Você está aqui:Home » Livros Grátis » Relembre os Livros Infantis que marcaram Décadas

Relembre os Livros Infantis que marcaram Décadas

Olá leitores, tudo bem?

A plataforma Leiturinha e a curadora Cynthia Spaggiari, decidiram homenagear a literatura mundial fazendo uma pequena lista que relembra os livros que marcaram os últimos 100 anos (divididos por décadas).

Os livros foram escolhidos não apenas por seu valor histórico, mas também pela carga afetiva contextualizada em seu tempo.

Veja a lista dos 8 livros que marcaram as últimas décadas

Relembre os livros infantis que marcaram décadas

Relembre os livros infantis que marcaram décadas

Esses são os livros escolhidos pela curadora do Leiturinha.

1 – Década de 20: A Menina do Narizinho Arrebitado – Monteiro Lobato

Esse foi o primeiro clássico infantil do lendário Monteiro Lobato. Esta obra deu início a uma série de personagens que foram eternizados no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

2 – Década de 40: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint Exupéry

Uma sensível história que se passa num planeta muito, muito distante. O escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou este clássico há 70 anos, mas transcende gerações e gostos literários.

É um dos livros mais famosos de todo o mundo. Conhecidos em todos os países e admirado por muitos intelectuais.

3 – Década de 50: As crônicas de Nárnia – de C.S. Lewis

Esta é uma série de fantasia criada pelo autor irlandês C. S. Lewis. Nesta aventura, os animais falam, os objetos têm vida e as crianças são inseridas em batalhas entre o bem e o mal.

As obras de C.S. Lewis foram adaptadas para o cinema em 3 filmes.

4 – Década de 60: Flicts – Ziraldo

Um clássico do mestre Ziraldo que conta uma história delicada e emocionante que mostra a importância do respeito e da aceitação de diferença.

5 – Década de 70: O Escaravelho do Diabo – Lucia Machado de Almeida

Este é um clássico juvenil de mistério e muito suspense. Sua primeira publicação aconteceu em 1953, na revista O Cruzeiro. Em 1974, O Escaravelho do Diabo alcançou maior sucesso ao ser republicado pela Série Vaga-Lume.

Esse livro já foi lido por muitas gerações e é relevante até hoje. É uma excelente história de suspense e mistério que deixa qualquer ruivo com a pulga atrás da orelha.

6 – Década de 80: O Menino Maluquinho – Ziraldo

Ziraldo aparece mais uma vez na lista. Dessa vez com um personagem que já está imortalizado na cultura popular brasileira. A história já foi inspiração para peças teatrais, filmes, óperas e séries de TV.

7  – Década de 90: Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter.

Harry Potter é um livro que dispensa apresentações já que ele foi febre mundial nas duas primeiras décadas dos anos 2000 com uma sequência de filmes que foram sucesso de bilheteria.

Anos 2000: O Diário de um Banana – Jeff Kinney

Não é nada fácil ser criança e esse banana sabe bem disso! Quem entende sobre ser criança melhor do que todo mundo é Greg, um menino comum que, como qualquer outro, passar por disputas na escola e sofre com sua baixa popularidade.

O livro fez e ainda faz sucesso entre crianças e pré-adolescentes do mundo inteiro, tendo até mesmo ganhado adaptações para o cinema.

8 РAnos 2010: Malala, a Menina que Queria Ir Para a Escola РAdriana Carranca Corr̻a

Malala é um best-seller, escrito pela brasileira Adriana Carranca, que conta a história de Malala Yousafzai, que sofreu um atentado de membros do movimento Talibã por defender a educação feminina no Paquistão.

Uma forte história sobre coragem, resiliência e luta por direitos iguais.

O que acharam dessa lista?

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo