Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Resultado OAB: tudo que você precisa saber

Resultado OAB: tudo que você precisa saber

Olá leitores, tudo bem?

Se você é estudante de direito, muito provavelmente já ouviu falar na famosa prova da OAB. Está é a prova que todo estudante de direito que pretende seguir na área da advocacia deve fazer. Apenas os formados em direito aprovados pela OAB podem exercer a profissão de advogado.

O principal objetivo da prova é traçar uma linha de qualificação para todos os profissionais da área do direito. A prova, que geralmente conta com uma carga pesada de ética no direito, serve para garantir que os advogados que vão atuar dentro do território nacional estejam devidamente qualificados para exercer a profissão, sempre de acordo com as normas e a ética.

Por isso que o exame da OAB é tão importante para o bom andamento da profissão.

Como funciona a prova da OAB

resultado-oab-tudo-que-voce-precisa-saber_Prancheta 1

Atualmente o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) possuem duas fases distintas, ambas em caráter eliminatório. A primeira fase consiste em uma prova objetiva de 80 questões sobre temas que são obrigatoriamente abordados durante os cursos de direito no Brasil.

Esta fase da prova possui questões diferentes sempre que o exame é feito. Nem sempre caem o mesmo número de questões que na prova anterior.

De acordo com pesquisas feitas por sites especializados em criar conteúdo para quem vai prestar o exame da OAB, as provas atuais tiveram uma estrutura de perguntas bem parecida, com o seguinte padrão:

  • Ética: 10 questões
  • Filosofia do Direito: 2 questões
  • Direito Constitucional: 7 questões
  • Direitos Humanos: 3 questões
  • Direito Internacional: 2 questões
  • Direito Tributário: 4 questões
  • Direito Administrativo: 6 questões
  • Direito Ambiental: 2 questões
  • Direito Civil: 7 questões
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: 2 questões
  • Direito do Consumidor: 2 questões
  • Direito Empresarial: 5 questões
  • Processo Civil: 6 questões
  • Direito Penal: 6 questões
  • Processo Penal: 5 questões
  • Direito do Trabalho: 6 questões
  • Processo do Trabalho: 5 questões

Por esta média é possível ter uma base do que as futuras probas se concentraram e é possível focar o estudo ainda mais, garantindo um resultado ainda melhor na prova.

Já a segunda fase da prova é prática e dissertativa. A parte dissertativa conta com uma redação que deve responder uma situação problema. Durante esta parte é possível consultar a legislação para defender as suas ideias, mas não é possível fazer nenhum tipo de anotação.

Após a dissertação há uma prova prática que consiste em uma encenação profissional onde um caso deve ser atuado.

Para a segunda fase o candidato pode escolher a área do direito que ele quer atuar para a prova. As áreas atuais são: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

Onde sai o resultado da OAB

Atualmente, para acompanhar o resultado da OAB é preciso acompanhar as noticias que saem sobre as divulgações das datas. Existem muitos blogs e sites especializados em acompanhar este tipo de informação e divulgar para os alunos.

Portanto é bom sempre ficar de olho no dia marcado para a divulgação do resultado. Já em relação ao horário que o resultado sai, este é sempre um mistério.

Nas últimas provas os resultados saíram sempre as 18 horas do dia marcado, a não ser quando houveram algumas gafes da FGV e o resultado acabou vazando antes da data prevista.

Esta escolha de horário acontece por causa do grande fluxo de acessos que o site tem após a divulgação do resultado. O site da OAB é usado por muitas outras seccionais, portanto, arriscar que ele caia no meio do horário de funcionamento destes órgãos pode ser bem prejudicial e causar uma tremenda dor e cabeça.

É por isso que o resultado sai após as 18 horas, algumas vezes até mais tarde.

O resultado do exame da OAB sempre sai no mesmo site. O site da FGV divulga os resultados conforme eles vão saindo e vai atualizando eles com novas informações sempre que há alguma mudança.

No site também é possível ter informações sobre a taxa de inscrição e período de realização de cada prova, até mesmo as que já aconteceram. No site há registro das provas que aconteceram a partir de 2010.

Para consultar o resultado, entre no Site da FGV e procure pelo exame que você gostaria de saber informações. Ao clicar no concurso desejado, selecione a seccional da sua área e o site dará acesso à todas a lista de aprovados, incluindo as aprovações após recursos.

Também é possível consultar o resultado da OAB através do site da Ordem dos Advogados, mas a consulta só pode ser feita através de CPF e Senha cadastrados no site.

Estão para fazer o exame da OAB? Como está a ansiedade? Conta para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo