanhol intermediário e Alemão básico;
  • Trabalho voluntário na ONG Sempre Feliz, de 2013 a 2016, atuando na produção de eventos para arrecadação de doações;
  • Intercâmbio na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em julho/2016, para estudar inglês;
  • Coautor do artigo científico “Os meios de comunicação na atualidade”, feito em parceria com o Professor João da Silva, especialista em multimídia, e enviado para o XVI Simpósio de Comunicação Audiovisual, em 2018.

E então? Preparado para redigir seu resumo profissional e conquistar o sonhado emprego?

Boa sorte e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo