Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Reprovação em concurso público: Saiba o que fazer

Reprovação em concurso público: Saiba o que fazer

Olá, leitor!

Conseguir o tão almejado emprego público não é nada menos que uma longa jornada. É necessário muito estudo, disciplina e dedicação. Mas, principalmente, é necessário perseverança.

A reprovação é parte normal do processo de seleção. Na maioria das vezes, essas reprovações podem ser muito desanimadoras, mas devem ser encaradas com positividade.

Cada prova feita é mais um passo em direção ao seu objetivo. Ver nas reprovações uma situação em que você adquiriu experiência é essencial para manter o foco e motivação. Essa é uma etapa importante para o seu amadurecimento em relação aos conteúdos, estilos de provas e expectativas da banca examinadora.

É claro, recuperar a autoestima e confiança depois de uma reprovação pode ser desafiador. Pessoas diferentes lidarão com isso de formas diferentes, e cada um tem o seu tempo para se recuperar. É muito importante conversar com pessoas de confiança nesse momento, tanto para digerir suas emoções, quanto para considerar diferentes perspectivas. Isso pode ajudar muito na identificação das suas dificuldades.

Se você sentir que precisa de mais material para estudo na preparação para as provas, pode ler esse outro artigo do Canal do Ensino, com dicas de sites gratuitos para estudar para concursos.

Nesse artigo, você aprenderá tudo que você pode fazer – e aquilo que deve evitar – para entender melhor essa situação difícil e superar mais rápido. É só continuar lendo para conferir.

Cuidando do seu emocional

reprovacao-em-concurso-publico-saiba-o-que-fazer_

O primeiro passo ao enfrentar uma reprovação em concurso público é cuidar de você. Por mais que você compreenda que a aprovação não depende de muitos fatores além da sua dedicação, é difícil não deixar o fato te afetar psicologicamente. O impacto na autoestima e confiança difere de pessoa para pessoa,  mas pode ser difícil lidar com a situação.

O primeiro passo para cuidar do seu emocional depois de um reprovação em concurso público é aceitar e digerir a situação. Lidar com frustrações é uma das nossas habilidades mais importantes e mais difíceis de desenvolver.

Comece aceitando que está irritado ou triste com o resultado. Essas são emoções legítimas e perfeitamente aceitáveis para a situação, e viver elas de forma saudável é essencial na superação.

Lidando com a frustração

Encontrar meios saudáveis de lidar com essa situação é fundamental para garantir que não surjam danos mais graves à sua autoestima e confiança. Muitas pessoas gostam de conversar com amigos e familiares sobre como se sentem, mas existem também outras boas alternativas.

Foi comprovado que a prática de esportes, por exemplo, ajuda muito a lidar tanto com a raiva, quanto com o estresse da rotina de estudos. A atividade física estimula a produção de serotonina no cérebro, aumentando a sensação de bem estar e contentamento. A prática também possibilita momentos de distração e ajuda a recarregar a energia emocional.

Outra forma muito popular é a prática de meditação. Existem exercícios guiados e aplicativos que podem te ajudar a desenvolver esse hábito. Meditar, além de ajudar a lidar com a frustração da reprovação em concurso público, pode aumentar a capacidade de atenção e concentração. Treinar a mente te ajudará a ser bem sucedido em uma próxima oportunidade.

Não desista!

Como falamos, a reprovação em concursos públicos acontece frequentemente. Você não deve deixar esse pequeno desvio dos planos te desanimar a ponto de resistir. Tome o tempo que precisar para se recuperar, focando primeiramente nos seus pontos positivos e fortes. A partir disso, fica mais fácil enxergar suas dificuldades e se preparar melhor para a próxima vez.

A perseverança é essencial para ser aprovado em um concurso público. Não desista desse sonho e volte a se preparar. Lembre-se que a grande maioria dos aprovados tentaram bem mais de uma vez. A reprovação em concurso público é normal. Basta respirar fundo, replanejar e tentar novamente.

Entendendo suas dificuldades

A reprovação em concurso público também é um momento de aprendizado. Essa é uma experiência importante na sua jornada, capaz de te ajudar a amadurecer. Além disso, é possível identificar quais foram os pontos de maior dificuldade para você.

Isso fica visível especialmente depois de múltiplas reprovações. É mais fácil perceber quais são as matérias que estão te atrapalhando mais e com quais estilos de prova você se sente mais confortável.

Quando as dificuldades estão nas matérias base

Se o seu maior problema na reprovação em concurso público são as matérias básicas, vale à pena verificar se você estudou todo o conteúdo. Muitas vezes, não compreender bem um conteúdo mais básico pode comprometer a resolução de exercícios que você compreende.

Por exemplo, os erros mais comuns nas provas de matemática normalmente encontram-se nas operações básicas e determinação de sinais. Se você perceber que seu problema está nisso, a solução é fazer muitos exercícios práticos antes da próxima oportunidade. A fixação desse tipo de habilidade acontece apenas com o treinamento constante.

Certifique-se de estudar o material que será cobrado na íntegra. Além disso, é necessário garantir que você tem os conhecimentos anteriores requeridos para entender esse material.

Você está fazendo muitos concursos que pedem matérias diferentes?

Se você está dividindo os seus esforços entre muitas vagas diferentes, isso pode ser um problema. Quando mais distintos os requisitos das provas que você faz, mais coisas você tem que estudar ao mesmo tempo.

Por isso, não deixe de incluir nos seus estudos a definição de um plano de carreira. Saber quais são as vagas que mais se enquadram no seu perfil é essencial para se dar bem nos concursos públicos. O ideal é que você foque seus esforços em uma vaga ou vagas bastante parecidas. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo ao estudo das matérias exigidas e não corre o risco de se confundir no momento da prova.

Evitar a reprovação em concurso público já é uma tarefa complexa por si só. Portanto, facilite o máximo possível sua rotina de estudos focando em vagas com provas parecidas.

Seu método de estudo está sendo eficiente?

Se o seu problema é efetivamente lembrar da matéria no momento da prova, pode ser que o seu método de estudo não esteja adequado. Pessoas diferentes aprendem de formas diferentes.

Alguns têm mais facilidade para fixar conteúdos lidos, por exemplo, enquanto outros precisam ouvir o conteúdo. É importantíssimo determinar se sua forma de estudar é adequada para seu estilo de aprendizado.

Às vezes, a dificuldade é simplesmente com a memória. Nesse caso, a utilização de mapas mentais pode ajudar imensamente. Essa estrutura de raciocínio ajuda a organizar conteúdos através de palavras e desenhos associativos.

Como essa é a forma que nossa memória funciona naturalmente, é muito mais fácil lembrar das matérias que foram organizadas dessa forma.

Veja também esse post sobre métodos de estudo para concurso público para se inspirar na hora de preparar sua rotina.

Erros por atenção ou concentração

É muito comum que os concurseiros se percam com as famosas pegadinhas. Ler a prova com atenção é essencial para um bom desempenho, e se o seu maior problema é nesse tipo de pergunta, vale a pena se preparar melhor nesse sentido.

Normalmente esses erros acontecem devido à ansiedade e à carga emocional de fazer a prova. Muitas pessoas entram em um verdadeiro pânico nas situações de avaliação. Esse estado mental te impossibilita de fazer a prova com a atenção devida. A prática de esportes e o hábito de meditação podem ajudar muito a manter a ansiedade sob controle durante a prova.

Outro ótimo método para se preparar para esse tipo de questão que exige atenção é fazer simulados e procurar apontar todas as perguntas que são pegadinhas. Circule-as e identifique-as como tal nos seus simulados e exercícios. Isso vai te treinar para perceber essas questões mais facilmente.

Você pontuou menos na matéria que achava que sabia mais?

Erros também podem acontecer por excesso de confiança. Quando você sabe que entende bem uma matéria, tende a estudar menos ela. Além disso, é provável que naquela sessão da prova você esteja menos atento, caindo facilmente em pegadinhas.

Por isso, não despreze nenhuma matéria na sua preparação. Revise mesmo os assuntos que domina e não deixe de revisar a prova  com toda a sua atenção.

Pedindo ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda para amigos e familiares, seja para lidar com a reprovação ou para estudar. Falar com outros concurseiros também é uma ótima forma de sentir-se compreendido e acolhido. Afinal, aquela pessoa também passa ou já passou por essas situações e, além de saber como você se sente, pode ter muitas dicas e experiências para compartilhar.

Aproveite as oportunidades de conversar com outros concurseiros para falar sobre suas dúvidas sobre concursos públicos e dificuldades nas provas. Certamente isso vai acrescentar muito na sua própria experiência.

Utilizando essa experiência a seu favor

A reprovação em concurso público pode ser uma experiência muito dura para todos. No entanto, nesse artigo você encontrou tudo que precisa para usar esse imprevisto a seu favor. Aproveitando para identificar as suas dificuldades e entender como pode melhorar, você transforma essa experiência negativa em uma grande oportunidade de aprendizado.

O mais importante é nunca desistir. Embora a reprovação em concurso público seja frustrante, lembre-se de que acontece com todos e o que não pode é desanimar.

Com dedicação, disciplina, planejamento e, sim, experiência em diferentes provas, é possível alcançar o sonho do emprego público. Por isso, levante a cabeça e boa sorte na próxima!

Quer mais recursos para se preparar para os concursos públicos? Dê uma olhada nesses outros conteúdos do Canal do Ensino:

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência conosco? Deixe seu comentário no final da página!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo